Dicas de como decorar as paredes da sua casa usando tapetes

· 16 de julho de 2018
Os tapetes deram um salto e passaram do chão para as paredes. Neste artigo, daremos algumas sugestões de como decorar as paredes da sua casa com tapetes.

As paredes da nossa casa são como uma tela em branco que precisam ser uma amostra dos nossos gostos e estilo.

Decorar a parede com tapetes é uma maneira muito original de demonstrar o nosso gosto pessoal.

Essa forma de preencher nossas paredes traz muita personalidade e estilo para a casa.

Em algumas culturas do Oriente Médio era muito comum usar tapetes para decorar as paredes, pois era um símbolo de ostentação e riqueza.

Em outros países, como a Rússia por exemplo, também era muito comum a presença desse tipo de elemento nas paredes.

Hoje em dia, e, na cultura ocidental, ela não é usada como elemento de ostentação ou riqueza, mas sim como algo meramente decorativo.

No artigo de hoje, falaremos sobre como decorar a parede com tapetes.

Vestir paredes

As paredes são um elemento arquitetônico absolutamente necessário nas casas. Ao mesmo tempo, elas são uma parte difícil de decorar. No entanto, há uma infinidade de opções.

As mais tradicionais consistem em pendurar quadros ou fotos.

Também podemos pintar a parede com alguma tinta especial, com algum efeito decorativo ou com papel de parede.

Uma tendência para nós e uma tradição em outros países é colocar tapetes na forma de um mural ou quadro.

Sem dúvida alguma, é uma forma muito original de decorar as paredes da casa. Os tapetes pendurados na parede ficam perfeitos em estilos como o boho-chic.

Além disso, se você tem um tapete que comprou em alguma viagem especial e gostaria de preservá-lo por toda a vida, pendurá-lo na parede vai ajudá-lo nessa tarefa. Ele não se estragará com o trânsito de pessoas.

Precisamos levar em consideração algumas coisas para que decorar a parede com tapetes seja um sucesso e não um fracasso.

tapetes na parede

Tapetes na parede / iconscorner.com

Quais são os tipos de tapetes que podemos utilizar para decorar as paredes?

Existem muitos tipos de tapetes no mercado. Todos eles são classificados de acordo com critérios diferentes, como forma, tecido e estampa.

Para decorar a parede com tapetes, você pode escolher aqueles que mais gosta e que tragam harmonia para o cômodo onde vai colocá-lo.

Tapetes étnicos

Esses tapetes são, literalmente, autênticas obras de arte.

Especialmente aqueles que você pode comprar em países com uma longa tradição na produção de tapetes, como Marrocos ou outro país do Oriente Médio.

Eles costumam ter estampas que hipnotizam qualquer um, o tecido é muito bom e as cores são variadas, geralmente tons avermelhados.

tapete estampado

Tapetes de pelo

Sim, você também pode colocar um tapete de pelo em sua parede. É uma opção com muita personalidade e é preciso combiná-lo muito bem para que que não destoe do restante da decoração.

Tapetes de uma só cor

É a opção mais simples. Se você gosta da ideia de pendurar um tapete na parede, mas está em dúvida, essa é uma boa opção para você.

Além disso, é perfeito para decorações básicas, modernas e simples.

Por exemplo, com o estilo nórdico onde os tons claros geralmente predominam, colocar um tapete de um único tom na parede vai dar um ponto de cor que ficará muito interessante.

Tapetes com formas geométricas

Os tapetes são tradicionalmente quadrados. Essa forma geométrica é fantástica se você quiser que seu tapete pareça um quadro.

Existem também tapetes retangulares. Eles são ótimos para usar como cabeceira da cama.

Há também os tapetes redondos, triangulares ou com outras formas geométricas. Podemos fazer uma composição de 3 tapetes da mesma forma geométrica para decorar a parede.

tapete na cabeceira da cama

Tapete na cabeceira / pinterest.es

Como pendurar o tapete na parede?

Uma das perguntas mais comuns, quando se trata de decorar a parede com tapetes é como pendurá-los com segurança.

Na verdade, existem várias maneiras:

  • Pendure como uma cortina: utilize um suporte de cortina que você goste e adapte o tapete ao suporte. Quer dizer, será preciso costurar os prendedores na parte detrás dos tapetes.
  • Emoldurá-lo: essa opção deve ser considerada principalmente se o seu tapete for velho e precisa desse tipo de cuidado.
  • Com varas: você pode colocar barras de madeira na parte detrás do tapete e, em seguida, pendurá-lo com a ajuda de alguns pregos.

Conclusão

Decorar a parede com tapetes é uma forma muito original de decorar a nossa casa.

Para terminar, queremos dar alguns conselhos para que a sua decoração com tapetes seja um sucesso.

  • Preste atenção ao peso do tapete. Se for muito pesado, você vai precisar de uma maneira de pendurá-lo com mais segurança e firmeza.
  • Escolha o lugar onde vai colocá-lo. Evite áreas onde ele fique muito exposto ao sol, uma vez que, ao longo tempo, os raios do sol podem modificar a sua cor.
  • Escolha os lugares onde você vai decorar usando tapetes. O fato de você gostar de decorar a parede com tapetes não significa que todas as paredes da casa devem ter tapetes. Escolha lugares estratégicos para chamar a atenção.
  • Aproveite as suas viagens para países exóticos para comprar tapetes diferentes. Você também pode encontrá-los em antiquários ou lojas vintage.