Lixeiras para interiores: 6 modelos interessantes

13 de janeiro de 2019
Um objeto tão simples pode fazer uma grande diferença na estética do seu lar. A seguir, falaremos sobre o que levar em consideração na hora de escolher uma lixeira para o interior da sua casa.

Embora seja verdade que, geralmente, as lixeiras são colocadas em locais muito discretos ou até mesmo totalmente escondidas, o fato é que isso nem sempre é possível. Por essa razão, não devemos deixar de prestar atenção ao modelo e formato das lixeiras para interiores.

As lixeiras são objetos muito práticos que precisam ser incluídos em certos cantos da casa. A sua função é armazenar os resíduos e manter a ordem. Entretanto, embora seja um objeto muito simples, você não deve negligenciar a sua aparência, pois isso poderá afetar o restante da decoração.

Há objetos que, em vez de se destacarem, devem ser integrados ao espaço de maneira discreta. Afinal, a sua finalidade não é decorar, mas atender uma necessidade.

4 designs de lixeiras para interiores: cozinha

Quando esse objeto é colocado na cozinha, a primeira coisa a considerar é que ele deve ter, de preferência, uma tampa. Assim, o mau cheiro gerado pelos resíduos não vai se espalhar tão facilmente para o restante da casa. Além disso, a tampa irá evitar a proliferação de moscas e insetos.

Não é essencial que as latas de lixo para a cozinha tenham um pedal, mas os modelos que o incluem geralmente são os mais confortáveis. Por esse motivo, esses modelos estão entre as opções mais comuns.

latas de lixo para interiores

Os modelos de lixeiras para a cozinha são geralmente simples: com tampa e pedal. Normalmente, elas têm forma retangular ou cilíndrica, de altura e volume variáveis, e também de uma só cor. As latas de lixo para interiores mais populares na cozinha, são:

  • Retangular de plástico, com tampa, mas sem pedal.
  • Cilíndrica de aço inoxidável, compacta, com pedal.
  • Meia lua de plástico, com um único compartimento.
  • Retangular com compartimentos (para separar os diferentes tipos de resíduos: papel, vidro, plástico e orgânico).

Deve-se notar que, muitas vezes, as lixeiras para interiores podem ter uma cor vibrante, como vermelho, verde ou amarelo, para dar cor à cozinha. Especialmente, quando há uma predominância de cores neutras no ambiente.

Há também aqueles que preferem disfarçar a presença da lixeira tanto quanto possível. Se a cozinha for completamente branca, é possível optar por uma lata de lixo da mesma cor para que ela fique completamente camuflada.

2 designs de latas de lixo para interiores: banheiros

Outra área dentro da casa que pode incluir lixeiras é o banheiro. Esse recipiente geralmente tem um tamanho bem pequeno, se comparado com as lixeiras da cozinha. Afinal, na cozinha, as latas de lixo exigem uma capacidade consideravelmente maior para a quantidade de resíduos gerados nessa área da casa.

Por outro lado, no banheiro, as lixeiras são colocadas em pontos estratégicos onde permanecem à mão e ocupam o menor espaço possível. E no que diz respeito ao design, geralmente possuem dois tipos de sistema de abertura e fechamento:

  • Lata de lixo com tampa e pedal.
  • Lata de lixo com um orifício na tampa, que pende ao empurrar.

Hoje em dia, há modelos adequados para todos os tipos de decoração. Inclusive, você poderá encontrar latas de lixo de plástico, mas imitando diferentes tipos de mármore. Além disso, há outros materiais que podem se adaptar melhor ao espaço ou complementá-lo. Tudo depende do seu gosto pessoal.

algumas latas de lixo para interiores

Lixeiras para interiores: quartos

Nos dormitórios, geralmente não são colocadas latas de lixo, mas cestos. Especialmente, quando você tem uma área de trabalho ou estudo. Em geral, eles não têm tampa e podem variar de cestos de vime a recipientes de aço inoxidável. Além disso, também podem ser outros recipientes para descartar papel. De fato, não há regras rígidas.

Sempre que você tiver um cesto ou lixeira no quarto, é aconselhável esvaziá-lo regularmente e também evitar o acúmulo de resíduos orgânicos para não gerar odores.

Existem muitos modelos de latas de lixo para interiores: de prático e simples a totalmente personalizado para crianças e adultos. Dependendo da personalidade de quem vai decorar, é possível optar por uma lata de lixo na forma de um panda, por exemplo, para dar um toque muito engraçado e único à cozinha. As latas de lixo também podem ser criadas a partir de materiais reciclados. O importante é que a lixeira cumpra a sua função.