O que é uma bancada de silestone?

· 30 de junho de 2018
Há muitos anos, a bancada de silestone vem sendo uma boa opção para as cozinhas. Neste texto, lhe daremos algumas informações sobre ela.

A bancada de silestone é uma tendência atual no que se refere à decoração de cozinhas. Mesmo sendo muito atual, não é um material novo, já que há muitos anos (desde os anos 90) é um dos mais utilizados em cozinhas.

Um dos grandes dilemas na hora de decorar, reformar ou criar o design da cozinha é qual bancada vamos escolher.

Escolher bem a bancada fará com que nossa cozinha resista ao tempo, ou caso contrário, teremos que trocá-la com o passar dos anos.

Quando escolhemos uma bancada, devemos levar em conta as suas características, vantagens e inconvenientes.

Por isso, no texto de hoje, falaremos sobre o que é exatamente uma bancada de silestone e também sobre seus prós e contras.

O que é a bancada de silestone?

O silestone é um dos materiais mais solicitados para bancadas de cozinhas, mas também pode ser utilizado em paredes e pisos.

Trata-se de um material formado por 94% de quartzo compacto, 6% de resinas especiais e outros componentes.

O resultado dessa combinação de materiais são superfícies duras e resistentes, além de muito versáteis.

Nos últimos anos, esse material esteve envolvido em muitas polêmicas, já que a inalação do pó de sílica ao cortar o silestone pode produzir silicose.

Isso não afeta o comprador, mas sim as pessoas que trabalham nas empresas distribuidoras.

Por isso, recomendamos que quando você quiser adquirir uma bancada de silestone, certifique-se de que se trata de uma empresa de confiança e que tenha todas as garantias de segurança.

tipos de silestone

Vantagens

As bancadas de silestone oferecem vantagens que outras bancadas, fabricadas com outros materiais, não têm.

Para muitos, o silestone é melhor do que o granito e o mármore. Vejamos as diferentes vantagens que esse material nos oferece:

  • Em primeiro lugar, e por que essa bancada se tornou uma obrigação na cozinha, está a grande variedade de cores e acabamentos que podemos encontrar no mercado. Existem mais de 100 cores disponíveis e diversos acabamentos e texturas, que fazem com que cada bancada seja única.
  • Em segundo lugar, destacamos a sua resistência e durabilidade. Já que se trata de quartzo compacto, as bancadas de silestone são muito resistentes e, portanto, duradouras. São bancadas que duram praticamente a vida toda.
  • Em terceiro lugar, outra vantagem desse tipo de bancada é a resistência às manchas. Por conta do quartzo compacto, a superfície não é porosa, o que permite que as manchas não penetrem na bancada. Por isso, é uma superfície fácil de limpar.
  • Por último, as bancadas de silestone apresentam uma característica perfeita para manter a higiene de uma área tão importante quanto a cozinha. Já há alguns anos, essas bancadas têm proteção antibacteriana, por isso não há perigo de proliferação de bactérias.

 bancada silestone cinza

Bancada silestone em cinza / silestone.es

Desvantagens

A bancada de silestone apresenta apenas uma desvantagem. Ao contrário de outros materiais, como o mármore, ela não é resistente às altas temperaturas.

Isso quer dizer que você deve evitar colocar panelas, potes e outros recipientes quentes sobre a sua superfície.

No entanto, a solução para essa desvantagem é muito simples e fácil. Simplesmente, coloque guardanapos ou toalhas na bancada antes de retirar um pote ou panela do fogo. Pronto, está resolvido!

Preços

É muito difícil especificar um preço exato de uma bancada de silestone. O seu preço depende do design, cor, tamanho, grossura, acabamentos, textura e outras particularidades.

bancada silestone preta

Bancada silestone em preto-mate / silestone.es

Conclusão

Para escolher corretamente uma bancada para sua cozinha, é fundamental conhecer os materiais que o mercado oferece atualmente.

Conhecer cada uma das suas vantagens e inconvenientes fará com que você possa escolher com critério e conhecimento de causa.

Neste caso, a bancada de silestone oferece vantagens muito chamativas e interessantes. Vale a pena levá-las em conta se você está em dúvida entre esse material e outros.

Por outro lado, a única desvantagem que o silestone tem é realmente muito fácil de resolver. Não requer sequer um alto custo.

Sem dúvida nenhuma, essa é uma das melhores opções se você quer uma bancada durável. Além disso, é fácil de limpar e muito higiênica.