Pedras de rio: como utilizá-las na decoração

18 de março de 2019
A natureza nos proporciona recursos que podemos utilizar na decoração da casa. Um exemplo disso são as pedras de rio.

Entre os recursos oferecidos pela natureza para construir e decorar a casa estão as pedras de rio, elemento muito simples, mas capaz de contribuir muito, dependendo de como seja utilizado.

A forma de uma pedra pode ser interpretada como uma escultura. Mas para que isso seja apreciado por outros, é necessário evidenciar a sua transição de um elemento natural para uma obra de arte; e isso só pode ser alcançado dando-lhe uma função estética.

Em outras palavras, ao lhe dar um significado, as pedras adquirem um novo caráter e, consequentemente, fornecem sensações. Agora, embora seja verdade que qualquer pedra poderá servir, as pedras de rio costumam ser as mais populares, pois oferecem mais facilidades na hora de criar diferentes arranjos decorativos.

Um toque natural com as pedras de rio

Pedras de rio para decoração

Obviamente, existem mais elementos capazes de dar naturalidade à decoração, bem como a madeira e as plantas. E, neste sentido, cabe destacar que as pedras de rio não são apenas adequadas para jardins e exteriores, também podem ser incluídas dentro de casa.

Michael Grab é um artista que criou uma série de esculturas baseadas nesses elementos, chamada Gravity Glue. E embora o seu nome inclua a palavra glue (cola), as pedras estão sujeitas apenas ao equilíbrio do seu próprio peso.

Assim como este artista conseguiu criar uma obra marcante, também podemos fazê-lo em casa. Dessa forma, podemos nos encorajar a criar as nossas próprias esculturas. E claro, o tamanho, o design e o tipo de textura devem se adequar ao espaço que serão colocadas.

Veja também: A tendência natural na decoração das salas de estar

Aspectos a considerar

De que forma as pedras podem ser trabalhadas na decoração? Pode haver dúvidas e inconvenientes sobre levar uma pedra do rio para a sua casa. Você poderá até considerar que não se encaixa na estética do seu ambiente. Leve em consideração os seguintes aspectos:

  • Se você vai usar uma pedra para decorar, é melhor que tenha a casa mobiliada desde o primeiro momento, já que será um complemento adicional para montar o conjunto e não um dos elementos principais.
  • Selecione pedras que não sejam muito grandes para facilitar o manuseio.
  • Use pedras que tenham cores e formas interessantes para você; não é conveniente pegar a primeira pedra que encontrar. O objetivo é alcançar um significado estético, por isso deve ter um aspecto marcante ou pelo menos curioso.
  • As pedras não devem ser utilizadas apenas ​​para fazer esculturas, mas também podem ser usadas ​​como pesos de papel ou como acessórios para velas, e assim por diante.
  • Procure pedras com formas curiosas: muitas vezes, elas podem ser encontradas com formas geométricas, lisas, pontudas, etc.

A forma das pedras, pela sua natureza, poderá nos ajudar a criar uma combinação interessante na decoração.

Formas de incluir pedras de rio na decoração

Uma pedra de rio terá uma superfície lisa, devido ao contato com a água. Quando é grande, pode ser usada como base ou pedestal para colocar outras pedras e minerais. Dessa forma, exibiremos uma espécie de coleção em nossa casa.

Você também pode pegar pedras de rio e colocá-las dentro de uma caixa de vidro para aumentar o seu valor e exibi-las de uma forma que seja mais interessante de se ver. Certamente, ao olhar para elas dentro da caixa, mais de uma pessoa perguntará por que estão tão bem guardadas.

Da mesma forma, você poderá pegar várias pedras de rio e agrupar no chão para fazer diferentes figuras e também  criar formas em paredes ou pratos.

Muitas pessoas utilizam as pedras de rio de cores claras ou completamente brancas para fazer diferentes desenhos com um marcador preto, dourado ou prateado. Este tipo de decoração poderá ajudar a preencher vários recipientes.

Pedras de rio no jardim

Decoração para o jardim

Obviamente, as pedras do rio podem ser usadas ​​para decorar vasos, caminhos no jardim e todos os tipos de áreas verdes. Especialmente quando se deseja reduzir o número de plantas porque não temos tempo para cuidar.

Na verdade, o espaço da casa onde as pedras se encaixam melhor é o jardim. Isto se deve principalmente ao fato de ser o lugar mais natural da casa, com vegetação, fonte e ar puro.

As maneiras de organizar as pedras podem ser múltiplas: fileiras, cercas, tapetes, etc. Há também muitas formas de incluí-las nos jardins zen.

Em suma, as pedras de rio são um elemento que podemos aproveitar na decoração. Basta deixar fluir a criatividade.