Vantagens e inconvenientes de morar em um loft

· 30 de junho de 2018
Você está planejando morar em um loft? Veja no artigo a seguir as principais vantagens e desvantagens, para levar em conta na hora de tomar a decisão definitiva.

Às vezes, ao pensar em morar em um loft, nos esquecemos da sua origem. Atualmente, esse tipo de local é considerado quase uma moradia de luxo e podemos encontrá-los em áreas centrais. No entanto, nem sempre foi assim. No passado, eram espaços industriais, situados principalmente nas áreas fora da cidade que haviam sido abandonadas e reutilizadas, sobretudo por artistas e estudantes.

Devido ao desenvolvimento que esse tipo de moradia teve, talvez agora as suas características sejam diferentes daquelas de quando foi criado, nos anos 50, em Nova York.

Vamos lhe ajudar com as ideias a seguir, sobre as vantagens e desvantagens de morar em loft atualmente.

Vantagens

A seguir, listaremos uma série de vantagens que você deveria saber:

  • Maior sensação de amplitude: não há barreiras visuais como paredes ou corredores.
  • Mais luz natural:  não há paredes ou barreiras de qualquer tipo que impeçam a sua passagem. A luz natural dá mais alegria e vivacidade aos espaços.
quarto com luz natural

  • Diversidade: Não precisamos nos sujeitar a nenhum espaço ou desenho pré-estabelecido. Assim, poderemos adaptar tudo segundo os nossos gostos e necessidades. Em outras palavras: será mais fácil criar uma distribuição dos ambientes de acordo com as suas preferências.
  • Ventilação e limpeza: em um loft é mais simples ventilar e limpar. Sobre o último ponto, as limpezas precisam ser constantes. Assim, não se acumulam sujeira e desordem, que ficarão totalmente à vista.
  • Facilita a vida: especialmente para casais com crianças ou pessoas com limitações de movimento, por exemplo, quem precisa de cadeira de rodas.
  • Versatilidade: se você gosta de comodidade na hora de trabalhar, pode reservar uma área do seu loft para trabalhar ou ser criativo, fazendo um estúdio ou ‘Art Zone’.
área de estudo do artista

Além disso, o aspecto dos lofts é muito bonito, e ajudam muito na hora de decorar e mobiliar.

Desvantagens

Como contraponto ao que falamos no item anterior, vamos falar agora das principais desvantagens de morar em um loft.

Pouco isolamento sonoro

É algo complicado, porque não há barreiras. O que antes era uma vantagem visualmente falando, agora é um inconveniente. Não são só os barulhos feitos pelas pessoas que moram na casa (conversas, música, televisão). Também é preciso levar em conta os barulhos que os próprios eletrodomésticos da cozinha podem fazer. Por isso, é recomendável comprá-los de qualidade, mesmo que precise gastar um pouco mais.

Mau cheiro e umidade

No caso do banheiro, não haverá problemas, já que ele se encontra separado do restante do local. A principal preocupação vem dos cheiros da cozinha. Para evitar que se propaguem por toda a casa, você deverá comprar um bom exaustor.

Falta de independência ou privacidade

É a principal consequência da ausência de espaços fechados. O mesmo acontece, por exemplo, nas casas onde há uma cozinha americana: sala e cozinha ficam juntos, por isso é difícil buscar independência nesse tipo de espaços.

Trabalho-descanso

Se você é daquelas pessoas que precisam separar trabalho e descanso, um loft não será um lar ideal para você.

Limpeza

É muito importante manter o loft limpo e organizado, por isso se você é uma pessoa desorganizada, isso será um problema. Agora, você não pode limpar somente a sala e fechar as outras portas para que os convidados não vejam a bagunça. Portanto, a limpeza é um assunto a ser levado muito em conta.

Calefação e ar condicionado

Você deve pensar que, quando quiser ligar o ar condicionado ou a calefação, não poderá escolher só uma área, seja para esquentar ou esfriar. Além disso, devido à amplitude do espaço (por mais pequeno que seja o loft) será mais difícil esfriá-lo ou esquentá-lo por completo. Como consequência disso, é provável que a sua conta de luz suba bastante.

Vale a pena morar em um loft?

Como você pode ver, morar em um loft tem algumas desvantagens. No entanto, a maioria delas pode ser solucionada com um pouco de cuidado.

Talvez, o único que não tenha solução seja o problema do barulho provocado por essa falta de privacidade. Você pode criar ambientes um pouco separados do restante da casa. Como? Com biombos, cortinas ou portas de correr. No entanto, o barulho continuará existindo.

Sobre a limpeza e organização, é preciso apenas se planejar e ter um pouco de força de vontade.

loft

Decoração do loft / abc.es

Por isso, acreditamos que, apesar de tudo, pode valer a pena viver em um loft. Lembre-se de que esse tipo de moradia tem um aspecto muito bonito, além de designs práticos e funcionais.

É importante conhecer bem as pessoas com quem você irá morar. Assim, você saberá como será tratada essa falta de privacidade ou independência.