Como fazer as velas DIY?

· 9 de julho de 2018
Neste artigo lhe ensinaremos como fazer a sua própria vela DIY para decorar a sua casa ou para um presente especial.

As velas são um elemento decorativo e estão presentes praticamente em todas as casas. Hoje em dia, é comum encontrar velas DIY, ou seja, feitas em casa.

As velas DIY são uma tendência que está em ascensão graças à moda do “faça você mesmo”.

É também uma maneira muito pessoal de decorar a casa ou de fazer um presente para alguém. As coisas feitas por nós mesmos levam um pouco da nossa personalidade e do nosso esforço. É provável que isso seja o que realmente lhes dá valor.

No artigo de hoje, ensinaremos como fazer as suas próprias velas DIY para decorar a sua casa ou para fazer um presente especial.

Como você poderá ver, é muito fácil fazer e você precisará de poucos materiais.

Antes, vamos contar um pouco da sua história.

Antes de começarmos o “tutorial”, achamos interessante falar um pouco sobre as origens das velas. Muitas vezes, vemos esses objetos de uso cotidiano e nos perguntamos como ou por que eles surgiram.

As velas são um elemento bastante antigo que surgiram no ano 500 a.C., principalmente para ser usada como iluminação. As primeiras velas eram feitas de sebo, de gordura animal.

Na verdade, acredita-se que os soldados e, mais tarde, na Inglaterra, os guardiões dos faróis, quando estavam com fome e não tinham o que comer, se alimentavam de velas.

Até pouco tempo atrás, as velas ainda cumpriam a finalidade de iluminar as casas, os castelos, as igrejas, etc. Contudo, com o surgimento do querosene e da eletricidade, elas se tornaram elementos meramente decorativos.

velas decorativas

Além de decorar um ambiente, muitas delas têm perfume, aromatizando também o lugar.

Agora sim, mãos à obra!

Como dissemos anteriormente, as velas DIY são muito fáceis de fazer e são muito pessoais. Afinal, nada melhor do que decorar a nossa casa com elementos feitos por nós mesmos.

Do que você precisa para fazer velas DIY?

Os elementos que você precisará para fazer a sua vela DIY são os seguintes:

-Cera: as opções são muitas e você deve escolher a que quiser utilizar. No mercado atual podemos encontrar:

  • Parafina: é a cera mais usada e popular para fazer velas. Ela é barata e pode ser colorida e perfumada facilmente.
  • Cera de soja: ultimamente ela está sendo muito usada porque é fácil de ser manuseada, é ecológica e reutilizável.
  • Cera da abelha: é completamente natural e possui um aroma característico. Ela não retém muito bem os corantes e nem os aromas artificiais.
  • Velas velhas: você pode usar as velas que já estejam um pouco derretidas. Isso é ótimo para reciclar cera, uma vez derretida, pode ser trabalhada como outra qualquer.

-Utilize papel encerado, jornais, toalhas, etc.: é indicado para que você proteja a área onde irá trabalhar porque a cera depois de seca é difícil de ser removida.

-Duas panelas, uma grande e uma menor: como veremos mais adiante, devemos derreter a cera em banho-maria, então, precisaremos de duas panelas.

-Aroma, óleos essenciais: escolha o perfume que mais gosta. Além disso, se você quiser velas que também espantem os mosquitos, acrescente citronela.

-Corante: geralmente, você encontrará corantes especiais para velas em lojas de artesanato. Escolha a cor que você gosta ou que combine com a decoração do cômodo onde você colocará a sua vela DIY.

-Molde: se quiser velas simples, basta você usar potes de vidro como molde. Se você quiser algo diferente, pode optar por comprar moldes para velas. Você pode encontrá-los nas lojas de artesanato ou na Internet.

-Pavio: você pode comprar por metro em qualquer loja de artesanato ou até mesmo em lojas de ferragens.

velas feitas à mão

Modo de fazer

Em primeiro lugar, derreta a cera em banho-maria. Corte a cera em pedaços pequenos para que ela derreta melhor.

Cuidado para não se distrair e deixar a cera no fogo, porque ela pode provocar queimaduras graves.

Em segundo lugar, assim que a cera derreter adicione a fragrância e o corante. Mexa com uma colher de pau para que a mistura fique homogênea.

Em terceiro lugar, coloque o pavio no centro do molde. Ele deve se projetar do molde cerca de 5 cm. Despeje a mistura no molde e deixe-a secar durante 24 horas.

Por último, se for necessário, tire a vela do molde e coloque-a no cômodo que você preferir.

velas diy

Conclusão

As velas DIY são uma tendência atual muito fáceis de fazer e com muita personalidade. Além disso, é um projeto que podemos fazer com toda a família.

Em resumo, os materiais necessários são fáceis de serem encontrados. O resultado poderá ser simples, ou com a ajuda de moldes diferentes, espetacular.