Como ter uma decoração iluminada e arejada

· 17 de julho de 2018
Sugestões para administrar bem os focos de luz ao mesmo tempo que decora o ambiente.

Ter uma casa com uma decoração iluminada e arejada é, sem dúvida, uma das características que mais apreciamos e que gostaríamos de ter em nossa casa.

É claro que uma casa que esbanja luz natural e ambientes arejados é muito mais atraente. Além de ostentar esse encanto, destacam aqueles detalhes decorativos que tanto gostamos Portanto, é muito importante aproveitar os pontos fortes da casa, cada raio de luz e claridade que encontrarmos.

Como sabemos, isto é uma tarefa complicada. No post de hoje daremos algumas dicas para conseguirmos aquela sensação de luminosidade e conforto na casa. Dê mais magia e encanto à sua casa!

O fenômeno das paredes brancas

Se você está se perguntando qual tom escolher para as paredes, opte pelo branco. Ele fornece uma luminosidade perfeita para dar aquele toque nórdico à nossa casa. Além disso, é extremamente versátil e faz com que a luz refletida brilhe muito mais. O branco é uma das cores que provoca uma sensação de arejamento.

Nem tudo tem que ser branco. Também podemos inovar e gerar contrastes incorporando outra cor neutra para que nem tudo fique igual e obtermos um resultado ainda mais atraente. Outra boa opção é colocar papel de parede em tons que combinem com o restante da decoração.

Outra ideia é pintar o teto de outra cor. Você pode se arriscar e dar um toque diferente de cor, ou manter essas cores pastéis e não fugir da estética da casa. Das duas formas, você aumentará o espaço visualmente e ganhará profundidade.

Use o branco também para outros detalhes, como móveis, tecidos ou objetos decorativos. Eles irão absorver a luz natural e criar um espaço muito arejado. No entanto, se você quiser adicionar outro ponto de cor à sua casa, poderá arriscar um pouco mais e combinar elementos em azul. Isso nos fará lembrar da típica decoração mediterrânea, que é tão marcante e especial.

decoração iluminada e arejada

Iluminação suave

É importante que todas as fontes de luz artificial que você incorpore no seu ambiente projetem uma luz suave, mas que iluminem bem toda a sala. Nesse sentido, verifique se elas têm regulagem de intensidade, pois você não precisará do mesmo tipo de luz o tempo todo.

Se a sua casa mantém um estilo mais industrial, uma boa opção será optar por luminárias de metal. Elas vão trazer muita luminosidade e servir como um objeto decorativo. Se, ao contrário, a sua casa apresentar um estilo com toques nórdicos, sugerimos que você coloque somente lâmpadas espalhadas no cômodo. É uma tendência que não poderia estar mais em moda e que proporciona uma atmosfera muito aconchegante e iluminada.

Por sua vez, é interessante que joguemos com contrastes entre luz fria e quente. Isso fornecerá mais claridade, pois nem todos os espaços devem estar iluminados da mesma maneira. Por exemplo, não devemos iluminar da mesma forma o banheiro e a sala de estar. Para as áreas que precisam de uma luz mais específica, podemos colocar lâmpadas de chão ou lâmpadas de halogêneo e, nos ambientes que precisam de uma luz mais geral, colocaremos um lustre.

Outra boa ideia é realçar alguns detalhes da casa com luzes indiretas. Por exemplo, podemos colocar pequenas lâmpadas nos rodapés, nas molduras do teto ou atrás de um quadro. Isso ajudará a aumentar a luminosidade do ambiente, independentemente das outras lâmpadas existentes.

decoração arejada

As cortinas são o segredo para a decoração iluminada e arejada

Um ponto em que você deverá prestar muita atenção para obter uma casa bem iluminada e arejada é a colocação das cortinas. É muito importante que você saiba iluminar, mas mais ainda, que saiba administrar bem os focos de luz natural para deixá-los entrar.

Portanto, é necessário que as cortinas sejam feitas de um material que permita que a luz natural penetre da melhor maneira possível. Prefira tecidos leves, como musselina de algodão e cores claras. Dessa forma, deixará entrar a luz natural, ao mesmo tempo que decora o ambiente.

Durante o dia, deixe as cortinas abertas para aproveitar o sol e economizar luz e aquecimento. Para isso, certifique-se de que nenhum móvel ou elemento da casa impeça a passagem da luz, porque isso não faria sentido.

É claro que algumas janelas sem cortina fazem com que sua casa não tenha aquele aconchego de que tanto gostamos. As cortinas serão o complemento perfeito para obtermos aquele toque especial que pode mudar o ambiente de uma casa.

As cortinas são o segredo para a decoração iluminada e arejada

Os espelhos multiplicam

Os espelhos são um complemento que não poderiam estar mais em moda atualmente. A aposta nesses elementos multiplicará a luz. Se os colocarmos em uma área estratégica da casa, aumentarão visualmente o espaço. Além da sua função prática e decorativa, servirá como um recurso para ampliar o cômodo. Parece incrível, não é mesmo?

Uma opção é colocá-los apoiados em alguma parede, especialmente se forem grandes. Eles darão uma perspectiva muito interessante do espaço em que estejam colocados e o ambiente ficará ótimo!

Para dar uma atmosfera mais arejada e alegre à sua casa, brinque de combinar vários espelhos com diferentes formatos e tamanhos. Colocá-los diante de uma janela dará a sensação de que você tem muito mais espaço do que realmente tem. Os móveis e acessórios decorativos que incluem um espelho também ajudam a melhorar a luz natural. Este recurso é ideal para residências que não são muito grandes.

Os espelhos multiplicam

Como você pode ver, seguindo estas dicas, será muito fácil obter uma decoração iluminada e arejada. Se você mantiver a sua casa arrumada e com alguns detalhes decorativos como plantas ou elementos naturais, terá uma atmosfera muito mais arejada. Comece agora e mude o ambiente da sua casa!