Como escolher o estofado do seu sofá
Normalmente, quando vamos comprar um sofá, prestamos atenção no tamanho, design e cor. Chegamos à loja, nos sentamos, recostamos, testando a qualidade e conforto dos diferentes modelos de sofá. Contudo, raramente nos atentamos ao estofado, que é um dos elementos mais importantes.
Saiba escolher o melhor estofado para o seu sofá
A escolha do estofado dependerá do uso que lhe daremos, se temos filhos ou bichos de estimação ou se somos cuidadosos. Seja como for, escolher um bom estofado que se adapte à nossa vida diária evitará muitos problemas.
A seguir, daremos uma série de dicas que vão ajudá-lo na hora de escolher corretamente o estofado do seu sofá. Se você escolher bem desde o início, não terá que limpá-lo o tempo todo, colocar capas ou estofá-lo novamente.
A escolha do material
Antes de mais nada, você deve escolher o material com o qual o sofá será estofado. No mercado, encontramos uma ampla gama de materiais que variam em qualidade e preços. Como explicaremos a seguir, cada um deles tem as suas vantagens e desvantagens:
- Tecido. As opções apresentadas pelos tecidos são infinitas. Você poderá escolher entre uma infinidade de cores e estampas, porque as opções disponíveis são muitas. Dentre os diferentes tecidos, encontramos diferentes qualidades. Se será usado com frequência, é melhor optar por um tecido mais espesso e resistente. Além disso, os sofás com estofados de tecido sempre mantêm uma temperatura agradável. Em relação ao preço, há tanto variedade de preços quanto de tecidos no mercado. Assim, é fácil encontrar um que se encaixe no seu orçamento.
- Couro. O estofado de couro sempre traz elegância e classe para o cômodo. Hoje em dia, podem ser encontrados um amplo leque de cores. O seu preço é maior do que um estofado de tecido, mas também é verdade que a sua aparência melhora com o passar do tempo. A principal desvantagem é que eles ficam muito frios no inverno e quentes no verão, por isso nem todo mundo gosta.
Qual cor você deverá escolher?
A cor do estofado é um dos aspectos que achamos mais difíceis de escolher. A escolha dependerá de dois aspectos: a gama de cores predominante no cômodo e o uso que lhe daremos.
É aconselhável escolher uma cor que esteja de acordo com o restante do cômodo, a menos que queiramos que o sofá se destaque. Dessa forma, poderemos seguir a mesma gama de cores, criando harmonia no espaço.
Se o cômodo for pequeno, recomendamos cores claras. Você conseguirá trazer luminosidade ao ambiente e fazer com que ele pareça maior. Se, pelo contrário, o espaço não for um problema, você poderá optar por tons mais escuros.
Outra opção no que diz respeito às cores é escolher diferentes estampas ou tons. Uma opção somente para os mais ousados, com a qual o sofá não passará despercebido.
Você tem filhos ou animais de estimação?
As crianças sobem no sofá com os calçados, pulam nele e, às vezes, derramam líquidos. Quanto aos animais de estimação, eles podem subir com as patas sujas e também soltar pelos. Nesses casos, você tem duas opções: ficar constantemente gritando com eles, porque o estofado ficará manchado ou, então, escolher uma cor escura ou ocre para o estofado do seu sofá.
No que diz respeito ao material, a melhor opção nesses casos é o couro, porque ele não mancha e também os pelos do animal de estimação não ficam grudados nele. Isso acarreta em um gasto maior, mas a longo prazo vale a pena.
Se optarmos por tecido, recentemente foi criada uma infinidade de tecidos antimanchas que oferecem bons resultados. Eles têm um preço mais alto do que os tecidos convencionais, mas compensam porque qualquer mancha é removida esfregando com um tecido ou uma esponja. Se o tecido não for resistente a manchas, a limpeza do sofá dará muito mais trabalho.