Como construir uma casa na árvore para seus filhos

· 21 de julho de 2018
Nós lhe ensinaremos como realizar o sonho dos seus filhos de ter uma casa na árvore.

O sonho de toda criança é ter uma casa na árvore. Essa ideia parece saída de um filme e não da vida real. Todos nós já vimos na TV a típica casa na árvore onde as crianças brincavam e subiam criando uma atmosfera especial. Por isso, vamos lhe mostrar que isso pode se tornar realidade. A seguir, mostraremos como construir uma casa na árvore para os seus filhos. O melhor de tudo? Você mesmo pode construí-la se tiver a ferramenta adequada.

Se você tiver uma casa com um jardim e uma grande árvore, uma pequena casa na árvore será o complemento perfeito. Certamente as crianças se lembrarão para o resto de suas vidas de como elas se divertiram ali. Prepare-se, porque todos os amigos dos seus filhos irão querer brincar na sua casa.

A segurança, o mais importante

Precisamos esclarecer que você deve ter o mínimo de conhecimento sobre o trabalho com a madeira e construção de elementos como esta casa. Não se esqueça de que é um lugar que ficará elevado e que as crianças devem estar seguras. Faça você mesmo a casa de madeira somente se puder garantir a segurança das crianças.

Uma vez que tenhamos decidido fazer uma casa na árvore, certifique-se de que a árvore em questão é segura, de tamanho considerável e forte o suficiente para suportar o peso da casa e das crianças.

A árvore deve ter uma superfície considerável para abrigar a superfície da casa. Se o seu tronco estiver muito baixo ou os galhos o cobrirem completamente, será difícil instalar a plataforma.

A segurança da casa na árvore é o mais importante

Como será a casa?

É hora de começar a fazer uma casa na árvore para seus filhos. Inicialmente, o mais importante será o planejamento. Faça todos os esboços necessários, escolha os materiais e faça as medições. Use nesta etapa todo o tempo que precisar. Um bom planejamento economizará tempo depois, além de evitar imprevistos.

Nesta etapa é importante decidir:

  • Forma de acesso à casa: pode ser através de uma escada presa no tronco ou por uma corda com nós para subir. Se procuramos uma opção mais segura, podemos construir degraus convencionais e fazer com que a casa esteja elevada aproximadamente 50 centímetros do chão.
  • Tamanho da casa: será determinado pelo tamanho da árvore.
  • Projeto da casa: decida qual será o formato do telhado e a distribuição das janelas.
Como vai ser a casa na árvore?

Comece a construção

Você só poderá começar a construção da casa na árvore para seus filhos se tiver todos os materiais necessários, a ferramenta adequada e os esboços com as medidas.

A primeira coisa será instalar a plataforma que sustenta a casa. O mais seguro é que tenha quatro apoios que cheguem até o chão. Se a árvore for muito grossa, ela poderá ficar presa somente no tronco. Verifique a resistência da estrutura, pois é a peça fundamental da casa.

Utilize os galhos da árvore para criar uma estrutura mais resistente; e não economize no uso de parafusos e outros elementos de fixação.

Construção de paredes e piso

Uma vez que a estrutura esteja assentada na árvore, ela será coberta com lâminas de madeira para formar o piso. O próximo passo será colocar os pilares. É importante que eles estejam bem presos, pois devem aguentar o peso das paredes e do telhado.

As paredes podem ser feitas de folhas de madeira colocadas perpendicularmente aos pilares ou algum tipo de painel ou revestimento similar. Uma rede coberta com um tecido ou lona é outra opção.

Neste ponto, teremos que levar em conta as aberturas das janelas, no caso de querer instalar alguma. Uma vez que as paredes estejam instaladas, a casa estará praticamente pronta. Também será o momento de fixar a escada.

Construção de paredes e piso da casa na árvore

O telhado, o último passo

Agora só falta colocar o telhado. Algumas casas na árvore não têm teto, então pode ser um elemento opcional. Dependendo do design que escolhermos, vamos instalar um telhado simples ou um complexo.

O telhado mais simples é aquele que não tem volume. Por isso, as lâminas de madeira parafusadas serão suficientes. Neste caso, será necessário elevar as paredes a uma altura considerável, já que o telhado não vai aumentar a altura da casa.

Uma forma mais complexa é o telhado triangular. Esse tipo de telhado apresenta maiores dificuldades de instalação e fixação. Além disso, dependendo da altura da árvore, será possível dar mais ou menos altura.