Decoração de casas com teto alto

· 14 de julho de 2018
Os tetos altos podem ser muito interessantes e, acima de tudo, dão uma grande sensação de amplitude.

As casas com teto alto sempre chamam muita atenção do ponto de vista decorativo. Elas são muito interessantes e, acima de tudo, dão uma grande sensação de amplitude. Por isso, criar espaços aconchegantes e confortáveis pode ser uma tarefa complicada.

Se a sua casa tem teto alto ou se você está pensando em se mudar para uma, você não pode perder as dicas que daremos a seguir.

Os móveis adequados

Uma boa localização dos móveis proporciona coesão e harmonia.

Para este tipo de teto, o mais recomendável são móveis altos proporcionais à altura do teto. Você pode colocar estantes ou prateleiras para que elas vistam a parede e, dessa forma, ela não pareça tão “nua”.

Os móveis pequenos só destoam da estética e não vão se destacar o suficiente. Uma boa ideia é agrupar os móveis em áreas com diferentes funcionalidades: a sala de jantar, a sala de descanso, a sala de leitura… Dessa forma, proporcionaremos uma sensação de aconchego e organização aos ambientes.

Além disso, não é importante somente escolher os móveis maiores e mais robustos, mas também distribuí-los da melhor forma possível no espaço.

Decoração para as paredes

A primeira coisa que temos que calcular são as proporções. Para isso, você terá que ter em mente certas regras de proporcionalidade, como a regra dos terços. Ela consiste em dividir a parede em três partes, de modo que haja um equilíbrio na decoração da parede.

Uma ideia é dar à parte do meio maior destaque, sem sobrecarregá-la, é claro, e garantir que o maior peso visual esteja concentrado nessa área.

Você também pode instalar molduras. Isso criará uma ilusão de teto mais baixo e, portanto, mais acolhedor. Elas podem ser pintadas de diferentes cores. Se você usar cores escuras, terá uma sensação de teto mais baixo. Por outro lado, se você pintar de branco, aumentará a luminosidade e a amplitude do espaço.

decoração das paredes de casas com teto alto

 

Tapeçarias

Colocar tapeçarias de tecido, tapetes ou murais reduzirá a altura do teto. De fato, se você tiver habilidade com os tecidos, poderá criar composições com estilo árabe em forma de mosaicos que darão uma personalidade extra ao seu cômodo.

Quadros

Para tetos altos, os quadros grandes caem muito bem. Com eles, você equilibrará a altura da parede.

O que vemos agora em muitas revistas de decoração é a combinação de quadros de diferentes tamanhos em forma de colagem. Mas isso, como todas as outras coisas, depende do seu gosto pessoal. Você pode colocá-los da forma que mais gostar e que fique visualmente melhor para você. Neste caso, não há uma norma rígida que tenha a verdade absoluta.

Outra ideia é combinar a cor da parede com a paleta de cores usada nos quadros para gerar contrastes. Não tenha medo de ousar!

Espelhos

Se você quiser dar uma sensação de amplitude, e mais profundidade para o cômodo, você pode colocar espelhos. Combinados com janelas grandes, eles proporcionarão uma maior luminosidade compensando a altura do cômodo.

Tipo de iluminação

A iluminação, como temos antecipado, será muito importante na decoração de espaços com tetos altos. Portanto, ela exige uma atenção especial.

Quanto mais alto o teto, mais potente a luz artificial terá que ser, já que à medida que a altura aumenta, afasta-se ainda mais da luz natural.

Portanto, incluir pontos de luz artificial fará com que se consiga um ambiente mais aconchegante e confortável. Luminárias de piso, castiçais, grinaldas de luzes e candelabros, combinarão perfeitamente com este tipo de casas. Estas luzes vão dar uma sensação de calor e uma atmosfera agradável e acolhedora.

iluminação para casas com teto alto

 

Luminárias

A primeira coisa que você deve ter em mente é que a luminária escolhida deve se encaixar na escala do cômodo. Se for muito grande, procure um lustre grande, porque se ele for pequeno, o cômodo parecerá maior.

A nossa sugestão é que você opte por luminárias pendentes, pois elas trarão o teto mais próximo ao chão visualmente. As paredes altas perderão essa “enormidade” e o espaço recuperará uma escala mais humana. Dependendo do estilo de decoração da casa, você pode comprar luminárias de estilo mais moderno ou mais clássico. Existem milhares de tipos no mercado.

Que cores escolher

Como já dissemos, um espaço com um teto muito alto pode tornar o ambiente muito frio e pouco acolhedor. É aqui que as cores entram em jogo.

Uma maneira de neutralizar esse problema é pintar as paredes de tons escuros, já que eles fazem com que os espaços pareçam menores. Você também pode colocar papéis de parede com estampas ousadas e grandes. Se você decidir pintar de branco, terá o efeito oposto. Os cômodos parecerão mais frios e amplos.

Agora, para não perder a harmonia, é aconselhável pintar o teto e as paredes da mesma cor.

casas com teto alto pintadas com cores quentes

É claro que os tetos altos nos permitem dar asas à nossa imaginação e usarmos diferentes recursos decorativos. Além disso, as paredes altas nos dão a possibilidade de incluirmos janelas grandes para aproveitar a luz natural.