Pés de cama: um elemento funcional e decorativo

18 de dezembro de 2019
Os pés da cama são um elemento decorativo e funcional que pouco a pouco voltam a ser utilizados pela sua funcionalidade. Hoje lhe daremos algumas ideias simples para que você tenha o seu próprio pé de cama.

Os pés de cama estão voltando a ser utilizados graças à sua funcionalidade e também à grande variedade que podemos encontrar hoje no mercado.

Certamente todos nós já vimos filmes da era medieval em que eram comuns os grandes cofres ou baús ao pé da cama dos senhores da casa. No entanto, com o passar do tempo, eles foram ficando no esquecimento.

Atualmente, voltou a ser tendência devido não apenas à sua funcionalidade, mas também às amplas possibilidades que oferece. De fato, podemos ver variantes bastante interessantes e originais.

No artigo de hoje falaremos sobre este elemento, de suas possibilidades funcionais e decorativas.

Pés de cama, o que são?

Elaborar uma definição clara do que são os pés de cama é um pouco complicado, porque é um termo que abrange muitos tipos. Para esclarecer um pouco, podemos dizer que é um móvel colocado ao pé da cama.

Também podemos dizer que se trata de um elemento de decoração porque traz beleza e personalidade a um cômodo.

Além disso, é um elemento funcional, pois serve para algo mais do que decorar.

Entre as suas funções mais comuns, podemos encontrar as seguintes:

  • Armazenamento: é a função mais típica que é dada ao pé da cama. Podem ser usados ​​para armazenar ou guardar roupas de cama, sapatos ou até mesmo livros.
  • Mesa auxiliar: os pés de cama que funcionam como mesa auxiliar realmente fornecem um ponto de apoio no quarto. Permitem ter em mãos as coisas que são fundamentais para nós.

Também permite colocar as roupas que tiramos à noite ou deixar preparada a que vestiremos no dia seguinte.

Por outro lado, pode servir para deixar a bolsa ou mesmo colocar uma bandeja com um copo de água.

  • Assento: os pés de cama com uma superfície estável servem perfeitamente como assento. Tanto para relaxar ou ler como para nos apoiar quando se trata de colocar os sapatos.
  • Sapateira: é uma das funções que ultimamente está sendo dada aos pés de cama, principalmente aqueles que são do tipo banco com algumas prateleiras na parte inferior que permitem colocar os sapatos.

Tipos de pés de cama

Baús ou cofres

São os pés de cama mais tradicionais e clássicos. Trazem estilo e elegância para o quarto.

Além disso, são um dos tipos mais funcionais, porque a sua principal característica é o espaço de armazenamento que eles têm em seu interior.

Existem baús de todos os tamanhos, dos mais modernos aos mais antigos.

Outra de suas vantagens é que eles são relativamente fáceis de conseguir. Basta darmos uma volta por uma loja de antiguidades, mercado ou até mesmo a casa de nossos avós ou pais para encontrar um.

Quarto decorado

Sofá clássico estofado

Sem dúvida, esse tipo de pé de cama é muito elegante e nos lembra os tempos da rainha Vitória.

Ficam perfeitos com uma decoração clássica e o seu papel é mais estético do que funcional, porque na verdade só poderemos nos sentar.

Pés da cama
Pufe

Os pufes como pés de cama são uma opção que pode variar desde o casual até o elegante, dependendo do tipo de pufe que escolhermos.

Sim, eles proporcionam conforto extra para o ambiente, já que neles podemos relaxar.

Devido à sua multifuncionalidade, podemos até usá-los como mesa auxiliar ou assento (no caso de pufes maciços).

Banquinho baixo

Trazem simplicidade e frescor para o quarto.

Por ter uma pequena superfície será simplesmente para apoiar um objeto, como um livro ou uma peça de vestuário.

Este tipo é perfeito se queremos um pé de cama, mas não temos uma grande necessidade de usá-lo.

Pés da cama

Malas empilhadas

É uma opção muito original e estética. No entanto, não é muito funcional, pois não oferece espaço de armazenamento. A menos que guardemos algo em cada mala.

A quantidade ideal é de três malas.

Essa alternativa ficará muito bem se usarmos malas antigas e de tamanhos diferentes.

Tendências em pés de cama

A última tendência em relação a ele é fazer uma composição baseada na mistura de elementos, criando um “miniambiente” aos pés da cama.

Por exemplo, duas cadeiras estofadas com uma mesa auxiliar. É uma alternativa, sem dúvida, totalmente estética.

A vantagem dessa alternativa é que se cria um espaço funcional no qual podemos tomar uma xícara de chá ou café enquanto lemos um livro.

A desvantagem é que requer um cômodo com grandes dimensões para encaixar todos os elementos sem que fique sobrecarregado.

Dicas para escolher com sucesso

O principal é que você pense na necessidade que precisa atender, se é que tem uma. Ou seja, se você precisa de armazenamento, de uma sapateira, uma mesa auxiliar, etc.

É importante que, além disso, o pé de cama que você escolher esteja em harmonia com o restante da decoração.

Em um quarto deve haver equilíbrio no conjunto.

Finalmente, lembre-se de que você sempre pode restaurar ou reutilizar elementos que já possui e transformá-los no pé de cama perfeito.