5 recursos indispensáveis para o estilo oriental

11 de maio de 2020
A decoração oriental está ganhando espaço no mundo ocidental; por isso, ela pode ser considerada uma boa alternativa para decorar a casa.

Existem diversas possibilidades para decorar uma casa, mas se você realmente quiser aplicar um princípio original e inovador, mostraremos 5 recursos indispensáveis para o estilo oriental, uma tendência que está ganhando espaço com grande força no mundo do design de interiores.

Geralmente, costumamos usar elementos típicos de estilos tradicionais ou clássicos. Talvez essas sejam as fórmulas mais repetidas; no entanto, é nas cidades que os estilos mais modernos ou de fusão são mais trabalhados.

O caráter contemporâneo de muitos desses estilos fazem com que eles se tornem princípios estéticos verdadeiramente atraentes para os designers de interiores. Por esse motivo, o mundo asiático se tornou uma referência no nível decorativo e, sem dúvida, está ganhando cada vez mais espaço no mundo ocidental.

1. Os assentos ao nível do chão no estilo oriental

recursos indispensáveis para o estilo oriental

Imagem: pinterest.es

Nos países asiáticos, geralmente há uma tendência nas casas: os assentos ao nível do chão. Obviamente, existem cadeiras e poltronas altas, mas predomina fundamentalmente a tendência geral de usar assentos apoiados no mesmo nível do chão, incluindo o encosto. 

Por outro lado, existe a possibilidade de os assentos não possuírem encosto e consistirem apenas em um suporte ou almofada. É comum se sentar no chão ou, pelo menos, em uma almofada que possa proporcionar algum conforto.

Certamente, a cultura oriental é muito diferente da cultura europeia nesse sentido; por esse motivo, as lojas de decoração oferecem diferentes tipos de assentos ao nível do chão, para que um interior possa ser decorado com esse estilo. Trata-se de uma fórmula específica para trazer um conteúdo diferente para a casa.

– O estilo oriental não está em conflito com o conforto. –

2. A mesa de centro baixa

recursos indispensáveis para o estilo oriental

Imagem: pinteest.es

Assim como os assentos acima mencionados, as mesas baixas também são essenciais para criar um espaço de estilo oriental. Elas geralmente são usadas tanto ​​para comer quanto para criar um canto para o chá; portanto, é importante estarmos sentados sempre que formos utilizá-las.

O melhor é que ela sempre seja complementada por esses assentos, pois a sua disposição de maneira aleatória em um canto ou cômodo pode gerar confusão, fazendo com que ela comece a ser usada como um suporte para a decoração.

3. Fórmulas para cobrir o piso

recursos indispensáveis para o estilo oriental

Imagem: pinterest.es

No mundo oriental, assim como no mundo muçulmano, valoriza-se a possibilidade de cobrir o piso com tapetes e esteiras que proporcionem conforto e calor. Vejamos algumas fórmulas interessantes para isso:

  • Os tapetes finos de algodão são perfeitos para manter o conforto para os nossos pés, mas também podem nos ajudar a ter um apoio acolchoado se quisermos nos sentar em cima dele ou para meditarmos. Além disso, eles ajudam a proteger o parquet.
  • Os tapetes de esparto favorecem a decoração e são resistentes para apoiar um móvel ou outro objeto. Eles geralmente são de forma retangular ou circular e não cobrem muito espaço.
  • As esteiras sintéticas ou feitas de outros tecidos são um ótimo recurso para cobrir todo o piso de um cômodo, especialmente na sala de estar. É sempre recomendável deixar o parquet um pouco visível, embora no âmbito oriental existam casas com o piso inteiro coberto.

4. Papel de arroz nas paredes

Papel de arroz nas paredes

Imagem: pinterest.es

Geralmente não estamos acostumados a ter papel de arroz nas paredes da casa; no entanto, é bastante comum encontrar casas com esse recurso na Ásia, pois ele favorece a entrada de luz, filtrando-a para o interior.

As paredes são compostas por uma estrutura metálica, como se fossem janelas, que podem até mesmo ser deslizantes para separar os cômodos. Mas, sem dúvida, é o papel de arroz que permite manter uma certa privacidade entre os cômodos, porém sem que ele se torne uma parede de pedra, grossa e opaca.

5. Iluminação tênue no estilo oriental

Lanternas chinesas

Imagem: pinterest.es

Assim como aplicado em restaurantes orientais, a luz é tênue. Não são procurados focos intensos que direcionem a luz para um ponto específico, nem claraboias brancas que expandam a iluminação por todo o espaço.

Geralmente são usadas luminárias de papel de arroz que ajudam a filtrar a luz e criam uma atmosfera relaxada, calma e pacífica. A luminária esférica chinesa é a que predomina nesse tipo de decoração.

Por sua vez, a entrada da luz natural é valorizada, mas ela sempre deve ser filtrada para que não entre de uma maneira tão forte e direta. Pode-se considerar que esta seja uma peça-chave dentro desses 5 recursos indispensáveis para o estilo oriental.

Gilliatt, Mary: El libro de decoración, Folio, 1987.