5 casas de campo do cinema

16 de julho de 2018
Veja alguns exemplos de casas esplêndidas que marcaram presença nas telas do cinema.

No mundo do cinema, já desfrutamos de inúmeros cenários em filmes; de fato, muitos diretores escolheram usar casas de campo como cenário para narrar histórias emocionantes. Conheçamos, portanto, 5 casas de campo do cinema.

Essas casas sempre tiveram grande relevância em numerosos filmes. A estética arquitetônica sempre foi o principal recurso a ser explorado, pois está diretamente relacionada à história.

O mundo do cinema está amplamente associado à indústria americana; é lá que está um grande número de exemplos de casas de campo. Nelas vamos descobrir a importância da madeira, um material que cada vez mais se destaca na arquitetura.

Você gostaria de ver quais são algumas das casas mais interessantes que já apareceram nas telonas? Vamos começar.

Casa do filme “Paranoia”

Localizada em Whittier (Califórnia), está configurada como uma casa de madeira, com estrutura horizontal, não é muito alta e seu interior está distribuído principalmente no piso térreo, que é maior em relação ao superior.

A abertura das janelas para o exterior favorece a entrada de luz natural, cuja distribuição não é muito complexa, já que os quartos são amplos. Vale destacar a sala como o maior espaço da casa.

Como muitas casas americanas, tem um alpendre onde se pode sentar e descansar enquanto se contempla o jardim que o rodeia. Esse tipo de formato é bastante comum nos Estados Unidos.

casas de campo do filme Paranoia

Casa filme Paranoia / pinterest.es

Casa do filme “Milagre na rua 34”

Esta casa está localizada em Port Washington (Nova York). As suas características são muito diferentes da casa anterior; neste caso, o formato é completamente diferente.

É uma estrutura de bloco com telhado de ardósia. Madeira e pedra são combinadas no exterior, o que confere um estilo eclético em termos de materiais. Neste caso não há alpendre.

É uma construção alta com dois andares e sobe consideravelmente até o topo, com grande proporção. O sentido de verticalidade é oferecido pela chaminé de formas retas e que, por sua vez, obtém grande destaque.

O que acontece com a luz? Não há muitas aberturas para o exterior; na verdade, é uma estrutura mais hermética, com algumas janelas dispostas em pontos-chave que permitem a entrada de luz natural em cada cômodo.

casa de campo do filme Milagre na rua 34

Casa Milagre na rua 34 / pinterest.es

Casa do filme “Tudo em família”

Localizada em Riverside (Connecticut), este é um exemplo claro de uma casa baseada em formas cúbicas, trabalhando os volumes para transmitir estabilidade.

As formas são coerentes e os seguintes módulos podem ser observados: piso térreo, piso superior, sótão e bloco lateral. Neste caso, temos três andares, onde o segundo andar tem uma dimensão maior que o restante.

O material principal é a madeira pintada de branco, o que lhe confere uma sensação de limpeza e encanto. O alpendre volta a aparecer; no entanto, está disposto ao redor da casa.

Em relação às aberturas, há um determinado número de janelas que permitem a entrada da luz natural nos cômodos. Podemos considerar que existe uma relação espacial interior-exterior através das janelas.

casa de campo do filme Tudo em Família

Casa Tudo em família / pinterest.es

Casa do filme “Crepúsculo”

Nem todas as casas de campo terão o mesmo formato americano e familiar; há também outros exemplos que mostram que, no mundo da arquitetura, a moradia pode ser trabalhada de várias maneiras.

Esta casa se chama Hoke Residence, está localizada em Portland e tem um estilo racionalista combinado com algumas características minimalistas. Está configurada com volumes salientes que quebram a simetria e o esquema organizado das casas.

Sem dúvida, reflete um estilo contemporâneo onde a linha desempenha um papel muito importante; naturalmente, os arquitetos assimilaram muito a arquitetura de Le Corbusier e Mies Van Der Rohe.

Os materiais predominantes são o concreto, a madeira e os vidros. Ela possui três andares: o térreo de entrada, outro intermediário com a sala de estar e o superior com uma grande sala longitudinal.

Além disso, esta casa tem uma comunicação direta com o campo através de janelas grandes que permitem a entrada abundante de luz natural.

casas de campo do filme Crepúsculo

Casa Crepúsculo / cineyarquitectura.com

Casa do filme “Forrest Gump”

Esta casa está localizada no Alabama. Consiste em dois andares da mesma dimensão, mantendo assim um equilíbrio nas formas. Manifesta, assim, uma proporção em um único volume retangular.

Neste caso, tanto o piso térreo como o superior têm uma varanda e a disposição das janelas é simples e organizada, proporcionando a luz natural necessária para o interior.

Certamente a beleza está escondida no interior: quartos amplos e espaços muito abertos. No fundo, esses formatos de casas americanas tentam ganhar terreno horizontalmente e oferecem uma bela imagem externa através da fachada.

O material é madeira e pedra, pintados na cor branca que traz essa claridade e efeito de pureza. Este tipo de casa é claramente familiar, oferecendo um contato direto com a natureza.

casas de campo do filme Forrest Gump