5 dicas para fazer uma mudança

5 de novembro de 2019
Se você vai se mudar, é importante ter tudo sob controle. Neste artigo, lhe daremos algumas dicas básicas.

Neste artigo, lhe daremos alguns conselhos sobre como fazer uma mudança da maneira correta, algo que será inevitavelmente cansativo.

A verdade é que fazer uma mudança não é nada fácil. Provavelmente, vamos nos irritar em alguns momentos. É incrível a quantidade de objetos que podemos acumular ao longo dos anos, sem contar os móveis, roupa de cama, etc.

Enfim, parece ser uma tarefa interminável. Além disso, devemos nos atentar a alguns prazos, sobretudo quando contratamos serviços de alguma empresa de mudanças.

Por isso, em todo esse processo a ordem é muito importante, tanto antes quanto depois. Ao longo deste artigo, lhe daremos algumas ideias para que tudo seja um pouco mais simples.

casal jovem fazer mudança

1. Faça uma grande limpeza antes de empacotar

Isso é algo fundamental. Caso contrário, estaremos levando de um lado para o outro um monte de papéis, roupas velhas ou acessórios que jamais usaremos. É como quando fazemos todos os anos, as mudanças do armário de inverno para o armário de verão. É quando aproveitamos para verificar quais roupas usamos realmente, para doar ou reciclar o que já não é utilizado.

Por isso, não deixe de fazer essa limpeza. Caso contrário, você perderá tempo e espaço. É muito melhor fazê-la neste momento do que nos primeiros dias na casa nova.

Por exemplo: geralmente acumulamos papéis e mais papéis. Pois bem, aproveite para reorganizá-los em alguma pasta, para saber onde encontrar cada um deles quando precisar.

2. Tenha em mãos alguns kits com o mais básico

Recomendamos que você faça dois kits. O primeiro, com os materiais e utensílios que você precisará durante a mudança: tesouras, fitas para embalar, papel de jornal… Tenha tudo isso a mão.

O segundo kit será para o seu uso pessoal, enquanto você transita entre as duas casas. Guarde um pijama, uma pequena bolsa, uma muda de roupa limpa, uma toalha, roupa de cama… Coloque tudo em uma caixa ou bolsa para que você possa levar facilmente e mantê-lo sempre com você.

3. Escolha as caixas adequadas para fazer uma mudança

É muito importante saber distribuir bem todos os nossos pertences. Às vezes, cometemos alguns erros muito bobos, que acabam dificultando o processo.

Por exemplo: escolhemos caixas com tamanhos muito grandes e depois não conseguimos movê-las, ou elas quebram com o peso. Isso acontece muito com os livros. É melhor colocá-los em mais caixas, mas menores. E se não tiverem alças, faça-as você mesmo com uma tesoura. Assim, será mais fácil levantá-las.

Você também pode aproveitar todas as malas que tiver em casa, para guardar roupas, sapatos, roupa de cama ou toalhas. Assim, você ganhará espaço, já que essas malas irão para a casa nova.

Para os seus objetos mais valiosos, escolha uma caixa pequena e bem identificada, para não os perder em nenhum momento.

caixa para mudança

4. Embale com cuidado os objetos mais frágeis

Para isso, há várias opções, como envolver taças com papel de jornal ou plástico-bolha, colocar pedacinhos de espuma nas caixas onde vamos guardar jarras ou outros objetos frágeis. Essa é a melhor maneira de manter a nossa louça intacta até o destino final.

No entanto, você também poderá aproveitar o que tiver em casa, assim como no caso das malas. Neste caso, você poderá usar as toalhas ou tapetes para envolver alguns de seus pertences mais pesados.

5. Identifique de forma clara o conteúdo de cada caixa

Identificar o conteúdo das caixas é algo chave para fazer uma mudança. Em primeiro lugar, porque assim cada caixa irá diretamente para o local específico, e você não terá que deixar todas elas na entrada da casa.

É importante colocar nas caixas objetos do mesmo tipo, para ter todos eles bem localizados na hora de organizar. Se há algo frágil, é necessário identificar, para que não sofra nenhum problema no caminho. Você poderá escrever diretamente na caixa ou fazer etiquetas elaboradas de forma manual.

Enfim, neste processo tão trabalhoso, é muito importante uma boa organização para facilitar as tarefas na hora de desempacotar e colocar os objetos na casa nova. Além da organização, lembre-se de ter paciência. Assim, tudo ficará um pouco mais fácil na hora de fazer uma mudança.