5 dicas para colocar as almofadas no sofá

· 8 de julho de 2018
Você gostaria de dar um toque especial na decoração da sua sala de estar? As almofadas podem ser uma boa opção. Há almofadas de várias formas, texturas, cores, tamanhos...

Se quisermos colocar almofadas no sofá da maneira correta, é importante levar em conta algumas dicas, que vamos especificar neste artigo.

As almofadas são, sem dúvida, o toque final na decoração da nossa sala de estar, e mais especificamente do sofá. Mesmo que não sejam muito grandes, podem mudar a aparência e dar mais personalidade aos nossos sofás.

No mundo do design e decoração, todo detalhe é importante.

Além de ficarem lindas como decoração, as almofadas aumentam a sensação de conforto e comodidade. Por isso, podemos colocá-las nos quartos, varandas ou terraços, em nossos cantinhos favoritos para ler ou simplesmente para olhar pela janela.

Todos nós precisamos de momentos para relaxar depois de um dia de muito trabalho. Nesses momentos, o que mais queremos é chegar em casa e descansar em um sofá macio. Com as almofadas, podemos tornar esse momento ainda mais agradável e relaxante.

A seguir, daremos 5 dicas para que você saiba como colocar as almofadas no sofá sem nenhum problema.

1. De fora para dentro

Isso é muito importante: precisamos começar sempre pelas laterais. O ideal é colocar as maiores nos cantos, e as outras em direção ao centro conforme o tamanho deixando as menores na frente.

Se você gosta de decoração minimalista, pode testar e colocar almofadas apenas nos cantos, deixando a parte central do sofá totalmente livre. Assim, elas não chamarão tanto a nossa atenção quando entrarmos na sala. Teremos uma sensação de amplitude e tranquilidade tão típicas deste estilo.

almofadas de fora para dentro

2. Simetria e tamanho adequado

Sem dúvida, a simetria é um aspecto muito importante a ser levado em conta na hora de colocar as almofadas no sofá. Essa ideia está muito ligada a ordem, harmonia e perfeição.

Por isso, é essencial que você sempre compre as almofadas em pares. Elas não precisam ser exatamente iguais, mas se tiverem algumas características comuns, ficarão muito interessantes.

Você deve colocar uma em cada lado, sempre na mesma posição. Por exemplo: cada uma ocupando o canto do sofá e assim sucessivamente.

O tamanho ideal depende do tamanho do sofá. As almofadas de 50×50 cm são bem versáteis, se adaptam a qualquer tipo de sofá. Só é preciso ter cuidado na hora de combiná-las com as outras almofadas escolhidas. Mesmo que haja diferença de tamanho entre elas, deve ser de forma proporcional.

simetria nas almofadas

3. Quantas almofadas devemos colocar?

No item anterior, falamos que sempre devemos colocar as almofadas no sofá de maneira simétrica. Além disso, seja qual for o número de almofadas, ele sempre deve ser ímpar.

Se você quer um truque para calcular quantas almofadas é preciso colocar, faça o seguinte: coloque uma ou duas almofadas a mais em relação ao número de lugares de seu sofá. Se o seu sofá tem 3 lugares, coloque pelo menos 5 almofadas.

Também é preciso levar em conta o tamanho e a forma das almofadas. Por exemplo, se duas almofadas forem retangulares ou compridas, ocuparão mais espaço.

quantas almofadas colocar

Sem dúvida, escolher um número ímpar faz com que o espaço fique mais atrativo (no nosso caso, a sala de estar).

4. Combine-as entre si

Há muitos tipos de almofadas disponíveis no mercado. Não nos esqueçamos das lojas de decoração online, que facilitam muito as nossas compras.

Por isso, é muito fácil encontrar almofadas que fiquem bem no seu sofá. Para dar um toque mais vivo ou dinâmico, recomendamos que você brinque com as texturas, com as cores e tamanhos diferentes.

No entanto, para evitar que o sofá fique muito carregado, seria ideal combinar algumas almofadas lisas com algumas estampadas.

Para isso, é importante conhecer bem quais cores combinam entre si, para brincar com todas as possibilidades. Obviamente, é preciso levar em conta as cores dos outros tecidos, como cortinas, mantas ou tapetes.

combinar almofadas

5. E em um sofá chaise longue?

Nos sofás conhecidos como chaise long, precisamos variar um pouco a colocação das almofadas. Nesses casos, não é tão fácil aplicar a ideia de simetria e proporção.

Então, para conseguir essa sensação de equilíbrio, é preciso colocar mais almofadas do lado contrário do chaise long. Assim, teremos um resultado mais harmonioso, já que essa área desse tipo de sofá já tem mais peso visual de forma natural, e por isso não é preciso colocar almofadas.

chaise longue

5. Conclusão

Como você pode ver, é preciso prestar um pouco de atenção na forma de colocar as almofadas no sofá. Se você seguir essas dicas, terá um sofá muito mais confortável e acolhedor.