Conheça alguns tipos de grade para as janelas
As aberturas das casas permitem o acesso da luz natural e ajudam a arejar os interiores, mas há a possibilidade de decorá-las? Na verdade, existem diferentes possibilidades. Por isso, vamos conhecer os tipos de grade para as janelas e os diferentes designs oferecidos.
A arte da serralheria tem uma longa trajetória histórica; desde os palácios senhoriais até as catedrais tiveram mestres dedicados a este mundo das artes aplicadas. Esta é uma forma de decorar o exterior das casas sem perder a capacidade funcional.
Atualmente, o estilo de vida, a influência das cidades e as novas construções colocam maior foco na estrutura do que na estética do edifício. Geralmente não são utilizadas grades, mas sim venezianas, de modo que é necessário pesquisar os tipos existentes para obter novas ideias.
Grade para as janelas: situação atual
Imagem: pinterest.es
Conforme mencionado acima, o mundo da serralheria é muito amplo. O ferreiro desempenha um papel muito importante, pois ele pode fazer trabalhos funcionais ou designs mais complexos para dar um toque decorativo à fachada.
O principal objetivo de uma grade é a proteção. Desta forma, evitamos o acesso a partir da rua e prevenimos as invasões. De fato, ela poderia ser considerada como uma gelosia que estabelece a separação entre os interiores e os exteriores, mas sem ser opaca.
As casas urbanas geralmente usam fórmulas simples. No mercado, as mais adquiridas são as grades práticas e básicas; porém, a maior sofisticação vem da mão dos proprietários que não se importam em investir nesta decoração.
A estética da casa deve ser cuidada tanto nos interiores quanto nos exteriores.
3 tipos de grade para as janelas
Imagem: pinterest.es
Para escolher a grade para as janelas, precisamos primeiramente conhecer os tipos existentes. Os grandes estabelecimentos voltados para a bricolagem geralmente oferecem formatos preestabelecidos, mas também contam com uma equipe de especialistas que podem fazer um estudo sobre o que mais se adaptaria à nossa casa.
- As mais comuns e que geralmente são aplicadas nas construções atuais são as grades de estilo moderno. São simples e funcionais, não têm qualquer tipo de decoração e são dispostas com barras horizontais ou verticais. O material é liso e se ajusta ao tamanho da moldura da janela.
- Outro modelo são as que se assemelham às anteriores, mas que também possuem nós ou recursos decorativos intermediários que permitem que a grade seja ligeiramente ornamentada. Ou seja, elas não tentam ser excessivamente sobrecarregadas, mas há um leve efeito estético.
- O trabalho da forja incide na serralheria de uma forma mais notável. No ferro, é possível trabalhar formas geométricas, vegetais ou abstratas, procurando dinamizar a aparência; é possível até mesmo definir curvas e espirais nas próprias barras.
Grade para as janelas: fixa ou móvel
Imagem: pinterest.es
Uma vez que o design da grade for escolhido, é conveniente saber que existem dois formatos possíveis: fixo ou móvel. Dependendo da utilidade que quisermos lhe dar, devemos escolher um ou outro tipo.
As grades fixas ficarão perfeitamente presas na superfície, sem a possibilidade de serem movimentadas. São bastante comuns em pisos baixos ou chalés, principalmente nas aberturas que não serão muito utilizadas, como no banheiro, cozinha, depósito, etc.
Por outro lado, encontramos os modelos móveis, que são versáteis e podem ser abertos sempre que necessário. Possuem uma fechadura e cumprem a mesma função das fixas; se desejarmos mais abertura e liberdade, elas poderão ser abertas como uma porta.
Efeitos estéticos na grade
Imagem: pinterest.es
Ao contrário dos exemplos mais comuns, encontramos outros tipos com efeitos mais interessantes e decisivos. Um caso singular são aquelas que tentam romper com a estabilidade das linhas; isto é, com o arranjo das barras na diagonal, começando a partir de um dos cantos.
Outro caso peculiar são as grades trabalhadas em malha; ou seja, com linhas curvas que se entrelaçam formando uma rede que fica mais atraente por causa do seu formato.
Finalmente, é preciso fazer uma menção especial àquelas com designs mais complexos, nas quais o próprio ferreiro teve a liberdade e a criatividade pessoal para executar um modelo de grade mais sofisticado e artístico.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Reyneri di Lagnasco, C. Amedeo:Decoración en hierro, De Vecchi, 2008.