A tendência das banheiras antigas: vantagens e desvantagens

· 3 de agosto de 2018
As banheiras antigas são tendência atualmente. Além disso, também são uma peça-chave se você quiser dar ao seu banheiro elegância, personalidade e muito estilo. Neste artigo, falaremos sobre as vantagens e desvantagens desse tipo de banheira.

As banheiras antigas são um tipo de banheira que voltou ao primeiro lugar nas tendências para banheiros.

Acontece que o banheiro é um dos cômodos mais importantes da casa e um dos quais, muitas vezes, damos menos atenção em termos de decoração.

Vale lembrar que o banheiro é, e assim deve ser, um local funcional e higiênico.

Mas, também deve ser um lugar para relaxarmos depois de um longo dia de trabalho. E se, além disso, também for bonito, elegante e com personalidade, será um banheiro nota 10. As banheiras antigas trazem personalidade ao banheiro, então por que não aderir a esta tendência?

No artigo de hoje, vamos falar sobre esse tipo de banheira, suas vantagens, desvantagens e alternativas.

Banheiras independentes

As banheiras clássicas são banheiras independentes. Isso significa que elas são banheiras autônomas, portanto não estão embutidas em nenhum canto.

As banheiras clássicas são banheiras independentes

Por outro lado, a característica mais marcante das banheiras antigas são seus quatro pés.

Os quatro pés podem ser feitos de porcelana, assim como o restante da banheira, ou também podem ser de ferro com apliques ou então em forma de garra.

O que as banheiras antigas fornecem?

Uma banheira antiga no banheiro faz com que ele tenha muita personalidade e elegância.

Além disso, a banheira se torna o centro das atenções, se transformando em uma peça-chave na decoração do banheiro.

Geralmente, uma banheira antiga é acompanhada por uma torneira que também segue a mesma linha, isto é, de estilo antigo.

Se você está pensando que, por ser uma banheira antiga, ela ficará melhor em um banheiro de estilo vintage ou retrô, você vai se surpreender quando dissermos que isso não é bem assim.

As banheiras antigas ficam perfeitas em banheiros de estilo vintage ou retrô, mas também ficam ótimas com outros estilos.

Tudo depende dos acessórios que você escolher. Por exemplo, em banheiros rústicos, industriais ou clássicos, ela se torna o toque que faltava para um banheiro com muito estilo.

O que as banheiras antigas fornecem?

Vantagens das banheiras antigas

As vantagens oferecidas pelas banheiras antigas e pelas independentes em geral são:

  • Não requerem obras: por serem elementos independentes, não precisam ser embutidas na parede. Só é preciso uma saída de água. Por isso, é uma reforma simples e fácil que transformará o seu banheiro.
  • Trazem muito estilo e personalidade.
  • É uma peça única que se torna o centro da decoração.
  • As banheiras antigas são um elemento que contribui para o relaxamento. Quem não gosta de um banho de espuma para esquecer de uma semana de trabalho duro?

Desvantagens

As desvantagens das banheiras antigas são, principalmente:

  • O seu preço é geralmente maior do que o de uma banheira mais moderna ou embutida. Ultimamente, elas estão se tornando praticamente peças de colecionador. Além disso, a sua fabricação requer mais tempo e mais precisão, pois são peças que ficam totalmente à vista.
  • As banheiras antigas requerem um espaço maior para que assim os outros elementos do banheiro não fiquem tão próximos. Por outro lado, é conveniente que você complemente a banheira antiga com um chuveiro.
  • Elas são menos funcionais. Nas banheiras antigas é muito mais complicado conseguir um lugar para armazenar os produtos que precisamos ter à mão na hora do banho.
Vantagens e desvantagens das banheiras antigas

Conclusão

As banheiras antigas podem se tornar uma peça-chave para mudar a personalidade ou o estilo do nosso banheiro.

Naturalmente, antes de optar por uma banheira independente, pese muito bem as suas necessidades, bem como as vantagens e desvantagens.

Também é importante que você considere o seu tamanho. Embora esse tipo de banheira geralmente não seja muito grande, ela exige um espaço amplo para a sua colocação.

Por outro lado, você também deve planejar como vai armazenar os produtos de higiene pessoal, como por exemplo gel de banho, xampu e outros.

Se você acha que as banheiras antigas são muito clássicas para o seu banheiro e para o seu gosto, você pode dar uma “repaginada”, pintando o lado de fora com alguma cor forte.

Por exemplo, azul, roxo ou vermelho são cores que ficam ótimas em contraste com o branco do interior da banheira.

Se além disso o chão for de piso do tipo xadrez ou então de piso hidráulico, você terá um banheiro com muita personalidade, portanto, não passará despercebido.