As 3 melhores dicas para escolher as almofadas de acordo com seu tamanho e contraste

31 de janeiro de 2019
Com as dicas a seguir, você não terá dificuldade em escolher as almofadas para a sua sala ou quarto.

Com este post, queremos dar algumas dicas sobre como escolher as almofadas para nossas salas de estar e quartos. Sem dúvida, são um complemento que nunca deve faltar em uma casa.

Como já dissemos outras vezes, nunca devemos esquecer de dar aos complementos e acessórios a importância que eles merecem. Embora possa não parecer, eles têm um impacto visual considerável.

As almofadas e os travesseiros não são exceção. Eles podem proporcionar muitas possibilidades já que você poderá combiná-los de várias maneiras. Além disso, você poderá trocar as suas capas, dependendo da época do ano ou, simplesmente, das tendências, mudando um pouco o aspecto do ambiente em questão.

Por outro lado, você tem que levar em conta uma série de “regras” ou critérios ao colocá-las no sofá ou na cama. Mas antes disso, é importante escolhê-las corretamente. Aqui estão algumas dicas sobre como escolher as almofadas de acordo com o seu tamanho e capacidade de contraste.

1. Analise a cor do sofá ou da cama

dicas para escolher almofadas

 

Isso é fundamental, de modo que o resultado não seja muito chamativo ou excessivo. O normal é colocar as almofadas sobre os sofás e as camas, embora também as vejamos em menor quantidade em poltronas, cadeiras, bancos…

Então, em primeiro lugar, devemos analisar as cores principais do sofá ou da cama. Dessa forma, as almofadas escolhidas complementarão perfeitamente a roupa de cama ou a capa do sofá.

Se a cama ou sofá tiverem um desenho ou estampa, o melhor é que as almofadas tenham cores lisas ou que algumas tenham a mesma estampa.

É a melhor maneira para que haja muito contraste visual. O resultado será muito equilibrado e harmonioso.

Da mesma forma, devemos analisar as cores principais da sala, seja das cortinas, tapetes, paredes, etc..

2. Avalie onde serão colocadas

Não é o mesma coisa colocar almofadas em um sofá de 2 lugares, em um sofá chaise longue ou em uma cama de casal. Em função disso, escolheremos de um tamanho ou outro, para que fiquem bem combinados. Se não, podemos acabar com uma cama de 90 cm cheia de almofadas enormes que mal nos permitem visualizá-la, o que resultaria em uma sensação de estresse no espaço.

As almofadas 50 × 50 cm são bastante versáteis: adaptam-se a qualquer espaço da casa. Obviamente, não é necessário que tenham um tamanho único, mas devem ter dimensões coerentes em relação ao tamanho do sofá, cama… e entre elas mesmas, para que o resultado não fique muito desequilibrado.

Ao comprá-las, você deverá escolher um pouco de tudo, mas sempre com organização. Combinando tamanhos, o resultado será mais dinâmico. Tenha em mente que as maiores tendem a ser colocadas atrás e/ou nas extremidades. Na frente, coloque as menores.

3. Considere o número de almofadas que poderá ficar mais harmoniosotipos de almofadas

Isso está intimamente relacionado com o explicado na seção anterior. Em geral, o mais recomendável é colocar as almofadas em pares, a partir das extremidades para o centro, começando pelas maiores.

Apesar disso, no centro é melhor colocar apenas uma, para que o resultado seja ímpar. Essa regra pode ser aplicada tanto em camas como sofás.

Seguindo esta ordem, conseguiremos os contrastes visuais que preferirmos. Além disso, a cor ou a estampa de cada uma das almofadas escolhidas nos ajudará muito.

Por outro lado, não devemos considerar apenas o tamanho, mas a forma. Portanto, recomendamos alternar almofadas quadradas com circulares ou retangulares. Todos os tipos são muito fáceis de encontrar, inclusive em lojas online.

Conclusão

Como você pode ver, é importante escolher as almofadas seguindo determinadas diretrizes: neste caso, são as dimensões, cores e estampas dos lugares onde vamos colocá-las posteriormente.

O descanso é muito importante, especialmente considerando as vidas tão agitadas que levamos atualmente. Portanto, é essencial preparar perfeitamente as nossas áreas de descanso.

Alguns acessórios podem nos ajudar, como as almofadas, mantas, tapetes… Há muitas opções disponíveis, você precisa somente encontrar a mais adequada para os diferentes cômodos da sua casa.