Como ganhar espaço em um banheiro pequeno

· 13 de março de 2019
Sempre há uma alternativa no mundo da decoração, mesmo para os banheiros pequenos. Existe a opção de encontrar móveis que se encaixem perfeitamente no espaço.

É possível que, na sua casa, você tenha um banheiro pequeno onde você mal consegue colocar os móveis e a decoração; inclusive, a mobilidade fica bastante reduzida. Por isso, lhe mostraremos como ganhar espaço em um banheiro pequeno.

Embora não pareça e possa resultar impossível, sempre há alguma alternativa no mundo do design de interiores, tanto em espaços pequenos quanto em outros, onde dificilmente existem possibilidades de trabalho. As soluções podem ser encontradas.

Os banheiros das casas são os espaços com o menor número de metros quadrados; de fato, a grande maioria não costuma exceder os 4 metros quadrados. O que pode ser feito em um lugar com essas dimensões?

Banheiros de apartamento

Banheiros de apartamento

Como regra geral, os banheiros de apartamento geralmente são pequenos. Eles são proporcionais ao restante do apartamento, já que se entende que este tipo de moradia é mais prático, funcional e com um menor espaço.

Eles são bastante comuns no litoral, assim como em cidades universitárias e em lugares mais turísticos. Portanto, pode-se dizer que os apartamentos são residências temporárias e não habituais, a menos que não haja outra opção senão usá-los para morar.

Quando compramos um apartamento, o banheiro geralmente não tem decoração e também é bastante apertado. Mas isso não significa que móveis e decoração não possam ser utilizados. O que você precisa fazer é estudar o espaço e saber o que fazer.

– Lembre-se de que, no mundo da decoração, sempre há uma alternativa. –

Quais móveis podem ser usados em um banheiro pequeno?

Quais móveis podem ser usados

Se você tiver dúvidas sobre como mobiliar o banheiro sem que ele perca a sua praticidade ou a capacidade de transitar por ele, algumas soluções são:

  • Armário logo abaixo da pia: geralmente, a parte inferior é desperdiçada e permanece vazia, até mesmo com os canos visíveis. Uma maneira de embelezar sem ocupar muito espaço é através de um armário com portas.
  • Armário de parede: se houver um espaço onde um armário estreito e alongado possa ser colocado, seja em um canto da parede ou onde for possível, devemos encontrar uma maneira de colocá-lo, pois ele nos ajudará a guardar itens úteis para a higiene.
  • Cesto ou sacola de vime para guardar a roupa suja, para guardar toalhas ou então qualquer outro recurso útil.
  • Estante com prateleiras: pode ser anexada a um canto da parede. Não precisa ser larga, mas é interessante que seja alta. Porém, se não houver espaço para colocá-la, esta é uma opção descartável.

– O principal é que exista um espaço central para se mover com facilidade. –

Decoração de parede

Decoração de parede

Outra solução interessante é trabalhar nas paredes, aplicando recursos funcionais que, por sua vez, possam servir como decoração. Alguns exemplos são os seguintes:

  • O espelho é, sem dúvida, um elemento essencial no banheiro. Ele deve ser colocado diretamente acima da pia. Para trazer uma estética mais atraente, podemos colocar uma moldura mais elaborada ou com uma cor interessante e que esteja de acordo com o local.
  • Prateleira de madeira a título de estante: pode estar em qualquer lugar desde que tenha espaço e não cause problemas. No entanto, geralmente é colocada acima do vaso sanitário. Nela, você pode colocar objetos para decorar.
  • Quadros nas paredes: como o banheiro é um lugar úmido, as pinturas a óleo ou aquarelas não são uma boa opção. No entanto, os quadros feitos de ponto cruz, de crochê, de metal, de plástico ou de vinil podem ser muito interessantes.

O toalheiro

O toalheiro

Toalheiro feito com corda / etsy.com

Este objeto é essencial no banheiro. Além de ser funcional, também ajuda a decorar, mas é necessário saber como colocá-lo para que ele não ocupe muito espaço.

Há toalheiros de chão e com hastes para pendurar as toalhas que ocupam muito espaço. Esse tipo deve ser descartado; procure por uma alternativa mais simples e que não atrapalhe.

Os melhores são aqueles que ficam presos à parede e ao lado da pia. Não precisa ser grande, simplesmente servindo para pendurar a toalha já é o suficiente. Pode ser uma haste horizontal ou um círculo com um gancho flexível na parede.

Luminária de banheiro

Luminária de banheiro

Outro recurso para mobiliar é a luminária, que pode ajudar bastante na decoração do espaço. Cada vez mais designers e arquitetos estão optando por focos de luz direta, mas você deve saber que, no fundo, eles não decoram.

Uma luminária com cúpula suspensa ou anexada ao teto fornece uma cor e um design que ajudam a decorar esteticamente a parte superior do banheiro e, ao mesmo tempo, não ocupam espaço.

Lava Oliva, Rocío: Interiorismo, España, Vértice, 2008.