Ladrilhos hidráulicos: um toque de inspiração

· 14 de julho de 2018
Assim como na moda, as tendências de decoração também são cíclicas. Elas vêm e vão. Elas usam elementos modernos inspirados no passado.

Este é o caso dos pisos do tipo mosaico feitos com ladrilhos hidráulicos.

Mas antes de falarmos desse tipo de piso, vamos conhecê-lo um pouco mais.

O que é o ladrilho hidráulico?

Os ladrilhos hidráulicos são ladrilhos de cimento pigmentados com diferentes cores conforme o seu desenho e são fabricados com uma prensa hidráulica. É por isso que recebem esse nome.

Este tipo de ladrilho apareceu na França no final do século XIX, e foram muito utilizados na Europa. Eles foram inspirados pelo movimento da Art Déco e do Modernismo. É por isso que eles estão presentes em cidades como Barcelona, introduzidos por um dos arquitetos mais reconhecidos em todo o mundo, Gaudí.

O ladrilhos hidráulicos retornaram com “força total”. Isso trouxe várias ideias decorativas, desde as mais tradicionais até as mais sofisticadas.

E você pode estar se perguntando qual é a razão pela qual esses ladrilhos entraram na moda novamente. Bem, pode-se dizer que nos últimos tempos a tendência do estilo retrô/vintage tem recuperado muitos elementos decorativos de épocas passadas. E com esse tipo de ladrilho não seria diferente.

Com certeza, essas peças têm um charme único que as diferencia do restante. Além de ser um elemento decorativo original, são muito sólidas e resistentes.

Um ladrilho hidráulico para cada estilo

Qualquer que seja o seu estilo decorativo, sempre haverá espaço para os ladrilhos hidráulicos. Além de servir como parte da decoração da sua casa, eles poderão oferecer uma imagem completamente diferente em qualquer canto.

Atualmente existem muitas possibilidades para integrá-los na decoração da sua casa, seja ela minimalista, industrial ou clássica. Você pode inseri-lo na forma de um rodapé, um contorno ou como revestimento de parede.

Você também pode colocá-los nos degraus de uma escada, na superfície de uma mesa ou imitando um tapete.

A variedade de desenhos e cores permitem encontrar uma solução decorativa para qualquer tipo de cômodo. Além disso, a manutenção deste tipo de piso é tão simples que permite preservar o estado das peças durante um longo período de tempo.

Como podemos ver, existem milhares de possibilidades que permitem que você introduza essas peças na sua casa.

Um ladrilho hidráulico para cada estilo

Inspiração marroquina

Os ladrilhos hidráulicos de inspiração marroquina se caracterizam por serem muito marcantes e por uma grande beleza visual. As cores douradas são muito usadas porque combinam perfeitamente com tons vibrantes, dando ao ambiente um ar exótico.

Outro tom muito usado é o azul, uma cor com influências trazidas do Mediterrâneo e que dão um efeito mais boêmio e relaxado.

Por sua vez, a combinação de cores marrons com verde, vermelho púrpura ou laranja cria ambientes muito acolhedores e muito típicos dos ambientes árabes.

Motivos geométricos

Os ladrilhos hidráulicos com motivos geométricos são os mais procurados por causa do seu belo efeito decorativo.

Eles combinam muito bem com estilos como o nórdico ou o nouveau, uma vez que lhes dá um toque muito original, sem romper com a estética que buscam.

Inspiração marroquina

Os ladrilhos hidráulicos recuperaram formatos tradicionais como o hexágono. Esses motivos geométricos permitem que os ambientes em que são colocados assumam um papel central na decoração.

Sem dúvida, são propostas cheias de imaginação, através das quais se consegue um resultado único e contemporâneo.

Estilo clássico/retrô

O ladrilho hidráulico de inspiração clássica segue fielmente a aparência da época em que eles tiveram seu máximo esplendor, entre os anos 60 e 70.

Estilo clássico/retrô

Uma das formas de maior beleza estética são aquelas que recriavam um mosaico hidráulico. Estavam presentes em muitas casas na forma de rodapés e bordas.

Novas tendências em ladrilhos hidráulicos

Uma nova tendência na colocação de ladrilhos hidráulicos é o patchwork hidráulico. Consiste na combinação de ladrilhos hidráulicos de diferentes cores e desenhos.

Outra nova tendência é optar por colocá-los em apenas algumas partes do piso. Dessa forma, o que se procura criar são decorações que se destaquem na superfície em que queremos colocá-los.

Uma ideia seria colocá-los em forma de um quadrado ou retângulo, recriando um papel de parede, porém preso ao piso. Outra opção é combiná-los com madeira para criar contraste entre os dois materiais e suas cores.

E você, gostou dessa tendência decorativa?