Como decorar a sua cozinha seguindo o estilo nórdico
As cozinhas em estilo nórdico roubaram nossos corações e os da maioria dos amantes da decoração.
O estilo nórdico, se tornou há alguns anos tendência no design e na decoração de interiores. O seu sucesso se deve à sua filosofia que se resume ao seguinte conceito: equilíbrio entre o funcional e o estético.
Poderíamos dizer que o principal objetivo desse estilo é alcançar a conciliação entre a vida familiar e as outras atividades. O objetivo é fazer com que o lar se torne o centro da vida familiar e pessoal.
Por isso, no artigo de hoje, falaremos sobre as cozinhas com estilo nórdico, como elas são e os diferentes aspectos que existem.
O estilo nórdico
Antes de começarmos a falar sobre esse estilo de cozinha, é preciso fazer um pequeno lembrete sobre o que é o estilo nórdico.
Esse estilo se caracteriza pelas suas formas simples e também por ser muito delicado. Sem dúvida alguma, o que define e identifica o estilo nórdico é o uso do branco em absolutamente tudo. Contudo, alguns seguidores do estilo nórdico preferem incluir um toque de cor.
Para quebrar a monotonia do branco, são introduzidos alguns elementos de cor, especialmente nos tecidos, nos eletrodomésticos, luminárias.
As pessoas que decoram a sua casa de acordo com este estilo fogem das excentricidades e do excesso de elementos nos cômodos.
Por outro lado, o uso de elementos naturais como a madeira também é característica deste estilo. No entanto, ele procura o equilíbrio quando combina esse material com outros materiais como o metal.
O uso de plantas também é muito comum no estilo nórdico. Podem ser plantas naturais, artificiais ou até mesmo quadros ou ilustrações de plantas. As mais comuns são os cactos ou as plantas suculentas.
Como vemos, o estilo nórdico faz muitas referências à natureza e também é comum ver figuras de animais, sobretudo, de cervos. Encontramos essas figuras tanto nas gravuras quanto nas pequenas figuras que enfeitam o ambiente; não apenas nos quartos das crianças, mas também nas salas de estar e nos cômodos em geral.
O estilo nórdico busca com que os cômodos transmitam “calor humano” e que também sejam muito aconchegantes. Por isso, os têxteis são de grande importância. Os tecidos com textura suave e macia são os mais utilizados. Por exemplo: cobertores, tapetes, almofadas de pelo longo.
Nos últimos anos está muito em moda e parece que ainda continuará em alta por um longo tempo. Isso porque ele está se modernizando cada vez mais, incorporando novos materiais como o cobre.
Cozinhas com estilo nórdico
Como em todos os estilos decorativos, o estilo nórdico também tem a suas variações.
Quanto à cozinha, encontramos quatro perspectivas diferentes.
“Branco sobre branco”
Essa vertente se caracteriza pelo uso do branco em tudo. Dos revestimentos aos móveis, a bancada, os eletrodomésticos, tudo é branco.
Para muitos, é um exagero. No entanto, pode e deve ser contrabalançado pelo uso de madeira em tons claros.
O que se pretende com o “branco sobre branco” é uma cozinha com muita luminosidade.
Podemos dizer que, das quatro perspectivas, essa é a mais extrema dentro das variações do estilo nórdico.
“Branco e madeira”
As cozinhas com estilo nórdico que seguem essa vertente se caracterizam por utilizar, além da cor branca como cor-base, a madeira.
As proporções geralmente usadas são 60% de branco e 40% de madeira.
Uma diferença que podemos notar em relação ao “branco sobre branco” é que, além das proporções, a madeira usada geralmente apresenta tons mais escuros para que haja um pequeno contraste e equilíbrio.
“Branco e Preto “
Essa vertente é o outro extremo das cozinhas com estilo nórdico.
Trata-se de cozinhas com um forte contraste entre o branco e o preto.
O objetivo principal é a busca por um ambiente mais elegante. Para isso, utiliza o preto e a madeira em tonalidades médias.
É claro que o branco está sempre presente, especialmente nos revestimentos e nos acessórios de cozinha.
“Um toque de cor”
Essa é a última perspectiva das cozinhas de estilo nórdico. Obviamente é a mais versátil e a menos radical de todos as vertentes que temos visto até agora.
Trata-se de introduzir toques de cor através de revestimentos, tecidos, utensílios de cozinha e eletrodomésticos.
As cores podem ser vibrantes como o azul real ou o amarelo, embora também possamos encontrar combinações em tons pastel.
Os motivos geométricos predominam em têxteis e em alguns acessórios.
Em suma, “um toque de cor” consiste na seguinte combinação:
Branco + madeira + cor.
Conclusão
Como vimos até agora, o estilo nórdico é um estilo com uma característica muito própria, principalmente pelo uso do branco, que não agrada todo mundo. Não entanto, o importante é que, se você gosta desse estilo, poderá adaptá-lo à sua personalidade e à da sua família.
Em resumo, a cozinha é um lugar onde você precisa se sentir confortável. Por isso, se você deseja uma cozinha em estilo nórdico, deve levar em consideração essas quatro perspectivas e adequá-las ao seu gosto pessoal.