Iluminação interna para uma festa de casamento

6 de maio de 2019
Você achava que fogos e brilhos estavam reservados para o Natal e outras ocasiões? Hoje em dia podemos usá-los em todas as comemorações.

Uma festa de casamento é um evento social que, a cada dia, pretende ser mais espetacular. Por isso, não é nenhuma surpresa que até mesmo os elementos mais ‘básicos’, como a iluminação, passem por uma transformação e também adquiram um novo significado.

Atualmente, as tendências de iluminação para interiores se inspiram em diversos espetáculos. Como o teatro, por exemplo, e na originalidade de certos acessórios, como os sinais luminosos das estradas.

A seguir, mostraremos com mais detalhes quais são as tendências para ter uma iluminação interna espetacular para uma festa de casamento.

Iluminação do salão para uma festa de casamento

A iluminação geral de qualquer interior não pode faltar, de forma que o recinto sempre deve ter vários focos de luz distribuídos na área central e nos cantos, com saídas adequadas; isto é, que não tenham nenhum tipo de elemento que atenue ou impeça a saída da luz.

Muitas vezes, o local tem uma iluminação precária e fica prejudicado pela colocação de luzes ou focos fracos ou de luminárias que ‘roubam’ a luz. É necessário cuidar desse aspecto, principalmente quando o local não possui entradas de luz natural (janelas, claraboias, etc.).

O próximo passo será reforçar os focos que já estão disponíveis no salão. Certamente, isso deverá ser feito de acordo com a decoração. Por exemplo, a pista de dança não será reforçada da mesma forma que a mesa dos noivos ou a mesa dos presentes.

É necessário tentar manter um equilíbrio para não criar uma competição entre os diferentes planos que farão parte do ambiente. Isso significa que a luz quente terá o protagonismo e que, portanto, os focos de luz fria devem ser relegados ao segundo plano.

Teto ou paredes?

Iluminação do salão para uma festa de casamento

A iluminação suspensa de teto é a mais utilizada na decoração de salões para festas de casamento de todos os tempos. Dessa forma, permite pendurar diferentes luminárias, lustres de cristal, cascatas de brilho, guirlandas de luzes e assim por diante. É aqui que está a magia do evento, na seleção e colocação desses elementos que trazem suntuosidade e brilho.

Deve-se notar que, embora seja preferível esconder a instalação de todo o sistema de iluminação em geral, nem sempre é necessário disfarçá-la. Este é o caso dos salões de estilo rústico e, por consequência, das decorações de casamento mais descontraídas.

Agora, o foco central poderá ficar suspenso no teto ou então em uma parede específica. Se o teto estiver disponível, duas tendências em particular podem ser observadas:

  • O teto é recoberto com tecidos para criar um efeito de ‘tenda’ muito mais elaborado. Neste tipo de decoração, um lustre é colocado no centro e são usadas tiras de luz complementares, de pequeno foco, que têm uma certa semelhança com um pisca-pisca.
  • As vigas do teto são aproveitadas para pendurar cascatas de luz com flores ou outros acessórios. Colocam-se lustres com braços longos com vários focos, ou então um mesmo estilo de luminária como por exemplo, luminárias redondas de papel de diversos tamanhos, em todo salão.

Um grande lustre no centro é um clássico que não deixa de ser aproveitado. De fato, hoje em dia, alguns deles têm um efeito luminoso multiplicado graças ao uso de velas ou lâmpadas LED. No entanto, esse não é mais um elemento essencial. Tudo dependerá do estilo decorativo.

Cortinas e cascatas de luz

Caso a iluminação não esteja localizada exclusivamente no teto, mas também nas paredes do recinto, a tendência mais destacada nesse sentido é a colocação de cortinas e cascatas de luz com lâmpadas de tamanho pequeno ou médio. Vale a pena destacar que a parede central poderá ter uma cortina com lâmpadas maiores para fazer uma distinção clara.

Agora, estas cortinas e cascatas podem ser dispostas de muitas formas, de acordo com a preferência do decorador, do tipo de casamento e das características do salão. Podem ser colocadas na frente ou atrás de uma cortina, de forma vertical ou horizontal, em guirlandas, cobrindo a parede inteira ou apenas a parte superior, etc.

Surpresas românticas da festa de casamento

Surpresas românticas da festa de casamento

Nos casamentos, as surpresas para os convidados por parte do casal não se referem mais apenas às atividades em algum momento específico da noite ou oferecer pequenas lembranças. Hoje em dia, é possível combinar os dois conceitos e proporcionar momentos divertidos; por exemplo, com fogos, balões, pulseiras, varinhas luminosas e assim por diante.

Por outro lado, devemos nos lembrar de que a iluminação interna não fica apenas nas paredes e no teto, mas também está incluída nas mesas; principalmente através dos centros de mesa, séries de pequenas velas ou outros acessórios menores.

Caso o salão tenha uma parede de espelhos, isso ajudará a maximizar o alcance da iluminação e a trazer um maior brilho e sensação de amplitude para o espaço. É conveniente aproveitar este tipo de elemento, pois eles podem ser um ponto de apoio muito positivo.

Além do estilo de decoração do salão de festas para o casamento, o mais importante é manter um equilíbrio e não esquecer que é possível recorrer até mesmo a diferentes cores de lâmpada para obter um ambiente muito mais romântico. As cores podem somar muito na decoração e, por isso, não devemos ter medo delas.