O que são as mandalas? Use-as para decorar a sua casa

29 de junho de 2018
Se você quer decorar a sua casa com elementos que tenham significado e ao mesmo tempo criar uma atmosfera de relaxamento, as mandalas são a sua melhor opção.

As mandalas se tornaram muito populares nos últimos anos. Esses desenhos têm a sua origem na Índia e são muito mais do que decorativos. A moda das mandalas fez com que elas estejam presentes em todos os lugares, e não poderiam ‘ficar de fora’ na decoração. Você pode estar se perguntando: o que são as mandalas? A seguir lhe diremos qual é o seu significado e lhe daremos uma série de ideias para incluí-las na decoração da sua casa.

Com certeza você não conseguirá resistir e irá decorar a sua casa com elas. As mandalas vão encantá-lo pela paz que transmitem, por ficarem bem em qualquer lugar e pela sua versatilidade como elemento decorativo.

O que são as mandalas?

As mandalas têm a sua origem na Índia e são uma representação simbólica espiritual do cosmos. De fato, esse tipo de desenho é muito popular no budismo e no hinduísmo. A sua tradução do sânscrito significa “roda” ou “círculo”.

A principal função desses desenhos é a meditação e o relaxamento. Eles são desenhados do centro para fora e as diferentes formas têm diferentes significados. Dependendo da escolha de um ou de outro, é possível apreciar o humor do artista, as suas preocupações e interesses. Nesse sentido, criar uma mandala é sinônimo de relaxamento e desconexão. Os livros para pintar mandalas são cada vez mais populares, sendo amplamente utilizados por adultos para liberar o estresse.

Uma vez terminada a mandala, é hora de meditar. É muito simples, basta olhar para o seu centro e relaxar a mente. Este exercício pode ser feito em qualquer lugar, pois são necessários apenas uma mandala e um ambiente tranquilo.

Certamente a sua pergunta sobre o que são as mandalas agora já tem uma resposta clara. Bem, este tipo de desenho, além do significado que explicamos, tem uma grande popularidade no mundo da decoração. A seguir, explicaremos como você pode incluir as mandalas na decoração da sua casa.

mandalas

Pinte mandalas em paredes e pisos

Esta maneira de decorar a sua casa é muito mais do que isso. É também introduzir a si mesmo no desenho das mandalas, experimentar com as suas formas e cores e alcançar o relaxamento.

Por que você não ousa pintar você mesmo as mandalas que irão decorar a sua casa?

Inicialmente, escolha o lugar onde você vai desenhar a mandala (você pode usar um molde) e o tamanho que ela terá. Escolheremos uma gama de cores que não quebre a harmonia do cômodo, para que ela se integre como mais um elemento decorativo. Neste artigo, lhe daremos três sugestões:

  • Uma grande mandala na cabeceira da cama. É uma ideia e também uma alternativa original para a decoração das cabeceiras convencionais. Desenhe-a centralizada e de tamanho um pouco menor do que a cama. Escolha as cores adequadas e dê asas à sua imaginação. Focos de luz que iluminem esta parte da parede serão o complemento perfeito para criar uma atmosfera de relaxamento.
  • Uma mandala no chão do hall de entrada. Imagine que, assim que chegar em casa, você encontrará uma grande mandala pintada no chão do hall de entrada. Se você gosta de um ambiente boêmio, algumas velas no móvel da entrada, certamente serão o complemento perfeito. Se o seu piso for de madeira, uma mandala branca ficará perfeita.
  • Uma mandala sobre o sofá. Essa ideia é a mesma que propusemos na cabeceira da cama. A única diferença é que a levaremos para o sofá. Outra opção é pintar várias pequenas mandalas em vez de uma grande. Ao invés de pintar a mandala, também poderemos colocar uma pintura com esse motivo sobre o sofá.
Pinte mandalas em paredes e pisos

Tecidos com estampa de mandalas

Outra opção é escolher tecidos que tenham estampas de mandalas. Como são um desenho que está na moda, não são difíceis de encontrar. Se a superfície for pequena, você pode escolher entre estampas chamativas ou mais quentes em tom pastel. Se, por outro lado, for uma superfície grande, recomendamos que você não escolha os padrões mais chamativos, porque se cansará rapidamente deles e ficariam muito chamativos.

Alguns exemplos de onde poderemos incluir tecidos com estampas de mandala são as cortinas, os tapetes, as roupas de cama ou as almofadas. Dependendo do quanto você seja ousado, pode incluir apenas alguns detalhes, como almofadas, ou então, encher a sua sala de estar com mandalas, colocando uma cortina com essa estampa.

Tecidos com estampa de mandalas