Cerâmica artesanal para decorar a sua casa

9 de abril de 2019
A cerâmica artesanal chegou às nossas casas em forma de peças únicas, originais e com uma proposta estética muito interessante. Estas são algumas de nossas marcas favoritas.

Há alguns anos, o trabalho artesanal voltou a ser uma grande tendência. Por fim, decidimos reivindicar alguns ofícios ancestrais buscando peças únicas e com o valor da originalidade e do design exclusivo. Portanto, hoje concentramos a nossa atenção na cerâmica artesanal e no trabalho de alguns dos melhores ceramistas que dominam esse cenário.

Buscamos peças decorativas ou de uso comum, com um design refinado e com materiais de alta qualidade. Assim, os artesãos tiveram que reinventar a técnica e os acabamentos para alcançar resultados surpreendentes.

Ilustrações impressas na mais requintada louça, ou esmaltados tão especiais que são criadas em segredo, assim como é feito pela britânica Linda Bloomfield, que é capaz de conseguir as cores mais incríveis e exclusivas.

A cerâmica artesanal no mundo

A tradição ceramista do Japão ou da Suécia é indiscutível, mas além dos velhos conhecidos, é necessário prestar tributo ao design dinamarquês, ao espanhol ou ao inglês, países cheios de criatividade e um trabalho ancestral de cerâmica. Portanto, vejamos alguns dos nomes que nos deixaram apaixonados pela cerâmica artesanal.

Nona Bruna

Louça Nona Bruna
Louça / nonabruna.com

A argentina Lola Giardino vive em Barcelona há anos, dando forma à sua cerâmica cheia de personalidade. Tanto é assim que é impossível encontrar duas peças iguais. Mas em Nona Bruna, as peças não são apenas criadas e vendidas, a sua paixão vai além disso e são oferecidos retiros e workshops criativos para que você liberte o seu lado mais artístico.

Somos Bonjour

Pratos Somos Bonjour
Pratos rosa / somosbonjour.es

À frente desta marca, com peças elaboradas 100% à mão, está Elena Meseguer. Ela criou um conceito em que o artesanato toca todo o processo de produção: modelagem, cozimento e esmaltação. Como resultado, apresenta uma qualidade repleta de singularidades.

Anne Black

Vaso de flores Anne Black
Vaso de flores / anneblack.dk

Esta loja está localizada na Dinamarca, no entanto, a sua criadora se inspira na tradição vietnamita conhecida como Bat Trang. O mais interessante de seu trabalho é que você pode encontrar todos os tipos de objetos feitos de cerâmica, de um espelho até uma estante.

Ana Illueca

Pratos de cerâmica Ana Illueca
Pratos coloridos / anaillueca.com

Esta valenciana pretende reivindicar o verde-cobre da tradição valenciana e ousou colaborar em um novo projeto, criando assim objetos cerâmicos com espolina, uma seda típica do mundo dos falleros e em perigo de extinção.

MK STUDIO

Vaso de cerâmica MK STUDIO
Vaso / mk-ceramics.com

Em Copenhague encontramos Magdalena, uma ceramista que se juntou ao talento do chef Michal para criar um workshop muito especial, onde os vasos esmaltados são seu produto principal. Esta cerâmica é a mais acessível; entre em sua página para comprová-lo por si mesmo.

Comocuando

Cerâmica decorativa Comocuando
Pernas de cerâmica / comocuando.com

Esther se define como uma mulher que adora fazer coisas. Assim, foi explorando o seu talento criativo através de vários materiais. Agora chegou a vez da cerâmica com a qual ela cria peças cheias de histórias e muito diferentes. Desde broches para roupas ou para prender seus lenços, até cabides em forma de pernas engraçadas.

Madriguera Workshop

Xícaras Madriguera Workshop
Canecas / madrigueraworkshop.com

A galega é outra cerâmica artesanal que vem ressoando entre as favoritas há anos. À frente deste workshop estão Lydia de la Piñera e Luis Llamas, que desde 2012 vêm criando objetos cheios de vida, de acordo com as suas próprias palavras. Eles utilizam a roda de oleiro com diferentes argilas e grés e a louça é reproduzida em moldes de gesso.

Emily Bond

Pratos estampados Emily Bond
Pratos estampados / emilybond.co.uk

A conhecida artista têxtil passou a fabricar cerâmicas com ilustrações e técnicas de cores que amamos. Seu estilo é adequado para os mais românticos e amantes de detalhes sutis com características clássicas intercaladas com vanguardistas.

La Cartuja de Sevilla

Louça La Cartuja de Sevilla
Louça / lacartujadesevilla.com

Não podemos deixar de mencionar essa lendária marca sevilhana. A qualidade é indiscutível, mas não se conforma em ter um nome já consolidado. Portanto, estão reinventando as suas peças antigas com técnicas de impressão 3D.

Assim, a cerâmica artesanal é cheia de nomes e estilos que vêm de todos os cantos do mundo para levá-la à sua casa. Há propostas para todos os bolsos e gostos, mas sempre com muita qualidade e personalidade.