Dimensões da cozinha para aproveitar melhor o espaço

22 de março de 2020
Você já se perguntou quais são as dimensões ideais de uma cozinha para que possamos trabalhar nela confortavelmente? Continue lendo e você perceberá que algumas medidas são realmente importantes.

Para tornar esse espaço confortável, precisamos levar em consideração as dimensões da cozinha. É importante respeitar diversas distâncias e alturas padronizadas, o que facilitará as tarefas significativamente e também ajudará a impedir que os usuários sofram acidentes, pancadas e dores nas costas de forma desnecessária.

A altura das bancadas é uma das medidas cruciais para este espaço, pois a atividade que mais leva tempo na cozinha é a preparação dos alimentos.

Dimensões da cozinha para uma melhor ergonomia

Em um espaço tão funcional e cheio de utensílios como a cozinha, não há lugar para elementos apenas decorativos; qualquer canto deve ser aproveitado. As áreas de trabalho devem ser milimetricamente calculadas e atender aos requisitos básicos de ergonomia.

Os principais módulos

Dimensões da cozinha

As superfícies de trabalho geralmente ficam a 90 cm do chão, mas a altura mínima é de 85 cm e, em alguns casos, ela atinge os 95 cm. A profundidade padrão das bancadas é de 60 cm e o seu comprimento depende do espaço disponível e das preferências pessoais.

A distância entre as paredes de uma cozinha deve ser de pelo menos 90 cm caso ela seja muito estreita, mas para se mover com maior comodidade, o recomendável são 120 cm.

A largura dos armários, tanto superiores quanto inferiores, varia entre 30 cm no caso dos mais estreitos até 120 cm no caso dos mais espaçosos.

A distância recomendada entre a bancada e os módulos superiores é de cerca de 55 a 60 cm, para evitar que os móveis incomodem e, ao mesmo tempo, não fiquem muito altos.

Área da pia e do fogão

Dimensões da cozinha

Para evitar o risco de bater a cabeça entre o exaustor e o fogão, deve haver uma distância de 65 a 70 cm. Quanto mais o exaustor se destacar, mais alto ele deve ser colocado.

Por outro lado, as dimensões das pias são muito variáveis. Com cuba dupla e um escorredor, elas atingem 130 cm de comprimento, podendo alcançar 200 cm se mais acessórios forem incorporados.

As medidas ideais de uma pia para lavar panelas grandes com conforto são de 50 cm na diagonal e 22 cm de profundidade. Se a pia estiver próxima a uma janela deslizante, bastam 20 cm entre elas.

Dimensões da cozinha: bancada gourmet

Dimensões da cozinha

As práticas bancadas para café da manhã e refeições rápidas geralmente têm apenas 40 cm de largura e de 110 a 115 cm de altura. O assento dos bancos fica a cerca de 85-90 cm do chão.

Para calcular a capacidade das bancadas, basta levar em consideração cerca de 60 cm de largura por pessoa. Portanto, se ela tiver 120 cm de comprimento, caberão duas pessoas; se chegarem aos 180 cm, três; e assim por diante.

Mesas convencionais para fazer as refeições confortavelmente

Dimensões da cozinha

Para desfrutar das refeições com conforto, cada pessoa precisa de uma superfície de mesa de 60 cm de largura e 40 cm de profundidade. Essas medidas incluem tanto o espaço para talheres quanto a distância entre os convidados.

Por esse motivo, em uma mesa convencional, seja ela quadrada, retangular ou redonda, a profundidade mínima para duas pessoas comerem uma de frente para a outra confortavelmente é de 80 cm. As mesas redondas com um diâmetro entre 90 e 120 cm são projetadas para quatro pessoas.

Por outro lado, não devemos nos esquecer de que é necessário ter um espaço ao redor da mesa para que as portas e as gavetas dos móveis próximos possam ser abertas sem problemas.

Mesas auxiliares para melhorar as dimensões da cozinha

Geralmente, uma mesa do tipo removível ou dobrável dentro da cozinha costuma ter entre 70 e 75 cm de altura, da mesma forma que uma mesa convencional. O tampo que é estendido ou dobrável tem comprimento variável, dependendo das medidas do espaço.

Para que haja espaço suficiente para comer ou trabalhar em uma mesa auxiliar, ela deve ter no mínimo 100×50 cm, pois esse tipo de mesa tem uma função meramente secundária. A altura de uma cadeira para esta mesa é de 45 cm do chão até o assento e deve haver um encosto de 30 cm.

Incluir um banco comprido

Mesa refeições

Banco / pinterest.es

Eles são muito adequados para cozinhas distribuídas em forma de L e para famílias com crianças pequenas. Os bancos compridos devem ser localizados no canto formado pelas paredes livres do espaço, pois dessa forma será possível aproveitar melhor a cozinha.

Um banco que ocupe um espaço de 220×220 cm pode acomodar muito mais pessoas do que se a mesa estivesse rodeada por cadeiras convencionais. Com o banco comprido, até oito pessoas podem se sentar em uma mesa para quatro pessoas. A altura do banco é igual à de uma cadeira comum.

Então, agora você já sabe! Planeje a sua cozinha, dando importância às medidas para que você possa tirar o máximo proveito desse espaço.