Sala de jogos: um espaço para os seus filhos

30 de dezembro de 2018
Toda sala de jogos para crianças deve contar, em primeiro lugar, com segurança e conforto. A partir daí, você pode pensar na organização dos elementos e na decoração do ambiente.

Quando existe a possibilidade de incluir uma sala de jogos dentro de casa, significa um grande benefício para as crianças. Dessa forma, elas conseguem um lugar para brincar, sem sair de casa. Por sua vez, os pais se sentem tranquilos ao saber que podem criar um local seguro para a recreação dos seus filhos.

Vale destacar que uma sala de jogos não precisa necessariamente contar com as dimensões ideais para cumprir a sua função. O segredo está em saber aproveitar o espaço com estratégias engenhosas que permitam conseguir um ótimo resultado.

Por outro lado, é necessário esclarecer que não é essencial ter todos e cada um dos melhores brinquedos do mercado para proporcionar diversão e entretenimento para as crianças. Esclarecido isso, vejamos como conseguir uma sala de jogos segura e divertida.

Como criar uma sala de jogos?

Embora possa não parecer, aspectos como a colocação de capas para cobrir ou ocultar as tomadas devem receber atenção para minimizar os acidentes.

Como criar uma sala de jogos?

Além disso, é importante não deixar à vista os cabos dos aparelhos, já que as crianças ficam tentadas a puxar e mexer neles.

No entanto, há peças-chave que oferecem segurança e conforto. É o caso dos tapetes macios, dos pufes e das almofadas grandes que, em caso de queda, ajudam a amortecer o impacto.

A iluminação também conta

A iluminação adequada da sala de jogos também é importante porque ajuda a cuidar da saúde visual das crianças; especialmente quando a sala não dispõe de uma janela ou outra fonte de luz natural. É fundamental que, tanto a luminária de teto como as lâmpadas auxiliares tenham focos de luzes neutras ou frias. 

A disposição dos móveis

Além da função que desempenham, todo os móveis devem ser colocados em proporção à altura das crianças, para que elas possam utilizá-los confortavelmente.

Nesse sentido, é preciso pensar que, se uma estante for muito alta, a criança tentará alcançá-la de diversas maneiras, correndo o risco de cair e se machucar.

Por outro lado, é necessário ter em mente que, quanto mais espaço livre sobrar, melhor será para as crianças. Em consequência, será colocado somente o essencial e, a todo custo, será evitada a saturação do espaço com bancos, banquetas, cadeiras, mesas, prateleiras, entre outros.

Não se esqueça que é necessário que as crianças disponham de móveis ou, na sua falta, de objetos para o armazenamento dos seus brinquedos (cestos, caixas, baús, etc.). Dessa forma, é interessante que essas peças tenham rodas, para facilitar a sua locomoção ao recolher e organizar os objetos espalhados.

Ideias para organizar uma sala de jogos

Ideias para organizar uma sala de jogos

Uma ideia que prevalece no momento de tirar proveito de uma sala de jogos é a criação de vários ambientes. O objetivo é proporcionar às crianças a maior diversão possível, de diferentes maneiras. Podem ser integrados, por exemplo:

  • Espaços musicais. As crianças gostam muito de música, por isso, se a acústica do local permitir, é uma boa ideia incluí-la em sua sala de jogos.
  • Áreas de artesanato. Embora nem sempre seja incluída, é uma boa ideia incluir um local de exposição das artes feitas pelas crianças. Pode ser um simples painel de cortiça ou o que você desejar.
  • Mini espaços para as brincadeiras e histórias. Está na moda a instalação de uma pequena casinha ou tenda improvisada para dar asas à imaginação e fantasia.
  • Pontos de leitura. Incluir uma pequena estante com algumas livros de histórias e contos infantis é bom para entreter as crianças e motivá-las a desenvolver o hábito da leitura.
  • Espaço para pista de autorama. No caso de as crianças terem uma pista, é importante organizar um lugar para elas se divertirem.

Atenção: o fato de você querer incluir vários ambientes não implica que todos os anteriores devam ser integrados. Muitas vezes, o espaço disponível não permite ou as crianças têm preferência somente por algumas delas.

Dicas para criar uma sala de jogos para crianças

Se o cômodo for pequeno, para obter mais espaço, você poderá incluir um móvel tipo beliche. Dessa forma, poderemos oferecer às crianças não apenas um, mas dois níveis para brincar.

Outros elementos

Dentro das salas de jogo, também podem ser incluídos certos elementos decorativos para dar mais cor e estilo, como:

  • Animais de crochê, um pequeno cabide para pendurar fantasias, grinaldas com bandeirinhas coloridas, o clássico mapa múndi; ou cartazes com frases motivadoras e, até mesmo, um adesivo de vinil em forma de árvore (ao qual você poderá adicionar folhas ou pássaros) com ímãs ou pedaços de papel).

Com um pouco de criatividade e engenhosidade, você poderá obter resultados espetaculares e absolutamente geniais para as crianças. Claro, não esqueça que o mais importante é a sua segurança.