4 dicas para consertar e cuidar do couro

· 16 de novembro de 2018
É um material amplamente utilizado para decorar os móveis da casa, especialmente os sofás. Com o melhor cuidado, você fará com que durem a vida toda.

O couro é um material de origem animal, que é curtido para ser usado para muitas finalidades. Uma delas é a decoração. Mas, ele precisa de cuidados específicos, por isso é importante ficar claro que haverá momentos em que teremos que consertar e cuidar do couro.

O couro na decoração de interiores traz muita elegância e conforto. Geralmente está associado a estilos decorativos mais clássicos, como aqueles usados ​​em bibliotecas ou escritórios.

No entanto, hoje em dia é comum vermos o couro em muitos estilos de decoração. Os tons mais comuns de couro na decoração de interiores são preto, marrom-escuro ou camel.

No artigo de hoje, daremos 4 dicas para consertar e cuidar do couro em casa.

Como cuidar do couro

Se você tiver artigos de couro em casa como cadeiras, sofá, pufes, etc., é importante considerar que ele precisa de cuidados.

De vez em quando será necessário consertar e cuidar do couro.

O couro é um material muito resistente e se for bem cuidado, se manterá por muito tempo.

É sempre melhor prevenir do que remediar, por isso, daremos algumas dicas para ajudá-lo a cuidar dele.

Sol

Embora o couro seja um material muito resistente, a falta de cuidados poderá diminuir a sua vida útil.

Um dos fatores que podem danificá-lo é a exposição ao sol. 

Portanto, recomendamos que você coloque os itens de couro em um local onde o sol não incida diretamente. Caso contrário, ele poderá secar e rachar. 

 

Como cuidar do couro

Limpeza

Limpe o couro uma vez por semana. A melhor forma de fazê-lo é:

  1.  Remova a poeira com um pano de microfibra ou com o aspirador de pó. É claro que, se você fizer isso com o aspirador, use uma escova de cerdas macias ou apenas o tubo.
  2. Se o couro tiver manchas, use um pano umedecido com água destilada e sabão neutro para limpá-lo. Evidentemente, tente agir imediatamente após a mancha ser feita. Dessa forma, a mancha será mais superficial e sairá com facilidade.
Limpe o couro uma vez por semana

Como consertar o couro

Se você não conseguiu impedir que os seus itens de couro fossem danificados, não se preocupe. Existem soluções que você poderá usar para consertar e cuidar do couro. 

Como mencionado antes, o couro pode se danificar ao ser exposto ao sol por um longo tempo, pelos nossos animais de estimação ou porque nós mesmos não somos cuidadosos.

Existem várias soluções para o desgaste, rachaduras ou manchas no couro. 

A seguir, falaremos sobre duas maneiras de consertar o couro.

Remendos de couro

Esta é uma das soluções mais comuns, porque é fácil colocá-los e também é uma opção muito econômica.

Consiste em colocar remendos de couro nas regiões danificadas. Este patch, como também o chamamos, é de couro e na parte de trás é adesivo. Então, você não precisará de produtos adicionais ou agulha e fio. 

Atualmente, custa aproximadamente 60 reais e existem em vários tamanhos, bem como em diferentes tonalidades. Eles são perfeitos para lugares onde o couro está rachado.

Como consertar o couro

Preenchedor de couro

Sim, o preenchedor de couro existe e é uma grande invenção. 

Claro, é uma opção que requer mais conhecimento e é um pouco mais caro. 

 É usado para reparar pequenos cortes, buracos ou arranhões.

Você precisará limpar toda a superfície a ser tratada. Então, deverá lixar com uma esponja ou lixa toda a superfície, de modo que fique bem lisa. Uma vez que a superfície esteja lisa, é hora de aplicar o preenchedor de couro com a ajuda de uma espátula.

Custa aproximadamente 80 reais e também pode ser encontrado em diferentes cores.

Além disso, nas lojas para restauradores e na internet podemos encontrar kits de limpeza e restauração de couro para nos ajudar nessa tarefa.

Preenchedor de couro

Conclusão

Existem muitas opções para consertar e cuidar do couro. Mas, o importante é que a limpeza e o cuidado do couro sejam feitos diariamente.  

Outro conselho muito útil é realizar uma limpeza profunda do couro uma vez por mês. Utilize produtos específicos, como cremes ou tintas reparadoras.

Obviamente, é melhor adotar uma boa limpeza do couro para evitar possíveis danos futuros.

No entanto, se você tiver animais, por exemplo, é provável que o couro se estrague mais rapidamente.

Portanto, aconselhamos que, caso você não queira proibir o seu animal de estimação de subir no sofá de couro, por exemplo, deverá tomar algumas precauções. Coloque um protetor ou uma capa no seu sofá.