Impermeabilização de porões e outras estruturas subterrâneas

A impermeabilização dos porões é essencial porque esta é uma área onde a umidade está na ordem do dia. Existem diferentes técnicas para impedir a entrada da água.
Impermeabilização de porões e outras estruturas subterrâneas

Última atualização: 28 janeiro, 2021

Quando a casa tem uma estrutura subterrânea, é essencial garantir que ela não tenha problemas de umidade. Embora isso seja responsabilidade dos especialistas, nós, como proprietários, também podemos dar uma olhada no ambiente e descobrir se há alguma infiltração. No artigo a seguir, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre a impermeabilização de porões e outros espaços subterrâneos, suscetíveis quando a construção não é adequada.

Impermeabilização de porões: danos causados pela água 

Os danos causados pela água em porões

Um porão é um espaço que podemos usar para armazenar coisas, construir uma sala de jogos ou então, de acordo com o acesso, até mesmo para guardar o nosso carro. Esta área, que geralmente cobre todo o espaço da casa, é aquela que corre o maior risco de sofrer danos causados pela água, principalmente em cidades ou lugares onde chove muito, que estejam perto de um espelho d’água ou cercadas por terra.

Quando chove muito a terra libera a água excedente e essa umidade passa através dos pisos ou paredes para o porão. Um dos fenômenos mais comuns é que o líquido suba através de um cano fino ou de certos materiais porosos.

Se um porão tiver problemas de umidade, a primeira coisa que veremos são manchas escuras (mofo) e partes com a tinta descascada. Mas isso vai além de uma questão estética, já que os ambientes úmidos correm o risco de desmoronar, de serem atacados por insetos, como cupins, ou de liberar gases tóxicos.

Como garantir uma impermeabilização adequada dos porões?

Em primeiro lugar, é essencial evitar que a água entre no ambiente. Para conseguir uma boa impermeabilização dos porões, podemos tomar diversas atitudes.

1. Trocar os ralos

Trocar os ralos

Primeiramente, é necessário remover os ralos com imperfeições que não permitem uma boa eliminação da água para o exterior e que, ao mesmo tempo, causem a entrada da umidade no porão. Se um cano de escoamento for muito curto, a água não escoará adequadamente e se acumulará nas paredes e pisos.

2. Instalar calhas

Instalar calhas

As calhas devem ser adequadamente instaladas para que mandem a água da chuva para longe das paredes da casa (principalmente as do porão). No local onde a água é drenada, devemos garantir que ela flua livremente e que nenhuma poça seja formada.

3. Construir valas pouco profundas

Construir valas pouco profundas

Existem valas chamadas swales que são usadas em construções localizadas em encostas ascendentes.

4. Consertar rachaduras e buracos

Consertar rachaduras e buracos

A impermeabilização dos porões não estará completa se não trabalharmos o interior da casa. Portanto, certifique-se de que não haja rachaduras ou buracos pelos quais a água passe. Se necessário, troque os móveis de lugar e preste muita atenção a cada centímetro.

Uma vez que as rachaduras tenham sido identificadas, o próximo passo é selá-las com resina epóxi e cimento de látex. Esta fórmula à prova d’água evita que a umidade penetre no porão.

5. Aplicar selador de silicato de sódio

Aplicar selador de silicato de sódio

Silicato / empack.mx

A impermeabilização dos porões deve ser perfeita, tanto nas paredes quanto no piso. Um bom material é o silicato de sódio, que produz uma estrutura sólida, preenche as rachaduras e tampa poros que não são visíveis.

Mais informações sobre a impermeabilização de porões

Mais informações sobre a impermeabilização de porões

Se tivermos um porão feito de tijolos ou blocos, a presença de umidade pode ter diferentes origens e razões. A água deposita sedimentos nas paredes e, por isso, elas se degradam, em muitos casos, rapidamente. Para resolver esse problema, a face interna das paredes deve ser revestida com uma impermeabilização especial que resista à água e seus sais ou partículas.

O primeiro passo é raspar as paredes e os revestimentos, mesmo quando os pontos de umidade (que podem estar escondidos atrás da tinta) não sejam diretamente visíveis. Em seguida, raspe e lave para que a superfície fique o mais limpa possível.

Se houver infiltrações ou vazamentos de água, orifícios devem ser abertos na parede e selados em seguida. Nesse sentido, outra opção é remover o rejunte dos tijolos defeituosos. De qualquer forma, um cimento impermeabilizante especial para porões deve ser aplicado, o mais espesso possível. Depois de seco, ele poderá ser lixado ou pintado como quisermos e, então, adeus aos problemas de umidade!

 


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Rodríguez-Rojas, M. I., Cuevas-Arrabal, M. M., Moreno Escobar, B., & Martínez Montes, G. (2017). El cambio de paradigma de la gestión del drenaje urbano desde la perspectiva del planeamiento. Una propuesta metodológica. Boletín de La Asociación de Geógrafos Españoles. https://doi.org/10.21138/bage.2492