Ideias de espelhos vintage para o quarto

· 1 de outubro de 2018
Faça com que o seu quarto tenha um toque antigo através de espelhos vintage de parede, dando um aspecto original e ao mesmo tempo nostálgico ao ambiente.

Você deseja colocar na sua casa algo novo, original e que contenha um caráter inovador, mas ao mesmo tempo antiquado? Preste atenção às ideias de espelhos vintage para o quarto.

Às vezes, temos a necessidade de mudar algo e fazer do nosso quarto um lugar diferente, que rompe com o habitual.

Estamos acostumados com o fato dos quartos terem as mesmas características; isto pode ser um pouco entediante, por isso, desenvolva novas ideias através dos espelhos.

Atualmente, há uma tendência que ganha cada vez mais relevância: o vintage. Nós realmente sabemos o que esse conceito significa?

O recurso “vintage”

Qual poderia ser a definição ou explicação de um recurso vintage? É aquele objeto que não pode ser classificado no campo das antiguidades, mas que possui maior valor devido à passagem do tempo.

tipos de espelhos vintage

Em outras palavras, pode-se dizer que é aquele recurso que tem um longo período de vida, que não está no mercado atualmente e que mudou a sua função ou utilidade.

Pode-se dizer que tem um certo componente historicista? De fato, qualquer objeto vintage possui a sua própria história e seu próprio contexto de vida.

Dessa maneira, esses objetos adquirem uma condição artística e, na maioria dos casos, não-funcionais; portanto, obtêm um caráter decorativo.

-Atualmente falamos de vintage como um estilo retrô ou clássico.-

-Julián Pérez Porto e María Merino-

Espelhos vintage

No que consiste o design vintage para um espelho?

Claro, esse elemento não pode faltar em um quarto; todos os dias nos arrumamos em frente ao espelho. Dessa forma, adquire destaque assim como o restante do mobiliário.

espelhos vintage dourado

Ideias de espelhos vintage para o quarto:

  • Espelho sol: forma circular com raios solares que se projetam da circunferência. Teve grande relevância no século XIX e no início do século XX.
  • Espelho barroco: forma oval, possui desenhos curvos, rococós e caráter dinâmico. Transmite elegância, glamour e um sentido retrô muito interessante.
  • Espelho de metal oxidado: forma de circunferência ou oval, consiste em uma moldura com efeito oxidado.
  • Espelho de madeira desgastada: forma circular ou quadrangular, reflete a passagem do tempo sem perder a beleza estética.

Ideias de espelhos vintage para o quarto: disposição

Como o que queremos é lhes dar relevância e destaque, é essencial que os coloquemos em um lugar que chame a atenção; o principal objetivo é atrair o olhar.

No entanto, devemos ter em mente que um espelho não apenas decora o ambiente, mas também cumpre uma função diária: nele nos observamos.

exemplo de espelhos vintage

Principais pontos para colocar em prática as ideias de espelhos vintage para o quarto:

  • Em frente à cama: você poderá manter a simetria. Neste lugar você poderá estabelecer equilíbrio e atração, já que nada poderá esconder a sua importância.
  • Na lateral do quarto: tanto uma parede quanto outra podem ser outro espaço interessante, pois conseguem atingir um certo domínio decorativo nessa área.

Lugares onde não é recomendável colocar em prática as ideias de espelhos vintage para o quarto:

  • Na parede da cama: quebra muito o equilíbrio decorativo e carrega muito o espaço.
  • Na porta de um armário: se ele possui portas de correr, devemos esquecer essa possibilidade.
  • Atrás da porta de entrada.
  • Ao lado de uma janela: é preferível que haja um certa distância para que a luz indireta ilumine o nosso rosto quando nos vemos no espelho.

Cores e efeito vintage

Qualquer tonalidade pode se tornar um conceito vintage; tudo depende da maneira como o material e o design são trabalhados, assim como a forma do próprio objeto.

ideia para espelhos vintage

No entanto, vejamos alguns exemplos de cores de espelho vintage para o quarto:

  • Dourado ou prateado: para aqueles que são de estilo galante e barroco.
  • Rosa, verde e amarelo: os espelhos com essas cores não são muito usados. Devido à sua intensidade será difícil combinar com os móveis.
  • Desgastado: caráter antigo e boêmio que permite ver o material embaixo da pintura. Este estilo se complementa perfeitamente com qualquer mobiliário.
  • Branco: pureza, limpeza e simplicidade.
  • Material chamativo: original e informal.

Conclusão

O uso de recursos vintage poderá ser um sucesso na casa. No caso dos espelhos, ajudam a alegrar e revitalizar qualquer quarto.

Não devemos esquecer que o vintage não é antiquado, mas um recurso trazido do passado com toques originais, modernos e com uma mudança de funcionalidade.