Lofts de estilo industrial: decoração urbana

22 de dezembro de 2018
Se você quer decorar o seu apartamento com um estilo industrial bem definido, mostraremos algumas características principais e uma decoração urbana ideal.

Atualmente, a decoração urbana em lofts de estilo industrial é uma tendência cada vez mais procurada e utilizada por todos, tanto para decorar lofts, apartamentos e casas quanto para a decoração de lojas. Este estilo é muito característico e é definido pela inclusão de materiais e elementos relacionados às fábricas da era industrial. O estilo industrial é sinônimo de inovação e traz personalidade ao ambiente.

Esta estética tão particular inclui elementos de construção aparentes dentro das casas; como o concreto, o tijolo, a madeira não trabalhada, o metal, o ferro, o aço e o couro. Devido ao uso deste tipo de material em estado bruto, isto é, ao natural, as suas cores são as correspondentes. Assim, as cores que se destacam são o branco, marrom, cinza e preto.

Os lofts de estilo industrial se caracterizam por serem espaços amplos, com grandes janelas e, portanto, uma ótima iluminação natural. A seguir, mostraremos como você poderá utilizar uma decoração urbana nos lofts de estilo industrial. Além disso, falaremos sobre quais materiais aplicar e como combinar as cores e os elementos decorativos.

Lofts de estilo industrial: materiais aparentes

Para caracterizar o seu loft no melhor estilo industrial, você deve necessariamente incluir alguns dos materiais que mencionaremos a seguir.

Tijolo aparente

Você poderá utilizar tijolo aparente dentro do loft inteiro ou apenas em algumas paredes. Além disso, o tijolo aparente poderá ser utilizado sem intervenção ou, ao contrário, poderá pintá-lo de branco ou com um tom gelo com acabamento envelhecido.

Lofts de estilo industrial: Materiais aparentes

Vigas e canos

As vigas e canos aparentes são realmente muito característicos da estética industrial. Uma alternativa muito interessante é brincar com as diferentes cores e pintar os canos, por exemplo, com cores como tijolo, branco ou preto, como você preferir. Isso dará um aspecto muito particular e original aos lofts de estilo industrial.

Concreto

O concreto é outro aliado dessa estética que necessariamente deve aparecer. Você poderá incluir concreto no chão, nas paredes e até mesmo nos móveis. Faça belas mesas de cabeceira de concreto, por exemplo. Como este material dará uma aparência um pouco mais fria ao espaço, ele deve necessariamente ser combinado com a madeira e com outros elementos que forneçam calor ao ambiente.

Móveis

É importante considerar o tipo de móvel que você vai utilizar nos lofts de estilo industrial. Se o espaço for muito amplo e com o teto muito alto e você quiser acentuá-lo, então poderá incluir móveis com uma altura baixa. Dessa forma, será criado um maior contraste nas dimensões do espaço. Brinque com os diferentes materiais nos móveis da sua casa no estilo industrial.

Madeira

Você poderá utilizar a madeira tanto nas camas quanto nas mesas e cadeiras. Uma alternativa muito bonita é criar os seus próprios suportes para as camas ou para as mesas com paletes reciclados. Tente não intervir na madeira ou, se você preferir, lhe dê um acabamento envelhecido.

Se o seu espaço foi decorado com materiais relativamente escuros, então recomendamos que os móveis de madeira que você escolher sejam em tons mais claros. Isso vai contrastar com o restante dos seus elementos; dessa forma, o espaço não ficará muito escuro.

Combine madeira com ferro

A madeira combinada com o ferro acentuará este estilo de decoração urbana. Você poderá colocar uma mesa de madeira com pés de ferro na sala de jantar, por exemplo. Da mesma forma, as prateleiras de madeira com suporte de ferro também são muito bonitas e combinam com este estilo.

Combine madeira com ferro

Sofás de couro

O couro também será um dos principais materiais nos lofts de estilo industrial. Tente incluir poltronas em cores como tijolo, preto ou marrom. Isso dará mais personalidade aos seus espaços.

Mesas de cabeceira de concreto

Assim como mencionamos anteriormente, o concreto também poderá ser utilizado nos seus móveis. Você mesmo poderá criar as suas mesas de cabeceira de concreto. Essa alternativa é barata, prática e também acentuará o estilo industrial.

Use armários de vestiário antigos como móveis

Os objetos de estilo vintage, como os armários de vestiário antigos, por exemplo, ficarão muito originais no seu novo loft. Você poderá restaurá-los ou, se eles tiverem uma aparência envelhecida, deixá-los como estão. Eles são ideais para serem usados como um sistema de armazenamento na sua sala de estar.

Use objetos decorativos antigos

Você nunca deve se esquecer de usar objetos decorativos de estilo vintage. Assim, engrenagens, máquinas de costura antigas, garrafas, sifões de vidro e quadros antigos serão elementos fundamentais na decoração urbana do seu loft.

Brinque com as diferentes texturas; crie um estilo industrial e ao mesmo tempo eclético, combinando objetos antigos de diferentes épocas. A decoração equilibra a rigidez das estruturas aparentes e traz comodidade ao ambiente. Dessa forma o seu loft de estilo industrial ficará bonito e original.