Como decorar a mesa de jantar?

16 de janeiro de 2019

A mesa de jantar é a grande protagonista da sala. É o centro das reuniões, conversas e refeições. Onde juntamos a nossa família e os amigos para passarmos um momento agradável. Portanto, não podemos esquecer de lhe dar a atenção que ela merece.

Devemos estar atentos a todos os detalhes, por menores que sejam: da própria mesa aos guardanapos. Sem dúvida, isso fará a diferença e os nossos hóspedes se sentirão confortáveis e terão um momento muito agradável.

No artigo de hoje mostraremos todos os segredos para uma mesa de jantar perfeita. Tenha uma mesa de revista!

Como deve ser a mesa de jantar

A mesa de jantar deve ser o mais confortável possível. Escolha a mesa adequada e de acordo com o restante dos elementos da sua sala de estar ou da sala de jantar.

O tamanho deve ser proporcional ao da sala. Se escolhermos uma muito grande e nossa sala for pequena, o espaço ficará limitado e parecerá muito menor. Se, pelo contrário, a sala possui grandes dimensões, escolha uma mesa maior.

Tenha em mente que, para estar confortável, cada pessoa precisa por volta de 60 cm de mesa. Portanto, é aconselhável escolher uma mesa de 160 a 180 cm. A altura adequada é entre 75 e 80 cm.

Quanto ao design das mesas de centro, elas geralmente são retangulares. Isso permite que haja uma coerência na composição simétrica da sala. Uma boa ideia é adquirir uma mesa extensível. Dessa forma, você poderá adaptar o tamanho de acordo com o número de convidados.

Mais em Home
Veja a galeria (5)

Uma mesa redonda é uma boa opção, desde que você tenha espaço suficiente. Com este tipo de mesa o espaço disponível não é bem aproveitado. No entanto, favorece a interação entre os convidados, já que a sua disposição é circular.

Mais em Home
Veja a galeria (5)

mesa de jantar redonda

As mesas mais utilizadas são, sem dúvida, as demadeira. Dá uma sensação maior de aconchego e conforto do que as outras. E, além disso, combinam bem com quase tudo. Onde você pode arriscar mais é nos pés. Pode escolher entre metal, aço e, até mesmo, vidro.

Louça

Se você quer que a sua mesa de jantar seja perfeita, é importante investir em uma louça bonita e que combine com o restante da decoração da sala. A nossa recomendação é que você escolha uma louça em tons não muito fortes que combinem com todos os tipos de ambientes. Além disso, elas lhe darão mais opções na hora de combinar os pratos. Seja original e faça a sua imaginação voar.

Uma tendência recente na decoração das mesas, é misturar louças diferentes que você possui em casa. Isso, desde que combinem bem e a base da tonalidade seja semelhante. Uma ideia é incluir uma louça em tons brancos com outra que apresente detalhes suaves em prata ou dourado. Ficará fino e elegante.

Outra tendência é incorporar pratos quadrados. Dão presença e delicadeza à mesa. Além disso, você pode diferenciar a disposição dos pratos de forma criativa, pode até combiná-los com pratos redondos.

Mais em Home
Mais em Home
Veja a galeria (5)

Outros detalhes que adicionarão um charme a mais à sua mesa de jantar são as placas de xisto para aperitivos, tábuas de madeira para pão, tigelas de bambu para salada. Você tem mil e uma opções para surpreender os seus convidados.

A aparência da mesa fará com que você faça a diferença e que os seus convidados percebam que você cuida dos mínimos detalhes. Portanto, uma boa ideia é incluir pequenos cartões em cada prato com o nome da pessoa. Além de servir de decoração, os seus convidados irão apreciar os detalhes. Além disso, não terão que brigar pelo lugar!

pés da mesa de jantar

A luz perfeita

A luz será um elemento-chave para criar um ambiente agradável. Ela traz aconchego e conforto. Você pode variar a intensidade dependendo do tipo de refeição, seja um jantar com amigos ou familiares, de Natal, de trabalho ou uma noite romântica.

Se você quer uma iluminação suave e pouco intensa, concentre a luz no teto, nas paredes ou no chão. Evite direcioná-la diretamente ao centro da mesa para que não incomode os convidados.

Um truque é combinar luzes diferentes. Dessa forma, você conseguirá fazer um ambiente totalmente diferente e com mais nuances. É importante que não haja somente um ponto de luz, a não ser que seja um lustre e você queira dar um visual clássico-vintage. Esta é uma boa opção se você quiser destacar os pratos que estão sobre a mesa.

Quanto às lâmpadas, escolha as que emitem luz quente. Fuja das lâmpadas fluorescentes, já que terá um ambiente mais frio. Uma ideia é colocar luzes de LED na mesa ou sobre algum móvel. No final da refeição, você pode tomar uma bebida deixando apenas essas lâmpadas acesas.

Para melhorar a atmosfera e dar ainda mais aconchego, coloque algumas velas sobre a mesa. Você terá um espaço mais íntimo, ideal para noites românticas. Outra opção é incluir candelabros para ambientes mais sofisticados.

iluminação na mesa de jantar

Como toque final para uma refeição ou noite perfeita, você pode colocar música suave ‘de fundo’ para acompanhar a conversa. E, no final, pode dar um pequeno presente para os seus convidados. Sem dúvida, isso fará com que eles não esqueçam esse dia e mostrará que você é uma especialista em decoração e excelente anfitriã.