Os cuidados com as hortênsias do seu jardim

· 4 de julho de 2018
Se você está pensando em plantar hortênsias no seu jardim, não deixe de ler este artigo. Nós vamos falar sobre todos os cuidados com as hortênsias.

Os cuidados com as hortênsias não são diferentes dos cuidados com as outras plantas. Existem algumas especificidades, mas elas são muito simples.

Esses cuidados ajudarão a manter nosso jardim lindo e saudável.

As plantas, principalmente aquelas que têm flores, trazem muita vitalidade, cor e uma sensação de aconchego para qualquer parte da nossa casa. Nesse sentido, um jardim com flores é magnífico e faz qualquer apaixonado por plantas muito feliz.

Além disso, torna este espaço exterior um local tranquilo para aproveitar os dias ensolarados, uma boa leitura ou a companhia da nossa família e amigos.

No artigo de hoje, falaremos sobre o cuidado com as hortênsias. São dicas simples e aspectos que você deve levar em conta se estiver pensando em ter esta planta no seu jardim.

O que são hortênsias?

O universo da floricultura e da botânica é imenso. Existe uma imensa variedade de espécies de plantas e muitas vezes elas podem nos confundir.

As hortênsias, apesar do que comumente se acredita, são arbustos e não flores, são caducifólias de origem asiática. Existem cerca de 43 espécies reconhecidas.

As suas flores crescem em belos cachos e há uma grande variedade de cores. Além disso, eles liberam um aroma peculiar e cativante.

Curiosamente, as cores das hortênsias não têm a ver com a sua espécie, mas com o tipo de nutrientes que elas absorvem do solo. Falaremos sobre isso mais adiante. 

hortênsias para o jardim

 

Por outro lado, geralmente ficam fora das casas, em quintais ou jardins. No entanto, elas também são perfeitas para o interior. 

Os cuidados com as hortênsias

Como todas as plantas, as hortênsias também precisam de cuidados específicos. 

Esses cuidados não são coisas do outro mundo, são muito simples. No entanto, isso nos ajudará a considerar certos aspectos se quisermos ter essa planta nos nossos jardins.

Água

Um dos principais cuidados em relação às hortênsias que precisamos saber é em relação a água.

As hortênsias são plantas que requerem muita umidade. Portanto, deve ser regada diariamente, porque o solo em que são plantadas deve estar sempre úmido.

Luz

Para cuidar bem das hortênsias, também é importante saber que essa planta, embora necessite de luz, também precisa de sombra.

Portanto, é importante que esteja localizada em um lugar onde receba o sol da manhã e fique na sombra durante à tarde.

Solo

As hortênsias são exigentes em termos de solo e não aceitam qualquer um. 

Elas crescem fortes e coloridas em solos ácidos, caso contrário, elas murcham. Portanto, é essencial que você coloque a cada 15 dias um composto orgânico além do fertilizante líquido para que a planta cresça forte e saudável.

Cuidado de hortênsias

 

Uma curiosidade: para que as suas hortênsias tenham uma cor azul forte, coloque alguns pregos de metal, um pedaço de alumínio e cascas de frutas. Dessa forma, a planta absorverá os minerais desses elementos e terá essa cor.

As hortênsias, como dissemos antes, não são de uma determinada cor de acordo com a sua espécie, mas com base nos nutrientes que absorvem do solo.

Doenças e insetos

Outro cuidado com hortênsias é detectar e tratar doenças e insetos aos quais elas são muito vulneráveis.

O pulgão e a aranha vermelha são os dois insetos que mais atacam as hortênsias.

Por outro lado, os fungos também são uma doença bastante comum nesta planta, que faz com que ela apodreça.

Para combater doenças e insetos, você pode optar pelo uso de pesticidas ou remédios naturais. 

Poda

Para que as hortênsias cresçam mais fortes ano após ano e produzam flores, é necessário podar. 

A poda consiste em cortar flores murchas e alguns galhos.

Ou seja, a poda deverá ser feita após a floração. 

Isso fará com que a planta não morra e que tenhamos belas flores no nosso jardim todos os anos.

a poda

Conclusão

Como você pode ver, os cuidados com as hortênsias são muito simples. Com um pouco de informação e cuidados podemos tirar o máximo proveito das hortênsias do nosso jardim.

A nossa última dica é que, com as mudanças do tempo, como o frio intenso ou ventos fortes, caso não seja possível transferir as hortênsias para dentro da casa ou um galpão, cubra-as com uma caixa.