Requisitos de fiação elétrica para um banheiro

19 de julho de 2019
A fiação elétrica no banheiro pode ser realmente perigosa, por isso a sua instalação deve ser sempre realizada por um profissional. De qualquer forma, explicaremos os requisitos básicos que você deve cumprir para garantir a segurança.

De todos os cômodos da casa, pode-se dizer que o banheiro é o mais perigoso. É por isso que devemos prestar especial atenção ao instalar a fiação elétrica, evitando qualquer tipo de acidente. Além disso, você deve levar em conta que há um certo perigo tanto ao fazer a instalação quanto na hora de utilizar todos os componentes elétricos.

Para que você possa desfrutar do banheiro de sua casa com total segurança e conforto, abaixo explicaremos todos os requisitos que devem ser atendidos pela fiação elétrica necessária para um banheiro.

Fiação elétrica e umidade, grandes inimigos

Requisitos de fiação elétrica para um banheiro

Todos nós sabemos que a eletricidade e a água são uma das piores combinações possíveis. Por outro lado, ao instalar um banheiro, não há outra opção além de usar os dois elementos. A eletricidade é essencial para a iluminação ou o uso de secadores de cabelo, máquinas de barbear ou chapinhas. Por outro lado, a água é o elemento principal do banheiro, porque sem ela este cômodo não faria qualquer sentido.

Portanto, é obrigatório trabalhar com esses dois elementos que podem se tornar tão perigosos se os colocarmos juntos. O que acontece após o contato da eletricidade e da água é um choque elétrico. Isso dependerá da intensidade da eletricidade e do nível de umidade. Por exemplo, tocar uma tomada com as mãos molhadas não é o mesmo que deixar cair uma chapinha na banheira. O resultado pode ser mortal.

Por tudo isso, o nosso conselho é que nunca faça você mesmo a instalação da fiação elétrica do banheiro. Faça você mesmo apenas se tiver um conhecimento avançado sobre isso. Um profissional é a única pessoa capaz de realizar toda a fiação elétrica, mantendo a segurança de sua família.

Além disso, no caso de erro na instalação, a fatalidade pode ser dupla. Por um lado, pode ocorrer um choque elétrico durante a instalação da fiação. Por outro lado, pode acontecer que a instalação tenha uma falha e a descarga ocorra algum tempo após a conclusão dos trabalhos.

Zonas de proteção

A primeira coisa que você deve levar em conta ao instalar uma fiação elétrica são as zonas de proteção. Elas indicam quais são as áreas mais perigosas e, portanto, em que você deve evitar a instalação de qualquer elemento elétrico. As zonas de proteção são numeradas de acordo com o nível de perigo e são as seguintes:

  • Zero. É a área mais perigosa e na qual nenhum elemento elétrico deve estar presente em nenhuma circunstância. Corresponde ao interior da banheira ou do chuveiro.
  • Um. São as paredes verticais que estão em contato com o chuveiro ou a banheira, até uma distância de 2,25 metros. Este nível já não é mais extremamente perigoso, mas ainda não é recomendado instalar qualquer elemento, embora em alguns casos sejam instaladas duchas eletricas.
  • Dois. Abrange desde o final da zona um até um metro além. Nesta zona podem ser instalados elementos de baixa tensão, como interruptores ou tomadas.
  • Três. É a última de todas as zonas e a que permite a instalação de elementos de maior intensidade. Abrange a 3 metros da banheira e a uma altura de 2,25 metros.

O aterramento é fundamental

Cuidados na fiação elétrica de um banheiro

Como você viu ao longo deste artigo, o banheiro é um lugar muito perigoso quando se trata de eletricidade. É por isso que é essencial manter todas as medidas de segurança para evitar as falhas que podem causar acidentes graves.

Explicado de maneira muito simples, pode-se dizer que, em uma instalação básica, a corrente passa pela fiação até o elemento principal, como uma lâmpada, e depois retorna ao gerador. Se houver uma falha na instalação, ocorrerá uma pequena descarga.

Este tipo de erro não pode acontecer em um banheiro, uma vez que misturados com a água, darão origem a grandes e perigosas descargas. Para garantir a segurança, uma conexão de aterramento deve ser instalada. Dessa forma, as descargas elétricas serão evitadas e todos os membros da família estarão protegidos de qualquer acidente.