5 ideias para decorar as paredes com aquarelas

· 17 de julho de 2018
Você quer alimentar a sua casa com arte e cor? A aquarela é a solução que você está procurando. Crie um ar refinado e agradável decorando com este tipo de técnica.

A sua casa pode se tornar um espaço de arte e cor. Possuir obras pictóricas nas paredes é agradável aos olhos; então, aqui mostraremos 5 ideias para decorar as paredes com aquarelas.

Se você quer dar a sua casa um toque de criatividade, cor e boa estética, use recursos artísticos para criar um novo ambiente e atrair os olhares dos seus convidados.

Assim, você pode fazer com que as suas paredes não estejam mais nuas e sejam, portanto, o suporte para deixar a decoração mais dinâmica.

1ª ideia: por quê decorar com aquarelas?

A aquarela é uma técnica artística com base na combinação de pigmentos com água. A sua execução é feita em papel ou em papelão.

Esta técnica é uma das mais complexas em termos de realização, principalmente por causa da dificuldade de aplicar a tinta sobre o papel e o tipo de recursos usados.

A aquarela não permite uma margem de erro; ou seja, não é possível consertar. É diferente da pintura com tinta a óleo ou acrílica, que pode ser eliminada imediatamente ou pintar por cima para corrigir.

Se a pintura não fosse difícil, não seria tão divertido.

-Edgar Degas-

O que a aquarela pode trazer para a nossa casa? Em primeiro lugar, um ar sofisticado, refinado e simples. O importante não é sobrecarregar as paredes de quadros, mas cultivar o gosto pela arte.

Normalmente, a utilização de obras com esta técnica indica um interesse por um tipo de arte complexa, que fornece doçura, cor e nos transporta para o mundo das galerias de arte.

ideias para decorar as paredes com aquarelas

2ª ideia: escolha o tamanho perfeito

É preciso destacar que o tamanho de uma pintura é muito importante na hora de decorar uma parede. Obviamente, não escolheremos aqueles formatos estranhos, como em forma de trapézio ou triângulos, mas os quadrangulares.

Dependendo do tipo de tamanho será possível colocar um ou vários quadros na parede; é importante que eles dialoguem entre si e tenham uma relação direta com o todo.

Quais seriam os tamanhos mais adequados para um quarto ou sala de estar?

  • 30 x 40 cm: formato reduzido, ajuda a oxigenar as paredes e não sobrecarrega. Podemos colocar vários quadros em uma parede e, assim, não deixar muitos espaços vazios entre eles.
  • 45 x 60 cm: formato um pouco maior. Neste caso, um único quadro ganha destaque e pode ser combinado com outro do mesmo tamanho.
  • 60 x 80 cm: com dimensões maiores, esse quadro pode ocupar mais espaço em uma parede. Recomenda-se que seja o único em sua disposição, sem uma combinação com outros.
temáticas para as pinturas

3ª ideia: a cor

A aquarela é uma técnica cujo colorido traz frescor, luminosidade e suavidade na estética; isto é, como comentamos anteriormente, ela oferece um ar refinado ao ambiente.

Não é fácil pintar com aquarela; por esse motivo, um belo quadro com essa técnica fará com que nossa casa se assemelhe a uma galeria de arte onde os bons artistas expõem.

No entanto, é importante tomar cuidado com a cor, porque disso dependerá o tipo de estética proposto em um ambiente. Vejamos alguns tipos de cores adequadas para a sua casa:

  • Cores pastéis: elas fornecem calor, temperança e são um recurso muito útil para a representação de paisagens. Se o objetivo é dar uma pegada mais alternativa, existem trabalhos abstratos com miscelâneas dessas cores.
  • Cores vivas: uma aquarela pode trazer luminosidade se os tons intensos forem utilizados corretamente (amarelos, verdes claros, laranjas…), tanto nas pinturas abstratas como em paisagens.
  • Cores tênues típicas da natureza: usadas para paisagens outonais e simples, elas não trazem luz ou intensidade, mas temperança e tranquilidade.
a concordância com o todo

4ª ideia: temáticas para as pinturas

Na hora de escolher um tipo de temática, é aconselhável que não seja muito impactante ou tenha conteúdos que possam causar tensão ou rejeição.

Recomenda-se que sejam temáticas agradáveis, que sejam prazerosas para nossa visão e para a nossa estadia no local.

Quais são os conteúdos mais adequados para decorar um quarto ou sala de estar? Vejamos alguns exemplos:

  • Paisagens: é um recurso muito simples que pode se encaixar em qualquer ambiente da casa. Trazem simplicidade, beleza e complementam a decoração.
  • Natureza morta: é outro tipo de temática tranquila. Traz estabilidade, tranquilidade, calma e um estilo atemporal.
  • Abstrato: neste campo você pode encontrar uma grande variedade. Deve ser utilizado em casas modernas ou com uma decoração mais original.
  • Paisagem urbana: conteúdo mais moderno, útil para decorações alternativas, urban style e contemporâneas.
diálogo com a decoração

5ª ideia: harmonia com a decoração

Finalmente, podemos destacar a importância do diálogo com a decoração do lugar; isto é, a harmonia do conjunto deve ser alcançada.

Leve em conta a cor da parede, ela não deve “colidir” com as cores da pintura, especialmente se as paredes forem monocromáticas; deve haver sintonia entre as partes.

Por outro lado, quando colocamos um quadro, devemos ter em mente a escala, a proporção e a concordância com o todo.

A colocação de grandes quadros deve ser evitada se o restante do conjunto tiver pequenos elementos decorativos e vice-versa.

É importante garantir a proporção dos elementos, sem que haja alguns maiores que outros; portanto, tenha em mente os tamanhos dos objetos e móveis do ambiente.

garantir a proporção dos elementos