Logo image
Logo image

Estilo vintage: o passado retorna e nos apaixona

3 minutos
O estilo vintage faz referência e uso de elementos decorativos antigos ou, em alguns casos, objetos modernos que lembram os antigos.
Estilo vintage: o passado retorna e nos apaixona
Última atualização: 14 junho, 2021

Nos últimos anos, assistimos a um boom do estilo vintage em todas as esferas da vida: moda, comida, estilo de vida, cinema e claro, na decoração.

A razão pela qual este estilo está cada vez mais forte é porque nos faz sentir saudades do passado devido ao ritmo frenético que vivemos hoje. Esta tranquilidade, aconchego e familiaridade nos fazem querer colocar na nossa casa elementos que nos remetam a tempos passados.

Antes de falar sobre os fundamentos do estilo vintage, é importante esclarecer a diferença com o estilo retrô. Ambos os termos são usados indistintamente, mas não são iguais.

Vintage vs Retrô

Some figure

Por um lado, vintage se refere a objetos que foram fabricados em anos passados, sem atingir a categoria de antiguidade, e que adaptamos às necessidades do presente para incorporá-los na decoração da nossa casa.

Por outro lado, o estilo retrô é aquele que usa objetos fabricados no presente, mas imitando os modelos do passado. O sucesso de um estilo ou de outro depende obviamente dos gostos, mas também do poder de compra das pessoas.

Objetos vintage podem ser facilmente encontrados em lojas de objetos usados, em casas de familiares e amigos.

Características do estilo vintage

Some figure
  • O estilo vintage, ao contrário de outros estilos, caracteriza-se por ter espaços acolhedores e românticos. As cores que predominam são claras, como o branco, mas também os tons pastéis.
  • Algo sem dúvida característico deste estilo são as estampas, especificamente as de flores. Esses padrões podem ser vistos em almofadas, estofados, cortinas e papel de parede.
  • Em relação aos móveis vintage, destacam-se aqueles com curvas pronunciadas tipos ano 70-80 ou imponentes. Eles são geralmente escuros para contrastar com os tons claros e pastéis.
  • Lustres de cristal, espelhos (se quiser saber mais sobre espelhos vintage clique aqui) com molduras vitorianas ovais ou retangulares ou baús de madeira são elementos-chave neste estilo.

Com o passar dos anos, foi entendido que os objetos vintage devem se adaptar às necessidades de hoje e é por isso que este estilo se alia a um mais moderno.

Onde encontrar objetos vintage

Some figure

Além disso, em muitas ocasiões, os elementos vintage simplesmente decoram e não cumprem a função para a qual foram originalmente criados.

Algo que deve ficar claro é que adquirir itens vintage não é nada difícil. Os seus familiares (especialmente seus avós) e amigos podem ser uma fonte valiosa para encontrar tesouros vintage.

As lojas de segunda mão e as feirinhas também costumam ter objetos antigos que você pode adaptar a esse estilo de decoração.

Passos para obter uma bela decoração vintage

Some figure

Em primeiro lugar, escolha cores pastéis ou vivas e lembre-se de que a cor de base deve ser o branco. Em seguida, escolha móveis arredondados e com detalhes na madeira. Se você não gostar da cor, poderá pintá-los. Você também pode restaurá-los e torná-los vintage com técnicas de decapagem e pátina.

Escolha uma parede da casa para colocar um papel de parede com um padrão de flores. Isso definitivamente lhe dará o toque vintage final.

Antiquários, lojas de segunda mão e feiras: os melhores aliados do estilo vintage.

Não tenha medo de misturar o estilo vintage com outro. Os que mais combinam são o rústico, o moderno e o romântico.

Lembre-se que este estilo deve atender às suas necessidades; por exemplo, é inútil ter um sofá totalmente vintage, mas desconfortável ou pequeno se há muitas pessoas na família.

Nesse caso seria melhor ter um sofá mais moderno e colocar o toque vintage em outros elementos. Além disso, pequenos detalhes adicionam personalidade ao estilo vintage. Não hesite em incorporá-los à sua decoração.

Não se esqueça desses pequenos detalhes, eles fazem a diferença. Use luminárias de teto, espelhos com molduras vitorianas desgastadas, baús, livros com capas antigas, peças de cobre, etc.

Estilo vintage: conclusão

É fácil incluir esse estilo na decoração da casa, pois os itens vintage são relativamente fáceis de encontrar. Por outro lado, combina perfeitamente com outros estilos e não é tão dispendioso como outros estilos em que os elementos são mais caros devido à sua inovação.