6 tipos de móveis que nunca saem de moda

31 de agosto de 2019
O sofá Chesterfield, a cadeira Barcelona, a poltrona Wingback e outros mais. Todos eles são peças icônicas, que transcenderam as modas e tendências e que não podem faltar na decoração da sua casa.

Hoje apresentaremos alguns tipos de móveis que nunca saem de moda. Eles são praticamente ícones da decoração, e investir em um deles é trazer para a sua casa verdadeiras obras de arte. Dos sofás Chesterfield até as cadeiras Windsor; todos eles se tornaram um símbolo de luxo e sofisticação ao longo do tempo.

As tendências de decoração mudam de tempos em tempos e, como tudo o que entra na moda, são inconstantes. Portanto, elas são difíceis de prever, e o investimento feito em uma peça hoje pode parecer defasado em alguns anos.

Mas existem alguns modelos de móveis que nunca saem de moda, ou seja, eles continuarão a parecer atuais e de bom gosto dentro de dez ou de vinte anos. De fato, este tipo de móvel não faz parte de uma moda, pois eles simplesmente são peças eternas e atemporais.

Fizemos uma seleção de seis peças que estão acima das tendências e que continuarão a definir o estilo durante muito, muito tempo. Por isso, não hesite em incluí-las na decoração da sua casa porque, sem dúvida, você acertará.

1. Sofás Wingback

Sofás Wingback

Também conhecidos como “sofás com asas” ou “sofás com orelhas”. O seu design original tem mais a ver com a funcionalidade do que com a moda. Eles foram criados para serem colocados ao lado da lareira. De fato, a ideia era a de que as asas que se projetam do sofá envolvessem o calor da lareira e evitassem as correntes de ar.

Esta função foi praticamente perdida; mas o seu calor, conforto e design mantêm os sofás Wingback dentro das tendências estéticas de muitos estilos decorativos. Além disso, embora o seu formato seja padrão, eles podem ser encontrados em uma ampla variedade de formas e tamanhos.

2. Sofá Chesterfield

Sofá Chesterfield

Este é um tipo de sofá que nunca passa despercebido e do qual é difícil desviar o olhar. Com o seu design com botões, encosto baixo e braços altos, este modelo pode ser incluído nos diferentes tipos de estilos decorativos usados no design de interiores.

O seu nome vem do lorde Philip Stanhope, quarto conde de Chesterfield, que encomendou um sofá onde os homens pudessem se sentar sem amassar os ternos. Por isso, historicamente, o sofá Chesterfield é associado à decoração das casas de pessoas de classe alta.

3. Móveis que nunca saem de moda: a cadeira Windsor

a cadeira Windsor

Cadeiras Windsor / spanish.alibaba.com

Outra peça clássica de origem britânica, embora tenha se tornado um dos clássicos da decoração no mundo inteiro. Suas linhas curvas e seu encosto original formado por hastes de madeira finamente torneadas fazem com que ela seja absolutamente reconhecível por qualquer entusiasta da decoração.

Além disso, o seu design foi aperfeiçoado ao longo do tempo, assim como o seu estilo, e atualmente é possível encontrar uma ampla gama de possibilidades dentre as clássicas cadeiras Windsor, bem como uma grande variedade de interpretações do mesmo tema.

4. A poltrona Fauteuil

A poltrona Fauteuil

Poltrona Fauteuil / miahomecorner.com

Esta é outra peça clássica dentre os móveis que nunca saem de moda. Teve a sua origem na França, e vem dos antigos clubes de cavalheiros, onde os homens paravam para fumar e beber. Um tipo muito confortável de poltrona que convida ao relaxamento e que fica bem em praticamente qualquer ambiente.

Enquanto outros tipos de cadeiras e poltronas clássicas podem ser estofadas com muitos tipos diferentes de tecido, a poltrona Fauteuil preserva os acabamentos de couro que adicionam o elemento de luxo e sofisticação que ela ostenta.

5. Cama com dossel

Móvéis que nunca saem de moda: cama com dossel

Com as suas quatro colunas e uma moldura de madeira no topo, as camas com dossel trazem um toque imponente para qualquer quarto. Além disso, elas conseguem chamar a atenção e criam, quase sem exceção, um ponto focal imediato.

Conhecidas como “a cama dos reis”, historicamente sempre foram incluídas cortinas, ou tecidos muito sutis que envolvessem o dossel. As versões mais atuais, no entanto, muitas vezes omitem as cortinas e apresentam o dossel nu.

De qualquer maneira, elas nunca perdem o ar romântico, luxuoso e sofisticado. Portanto, trazem muita personalidade para o quarto, e, por tudo isso, as camas com dossel são outro tipo de móvel que nunca sai de moda.

6. A cadeira Barcelona: móveis que nunca saem de moda

Móveis que nunca saem de moda: a cadeira Barcelona

Cadeira Barcelona / urbanexplorerapp.com

Elas são, de longe, o tipo de móvel mais contemporâneo entre os apresentados aqui. Originalmente criada nos anos 20, a cadeira Barcelona foi redesenhada em 1950, desta vez com uma base de aço inoxidável.

É inspirada no design das cadeiras dobráveis romanas; embora tenha conseguido se firmar como um símbolo da modernidade.

Sem dúvida, sua simplicidade e detalhes impecáveis compõem os princípios do estilo de design contemporâneo, o que faz com que ela seja única e inimitável, com a garantia de se tornar mais uma peça eterna.