Como eliminar as manchas do chão da cozinha

5 de janeiro de 2019
Para manter o chão da cozinha limpo, é necessário escolher os melhores produtos, bem como manter hábitos que melhorem a higiene do local.

É possível que a sua cozinha fique suja toda vez que você a utiliza. Na verdade, isso é algo inevitável; por isso, é melhor já prever os meios e recursos para que, na hora de limpar, você saiba como remover a sujeira e como eliminar as manchas do chão da cozinha.

Simplesmente cozinhando uma refeição, tanto com óleo quanto com outros alimentos, alguns restos podem cair no chão. O que acontece a seguir? Pisa-se em cima e ficam as pegadas, sujando tudo.

Se você não limpar a cozinha depois de usar, estes restos que caem no chão podem secar e ficar muito mais difícil de serem removidos posteriormente; portanto, é necessário intervir rapidamente e limpar de forma eficiente.

A dificuldade de eliminar as manchas do chão

eliminar as manchas do chão

Por que é tão complicado remover uma mancha do chão? Primeiramente, a sujeira que cai no chão frequentemente é acompanhada por outros resíduos, já que as solas dos nossos sapatos também têm detritos trazidos da rua.

Uma vez que essa sujeira fique seca, tentar removê-la pode se tornar uma verdadeira odisseia. No entanto, atualmente existem produtos de limpeza muito apropriados para remover qualquer tipo de mancha.

O chão da cozinha geralmente é de cerâmica. Por isso, ele não tem nada a ver com a madeira, a qual realmente é muito complicada de limpar e absorve mais a sujeira, principalmente no caso dos líquidos. Por outro lado, em um piso de cerâmica podemos conseguir um resultado perfeito.

Produtos de limpeza para eliminar as manchas do chão

Um grande número de produtos de limpeza poderia ser listado; no entanto, vamos comentar apenas aqueles que estão atualmente no mercado e que oferecem os melhores resultados:

  • Água sanitária: o principal produto que oferece um excelente resultado. Não só remove as manchas rapidamente, mas também desinfeta e não deixa resíduos na superfície; além disso, também deixa um bom aroma e uma sensação de limpeza.
  • Amoníaco: não só limpa, mas também remove as manchas de forma eficiente, principalmente as de gordura. A maior desvantagem é o forte cheiro que exala; por isso, não é bom inalar muito tempo este produto.
  • Sabão caseiro: este tipo é ecológico e é adequado para qualquer tipo de cerâmica e de pedra, até mesmo para as esmaltadas. Limpa, dá brilho e deixa um bom aroma.
  • Vinagre: embora seja utilizado principalmente para a madeira, também poderá ser usado para a cerâmica. Desinfeta e elimina as manchas, mas tem um cheiro muito forte; por isso, também é necessário utilizar um aromatizador de ambiente.

Muito tem sido dito sobre os limpadores multiuso que funcionam para todos os tipos de superfícies e para banheiros. Há melhores e piores; de qualquer forma, é melhor pesquisar e comprar um bom produto que seja destinado principalmente para pisos.

eliminar as manchas do chão

O que usar para remover a mancha?

Depois de decidir qual produto usar, é necessário executar o processo de limpeza; isso dependerá um pouco do tipo de mancha, pois ela pode estar mais ou menos impregnada ou grudada. Assim, os seguintes utensílios de limpeza podem ser usados:

  • O mop: principal ferramenta para a limpeza de pisos. É necessário passar intensamente sobre a mancha e não de forma lenta ou suave; portanto, é necessário esfregar até que ela seja removida. Normalmente, ela é eliminada com a ajuda do produto de limpeza.
  • Pano: método menos aconselhável e que requer mais esforço físico. Seria necessário simplesmente esfregar a mancha, mas se você tiver um mop, ele ajudará a reduzir o esforço, além de poder ser usado em pé.

Se fosse necessário definir uma maneira eficaz e rápida, certamente a melhor seria o mop com a água sanitária. Essa dupla funciona perfeitamente e vai deixar o chão da cozinha limpo e brilhando em pouco tempo.

– Mantenha bons hábitos de limpeza. –

eliminar as manchas do chão

Manutenção diária da limpeza

Se o chão for limpo todos os dias e se, ao mesmo tempo, evitarmos derrubar sujeira, uma boa higiene diária poderá ser alcançada sem a necessidade de grandes esforços. Porém, é essencial que a família toda cumpra as regras de recolher o que cair no chão.

Pode ser inevitável que o chão se suje; no entanto, ele pode ser limpo depois de termos arrumado a cozinha ou logo após cozinhar. Passe um pano úmido e, assim, manteremos o piso de cerâmica limpo e brilhante.

Rognoni, Patricia: La limpieza integral de la casa, De Vecchi ediciones, 2012.