Benefícios das lareiras ecológicas

12 de abril de 2019
Você se preocupa com o meio ambiente? Então você tem que conhecer este tipo de lareira, ela é respeitosa com o aquecimento global e muito estética.

Anos atrás, eram utilizadas como elemento de decoração, mas hoje em dia, as lareiras ecológicas são cada vez mais requisitadas nas casas devido aos benefícios que têm em relação à lareira tradicional a lenha.

A seguir, mostraremos as suas características e vantagens, assim como alguns aspectos que você deve levar em conta antes de optar por ela.

Características das lareiras ecológicas

Características das lareiras ecológicas

As lareiras ecológicas também são chamadas de lareiras de bioetanol, estufas de bioetanol ou biolareiras. Quando começaram a ser utilizadas, há vários anos, o seu primeiro uso foi mais decorativo, por causa da bela estética que possuem, do que para o que realmente servem: fornecer calor a um ambiente.

Atualmente, embora ainda sejam utilizadas como decoração, também começaram a ser utilizadas como sistema de aquecimento devido às vantagens que este sistema oferece em relação à uma lareira tradicional.

Benefícios das lareiras ecológicas

Embora não existam muitas diferenças visuais com a lareira tradicional, a seguir, mostraremos uma série de vantagens que farão você colocar uma lareira ecológica em sua residência.

Respeito e proteção ao meio ambiente

A característica mais notável das lareiras ecológicas é que não produzem fumaça

Como o seu próprio nome indica, são ecológicas, portanto não poluem. Isto é devido ao combustível que é utilizado, o etanol. A sua característica mais notável é que não produz fumaça. Trata-se de um combustível muito mais limpo que a lenha, já que não gera muita sujeira.

Elemento de decoração

Além de ajudar a não poluir o meio ambiente, a lareira ecológica dará um toque decorativo à sua casa

Além de ajudar a não poluir o meio ambiente, dará um toque decorativo à sua casa. Como dissemos anteriormente, este é um dos elementos mais utilizados para a decoração, pelo seu modernismo e pela elegância que proporciona. O seu vidro amplo permite uma visão de 360 ​​graus da chama continuamente.

Facilidade de instalação

Não é necessário realizar obras para a instalação das lareiras ecológicas, ao contrário das lareiras tradicionais

Não é necessário saída de fumaça nem conexão com uma rede elétrica. Também não é necessário realizar obras para a sua instalação, ao contrário das lareiras tradicionais.

Todas essas características fazem com que a sua instalação seja muito simples e que, além disso, você possa escolher o espaço da casa onde deseja colocá-la. Quanto à sua manutenção, também é muito simples. Você não verá tanta sujeira quanto em uma lareira tradicional, já que não gera cinzas.

A única coisa que você terá que verificar é se o tanque de combustível está sem líquido. Caso isso aconteça, basta enchê-lo com o auxílio de um funil.

Maior poder de aquecimento

As lareiras ecológicas possuem um maior poder de aquecimento comparadas às lareiras tradicionais

Como dissemos anteriormente, a lareira ecológica não requer saída de fumaça, por isso ela reterá mais calor. Também fará com que o ambiente onde ela esteja localizada seja continuamente envolto em um calor agradável.

Embora dependa do modelo de lareira escolhido, uma lareira ecológica chega a consumir metade do que uma a lenha. Além disso, gera o dobro de energia e calor.

Aspectos das lareiras ecológicas que você deve levar em conta

Embora dependa do modelo de lareira escolhido, uma ecológica chega a consumir metade do que uma a lenha

Embora seja verdade que a lareira ecológica tem muitos benefícios em relação à uma tradicional, há também certos aspectos que você deve saber antes de decidir sobre uma ou outra. Em primeiro lugar, uma lareira ecológica não é acessível para todos os bolsos. O preço do bioetanol é alto.

Em muitas ocasiões, o que se faz é ter outro ou outros sistemas principais de calefação na casa e utilizar a lareira ecológica para momentos específicos. Assim, o preço não disparará e poderemos continuar desfrutando da lareira.

Além disso, este combustível é altamente inflamável, por isso é necessário tomar precauções e fazer o seu uso corretamente.

Por último, um dos aspectos que também deve ser levado em conta é que esse tipo de lareira aquecerá o espaço da casa onde estiver instalada e não a casa inteira. Portanto, precisaremos ter outros sistemas que proporcionem calor.