A tendência lavanda na decoração dos quartos

· 9 de julho de 2018
Você conhece a tendência lavanda? Se você quiser aplicá-la em seu quarto, tem duas opções principais: escolher a cor como tal, ou estampar as flores de lavanda em um fundo de outra cor, como o branco.

No artigo a seguir, falaremos sobre a tendência lavanda na decoração dos quartos.

Em primeiro lugar, falaremos um pouco sobre as qualidades dessa cor, que é uma variante ligeiramente mais clara do que o violeta. Ela se destaca por dar uma sensação de frescor, suavidade, relaxamento e serenidade. Ela nos remete à primavera.

Nos últimos tempos, essa cor não tem sido amplamente utilizada apenas nas decorações de interiores, mas também em roupas, como podemos ver nos desfiles e passarelas. Quanto ao seu uso em interiores, podemos vê-la em qualquer área ou cômodo da casa, sempre com um toque elegante. Você não encontrará muitos problemas para combiná-la com outras cores.

Talvez você associe a lavanda à região da Provence, na França. A principal atração dessa região são os campos de lavanda. A sua importância é tão grande que podemos planejar uma autêntica rota da lavanda, conhecendo ao mesmo tempo pequenas aldeias com muito charme.

A tendência lavanda

Além disso, em muitas ocasiões, esta planta recebeu um significado quase mágico. Chegaram a lhe atribuir propriedades extraordinárias.

Existem alguns recursos que podemos utilizar para mergulharmos na tendência lavanda na decoração dos quartos. Além disso, você verá que ela é uma cor muito versátil, que pode ser usada em qualquer cômodo, independentemente do estilo escolhido, pois pode ser adaptada a qualquer um deles.

Os tecidos da tendência lavanda na decoração de quartos

Nunca devemos nos esquecer da importância dos tecidos no design de interiores: eles sempre dão um toque final a qualquer projeto que você tenha em mãos. Na verdade, embora pareçam ter um papel secundário, são muito importantes.

Na tendência lavanda, existem duas opções principais, que por sua vez determinarão a decoração do restante do quarto.

  1. Tecidos na cor lavanda
  2. Tecidos com estampa de flores de lavanda.

Na verdade, você pode combinar essas duas possibilidades sem nenhum problema, sempre tomando cuidado para que o espaço não fique muito carregado.

Para evitar essa saturação, você pode, por exemplo, escolher uma colcha ou edredom na cor lavanda e colocar em cima almofadas com estampas, ou vice-versa.

Além da roupa de cama, você também deve pensar em cortinas ou persianas, tapetes e, se necessário, estofamento de móveis (se você tiver uma poltrona no quarto, por exemplo).

tendência lavanda na decoração dos quartos

Obviamente, embora a cor lavanda seja a protagonista do quarto, você pode combiná-la com muitas outras cores. Talvez as primeiras que vêm à sua cabeça sejam os tons azuis, roxos ou lilás. No entanto, tons claros como branco ou bege, alguns toques de verde e até amarelo podem combinar muito bem.

A cor lavanda nos móveis

Quanto aos móveis, você pode comprá-los diretamente nesta cor ou pintá-los você mesmo.

Você também pode ousar, ficaria muito bom se a cabeceira da cama combinasse com o criado-mudo e a escrivaninha. Se o quarto for grande e couber um biombo, o resultado ficará muito bonito.

Além disso, não se esqueça de que você pode optar por um verde claro nos móveis, complementando então com a cor lavanda dos diferentes tecidos e objetos de decoração.

Se você também quiser reutilizar uma cadeira ou poltrona, pode pintá-la (como já dissemos) ou reformá-la.

Devemos prestar atenção às combinações de cores, para que o resultado final permaneça harmonioso e equilibrado.

A tendência lavanda na decoração dos quartos: alguns acessórios

Finalmente, queremos falar sobre alguns objetos que podemos utilizar na decoração dos quartos.

Primeiramente, você pode optar por molduras de espelho ou de fotos de cor lavanda ou, ao contrário, por molduras de outra cor que estejam emoldurando uma imagem ou foto de um campo de lavanda, por exemplo.

Além disso, de forma complementar, você pode colocar buquês de lavanda em pequenos vasos. Quando eles estiverem prontos, você pode colocá-los sobre os móveis do quarto. Eles ficarão muito bem esteticamente falando, além de serem um purificador de ar totalmente natural.

velas aromáticas

 

Se você também gosta da tendência DIY (ou faça você mesmo), pode fazer sachês para repelir traças. Você só precisa colocar flores de lavanda em um sachê, e depois pendurá-lo dentro do closet ou do guarda-roupa. O seu perfume dura muito tempo e, como já dissemos, é uma opção completamente natural. Da mesma forma, outra boa opção são as velas aromáticas. A melhor parte é que você mesmo pode fazer, adicionando um aroma ou essência de lavanda.

Você só precisa ter cuidado para não criar um ambiente excessivamente carregado e escolher cuidadosamente as cores com as quais combinar a cor lavanda. Não se esqueça de que você também pode pintar uma ou várias paredes, ou comprar papéis de parede. Dessa forma, você conseguirá que o seu quarto transmita serenidade, frescor e elegância.