4 tendências em decoração para jardins de sacada

7 de setembro de 2018
Você ainda não conhece as novas tendências para jardins de sacada? Neste post, falaremos sobre isso.

Se forem decorados da maneira adequada, poderemos ter belos jardins de sacada em casa. Você só precisa aproveitar ao máximo cada um dos cantos da sacada e, como não poderia ser de outra forma, deixar que a natureza seja a protagonista. A seguir, mostraremos algumas tendências de decoração em jardins de sacada que você precisa conhecer.

Como você mesmo verá a seguir, não é necessário que a sacada seja muito grande. Você também não precisa de muito dinheiro. É preciso apenas decorá-la seguindo as novas tendências e, assim, você poderá ter um pedacinho da natureza em casa, estando no campo ou na cidade.

Elementos pendentes

As sacadas geralmente têm dimensões pequenas, por isso é importante aproveitar ao máximo o seu espaço. Com isso, queremos dizer que não devemos nos limitar ao chão. É possível também utilizar as paredes e tetos. Algumas das ideias que podemos utilizar nessas superfícies são as seguintes:

  • Vasos pendentes. Compre suportes para prender os vasos no teto, para que eles fiquem pendurados ali. Se você pendurar vasos cujas folhas caiam, criará um efeito cascata, que dará um toque perfeito em jardins de sacada. Você só precisa ter cuidado com a altura do teto, para que esse tipo de decoração não seja algo incômodo.
  • Jardim vertical. Outra das tendências mais em alta no que diz respeito a jardim de sacada são os jardins verticais. Encontre uma parede livre e coloque uma estrutura sobre a qual as plantas possam subir. Lembre-se de podá-la para que o jardim vertical não ocupe uma grande parte da sacada.

Jardins de sacada: plantas aromáticas

Uma tendência cada vez mais popular é a de incluir plantas aromáticas nos jardins de sacada. Isso porque essas plantas cumprem uma função dupla. Por um lado, são um objeto decorativo como qualquer outra planta. Por outro, são perfeitas para utilizar na cozinha e dar um toque especial aos pratos.

Uma opção é escolher várias plantas aromáticas e plantá-las em pequenos vasos. Escolha as plantas que você mais utiliza na cozinha como, por exemplo, tomilho, alecrim ou orégano.

Como comentamos anteriormente, em um jardim na sacada é preciso aproveitar todas as superfícies. Por isso, recomendamos que você pendure os diferentes vasos na parede em alturas diferentes. Você criará um canto diferente e original, além de muito prático.

A madeira não pode faltar nos jardins de sacada

As plantas e a madeira combinam perfeitamente. As duas contribuem para criar um ambiente muito mais fresco em sua sacada. A madeira pode estar incluída em diferentes elementos, e pode ser de diferentes tipos e tons, de acordo com os seus gostos.

  • Mobiliário de madeira. Se a sacada é grande o suficiente para colocar cadeiras, uma mesa ou uma espreguiçadeira, recomendamos que sejam de madeira. Elas se integrarão ao espaço e não quebrarão a harmonia. Além disso, existe uma razão prática: se a sacada está exposta ao sol, tanto o plástico quanto o metal queimam e estragam com o passar do tempo. Por outro lado, a madeira com a manutenção adequada, é mais fácil de utilizar e tem uma vida útil muito maior.
  • Piso de madeira. Para que a sacada seja mais aconchegante, já que a cerâmica não combina com a ideia de um jardim na sacada, a solução é comprar várias placas de madeira especial para exteriores e instalá-las em cima do próprio piso.
  • Estruturas de madeira. Além de dar um toque muito mais natural do que a parede oferece, essas estruturas dão suporte para que as plantas trepadeiras se agarrem e cresçam mais rapidamente.

O corrimão, perfeito para iluminar

Se sua sacada tem corrimão, temos uma recomendação especial. Utilize-o como suporte para apoiar os elementos luminosos. Compre uma guirlanda luminosa e enrole-a pelas barras até cobrir todas elas. Assim, você não vai tirar espaço da sacada, e ela ficará perfeitamente iluminada.

jardins verticais

Você também pode comprar um cordão de lanternas e colocá-las da mesma maneira. Você terá um ambiente intimista, romântico e acolhedor, graças a essa iluminação mais tênue.

Além disso, você pode incluir outros objetos luminosos, como velas ou pequenos dispositivos que são abastecidos com a luz solar. Eles são a melhor forma de ter uma iluminação eficaz sem ter que se preocupar com nada.