Dicas para pintar as paredes da sala de estar

· 5 de julho de 2018
Vamos lhe dar algumas dicas sobre as cores que você pode escolher para que a sua sala de estar seja um espaço agradável para todos os seus convidados.

Com certeza você já considerou a possibilidade de pintar as paredes da sala de estar de outra cor, ou se perguntou qual tonalidade escolher para essas paredes. Hoje lhe daremos algumas dicas para você pintar as paredes da sua sala de estar.

Em primeiro lugar, devemos ter em mente que a sala de estar é um lugar muito utilizado e passagem obrigatória sempre que recebemos convidados em casa; portanto, devemos oferecer uma boa impressão e um espaço confortável.

Sensação de tranquilidade

Uma cor quente ou terrosa ajuda acalmar o ambiente. No entanto, nem todas as variações dessa cor têm essa característica. Um vermelho intenso não gera essa sensação, mas deixa o espaço mais animado e traz força.

Qual linha devemos seguir para conseguirmos um ambiente tranquilo? Uma paleta de ocres, beges ou granadas conferem elegância, paz e ousadia. Além disso, são fáceis de combinar com os móveis.

No entanto, existem outras opções que podem transmitir essa tranquilidade, ainda que não sejam cores quentes. Este é o caso dos azuis, que ajudam a abrir a mente, mas devemos evitar qualquer uma das suas variações que sejam claras ou brilhantes.

pintar as paredes da sala de estar

 

Sensação de relaxamento e segurança

O verde é o tom perfeito, pois fornece paz e energia. É verdade que ele pode nos transportar até a natureza e trazer o mundo exterior para dentro do nosso lar, e é por isso que nos dá uma sensação atemporal.

É difícil combiná-lo com as outras cores, por isso é aconselhável usá-lo se você quiser criar um ambiente dinâmico e ousado. O verde nos transporta para um estado de relaxamento.

Quais tipos de verde combinam corretamente? O verde esmeralda e o verde folha; ambos podem ser usados para cobrir todas as paredes. Se você quer combinar com branco, pode optar por um verde mais intenso em uma única parede.

Paz e pureza

O branco é a melhor cor para proporcionar paz e pureza. Esse tom é o mais comum em residências e espaços públicos. No geral, é uma das cores mais utilizadas.

A vantagem do branco é que ele traz luminosidade, brilho e limpeza. Em nenhum momento sobrecarrega o ambiente ou todo o conjunto; é mais neutro e acalma as pessoas.

A sua capacidade funcional ajuda qualquer mobiliário ou objeto decorativo se encaixar perfeitamente. Dessa forma, não são trabalhadas apenas as sensações pessoais e a atmosfera de paz, mas também a combinação decorativa.

O off-white entra nessa linha? De certa maneira, sim. Confere opacidade e luminosidade, mas é recomendável que haja luz natural,  que atinja diretamente todas as paredes.

Elegância

Muitas vezes, as cores neutras podem ajudar a desenvolver um clima de elegância. Existem cores, como o cinza, que ajudam as paredes a funcionarem como uma moldura que destaca a decoração do ambiente.

paredes da sala de estar

Utilize um tom acinzentado, mais claro ou mais escuro, se quiser dar destaque aos elementos de design que fazem parte da sua sala de estar.

Assim como o branco, ele não atrai o protagonismo e acaba sendo um tom funcional, fácil de combinar. Por isso, dizemos que ele é um tom neutro.

Apesar de ter recebido muitas críticas no mundo do design de interiores por ser uma cor “sem graça’, a realidade é ele que transmite seriedade. Podemos eliminar a monotonia do ambiente através da decoração.

O tom cinzento de uma maneira general entristece o ambiente, por isso é importante captar a atenção dos olhares com objetos decorativos. Além disso, uma boa distribuição do mobiliário pode enriquecer a atmosfera do local, mesmo que as cores da parede sejam mais apagadas.

Combinação de cores e materiais

Não podemos esquecer que a combinação de recursos pode gerar dinamismo e uma mudança nas abordagens atuais de design.

Quais são as possibilidades? Um caso especial pode ser o uso de uma cor esbranquiçada combinada com tijolos. A distribuição será simples: uma parede com tijolos e o restante das paredes com a cor escolhida.

Sensação de tranquilidade

 

Outra opção seria combinar com pedra. Neste caso, verde, branco, granada, amarelo, etc., podem ser a combinação perfeita para gerar harmonia.

A maneira de colocar a pedra é livre, pode ser na forma de alvenaria ou sobreposição ascendente. Uma opção interessante pode ser a pedra preta ou creme, que por sua vez também fornece um colorido especial.

Conclusão

A maneira como você vai pintar as paredes da sua sala de estar pode ser bem variada. Existem muitas opções. Tudo depende do ambiente que você quer criar, mas é aconselhável harmonizar a decoração com as cores.

Estude bem o projeto que você deseja realizar e o tipo de atmosfera que deseja transmitir. Pense bem na cor que irá aplicar, já que depende dela a sensação que teremos toda vez que entrarmos na sua sala de estar.