Você trabalha em casa? Projete o seu escritório
Você trabalha em casa? Ter o escritório no mesmo lugar onde você mora tem os seus prós e contras, e enquanto você experimenta o “gosto bom” de ser o seu próprio patrão, enfrenta constantes interrupções da família ou a pilha de pratos sujos que precisa lavar. Por isso, vamos ajudá-lo a decorar o seu espaço e a manter hábitos que promovam a produtividade.
É muito importante compreender que mesmo estando em casa, você está trabalhando e, depois que você assimilar isso, o resto da família também deve fazê-lo.
Se você tiver filhos, eles ficarão tentados a interrompê-lo a toda hora e, se você mora sozinho, as visitas à cozinha ou o chamado da cama para tirar uma soneca serão mais tentadores.
É por isso que você deve adquirir uma série de hábitos diários que o ajudem na produtividade, enquanto você usa a decoração para criar um ambiente inspirador.
Criação de um espaço de trabalho produtivo
Iluminação
Se puder aproveitar a iluminação natural, coloque o seu local de trabalho próximo a uma janela, sempre cuidando dos reflexos. Se necessita de luz artificial, é preferível que não venha de cima, as sombras que provoca são muito incômodas e cansam os olhos. Opte por uma luminária de mesa (flexo).
Delimitar o espaço
Você precisa marcar claramente qual é a sua área de trabalho. O ideal é que se você trabalha em casa, tenha um quarto como escritório; mas entendemos que nem sempre isso é possível e você acaba compartilhando o espaço.
Se sim, defina a área que é dedicada ao escritório com um tapete, um biombo ou pintando uma parede com uma cor diferente.
Natureza revitalizante
Coloque alguma planta perto de você. Os cactos são ideais para absorver as ondas eletromagnéticas geradas pelo computador, mas você pode colocar mais algumas plantas penduradas em uma prateleira com os ramos caindo na lateral da mesa. Isso lhe dará boa energia e purificará o meio ambiente.
A mobília
Aqui estão dois grandes protagonistas: a mesa e a cadeira. Opte por algo simples, fácil de limpar e com uma superfície que se adapta às suas necessidades de espaço.
Com a cadeira você tem que ter mais cuidado, o importante é que ela seja a mais ergonômica possível. Procure proteger a região lombar e que as pernas repousem confortavelmente no piso em um ângulo reto.
Organização
É fundamental que você não perca tempo procurando coisas que não sabe onde deixou. Compre armários e caixas com cores e motivos que o inspirem, classifique e etiquete todos os seus papéis e trabalhe tranquilo.
As cores
É preciso buscar cores que estimulem a sua inspiração, produtividade, mas que não o acelere muito. Verde e azul são cores muito relaxantes e têm propriedades criativas; experimente pintar as paredes ou adicionar detalhes nestes tons.
Um extra
O Feng Shui também nos faz algumas recomendações na criação de espaços saudáveis para quem trabalha em casa. Ele diz que o encosto da cadeira deve ficar junto a parede, ou seja, alto o suficiente para nos sentirmos protegidos.
A madeira é o elemento que nos dá serenidade e o vidro ajuda a acelerar a energia. Escolha de acordo com o seu jeito de ser.
Encha o seu escritório com coisas que o inspiram, coloque uma paisagem na parede se você não puder olhar pela janela, um quadro com frases e objetivos inspiradores ou aquela foto que você tanto gosta. É importante se manter positivo e criar ambientes muito pessoais, especialmente se você trabalha em casa.
Você trabalha em casa? Cultive alguns hábitos
- Levante-se, tome um banho, vista-se e tome o café da manhã todas as manhãs. Ficar de pijama o dia todo não vai lhe deixar mais produtivo, pelo contrário, causará preguiça e com o tempo, você cairá em uma rotina descuidada e diminuirá a produtividade.
- Faça pausas e faça-o conforme o planejado, nem antes, nem depois. É bom que você faça uma pausa; pode parar 15 minutos a cada hora, mover-se um pouco, respirar, se alongar e voltar ao trabalho.
- Afaste as distrações, ou seja, adeus celular, e-mails pessoais ou redes sociais. É muito fácil você ficar viciado em assistir as suas redes e esquecer as suas tarefas ou perder a inspiração por estar respondendo a mensagens familiares.