Lanternas: 5 ideias geniais para decorar exteriores

27 de abril de 2019
As lanternas ajudam a criar um ambiente de tranquilidade e romantismo em espaços como jardins ou varandas. Além disso, são ideais para contribuir com a iluminação desses lugares, especialmente durante a noite.

A iluminação dos espaços exteriores é algo que tem ganhado importância nos últimos anos. É verdade que a luz natural é a protagonista desses lugares, mas muitas pessoas optam por colocar lanternas para decorar e obter fontes de luz, sobretudo à noite.

Estes elementos se caracterizam por adicionar um toque de romantismo e aconchego, tanto dentro como fora da casa. Por sua vez, permitem a criação de ambientes noturnos para fazer reuniões com amigos e familiares em áreas como a varanda ou o jardim. Gostaria de incorporá-las na sua decoração?

Iluminação: o motivo para decorar com lanternas

A iluminação, tanto natural como artificial, desempenha um papel muito importante na hora de criar um ambiente agradável dentro e fora do lar. Além de influenciar na estética, também se relaciona com o estado de ânimo e com a energia do ambiente.

lanternas brancas

Um detalhe sobre a ideia de usar lanternas para decorar o exterior é que se tornou uma tendência. Mas há muitas outras alternativas para iluminar jardins e terraços, esse complemento é apenas um dos favoritos.

A luz fraca que emitem proporciona uma agradável sensação de tranquilidade, além de contribuir com um valor estético. Além disso, se destaca entre os demais complementos de decoração e fazem com que os ambientes se tornem mais atrativos.

O tipo de iluminação para suas lanternas

Antes de conhecer as lanternas para decorar as áreas externas da casa, cabe lembrar que a iluminação que proporcionam pode variar em função do seu tamanho e material de fabricação. Algumas são apenas de uso decorativo, já que têm luzes muito pequenas que apenas se destacam na escuridão.

Para iluminar o ambiente, há duas alternativas interessantes: primeiro, as clássicas lâmpadas, que são duráveis e fáceis de manipular. A outra opção são as velas, que são românticas e de luz mais tênue. Estas últimas têm a desvantagem de apagar por estarem ao ar livre.

Belas lanternas para decorar exteriores

As lanternas para decorar exteriores estão disponíveis em diferentes modelos e materiais. Podem ser utilizadas tanto em quintais de grandes dimensões como em pequenas varandas e terraços. O mais importante é escolher aquelas que se adequam ao estilo que queremos refletir.

1. Lanternas suspensas

lanternas-suspensas

São um dos estilos preferidos na lista de lanternas para decorar exteriores. Podem ser colocadas nas paredes do pátio, assim como penduradas de um lado e de outro. O que se deve ter em mente é que o material deve ser resistente, já que o sol e a umidade poderão danificá-las.

  • Podemos encontrar estilos redondos, quadrados ou triangulares. Inclusive, você poderá criar as suas próprias lanternas utilizando materiais recicláveis, como lâmpadas e frascos.

2. Lanternas de chão

Devido ao seu design e material, as lanternas de chão se destacam como um complemento para decorar exteriores. Recomenda-se usá-las em jardins ou na entrada de uma casa pouco iluminada. Existem modelos com alturas diferentes e podem ter vários níveis de iluminação.

3. Lanternas de parede

Muitos decidem colocá-las na parede dentro da casa. No entanto, essa opção é mais apropriada para áreas como jardins e varandas. Por isso, se você está procurando lanternas para decorar exteriores, aposte nas alternativas de parede. Elas existem em diferentes materiais, cores e acabamentos.

  • Por exemplo, estão disponíveis com estruturas metálicas na cor cobre, que apresentam um acabamento envelhecido muito interessante. Além disso, o vidro da lâmpada pode ser transparente ou colorido.
lanterna na parede

4. Lanternas de madeira

Os amantes do estilo vintage e rústico irão se apaixonar pelos diferentes modelos de lanternas de madeira. Costumam ser perfeitas para caminhos de jardim, escadas ou regiões próximas à mesa da varanda. No entanto, é preciso ter em mente que se deterioram facilmente se forem deixadas tomando sol e água.

5. Lanternas de mesa

Existem muitas lanternas pequenas que podem ser úteis como centro de mesa para ocasiões especiais com familiares, amigos ou casal. Elas também podem ser usadas como lanternas de exteriores, já que são perfeitas para eventos, como jantares românticos, casamentos ou qualquer celebração.

No mercado podem ser encontradas em diferentes cores, tamanhos e materiais. No entanto, podemos criar lanternas em casa usando, por exemplo, garrafas de vidro ou latas.