Máscaras para decorar suas paredes

22 de abril de 2019
Utilize máscaras para dar um toque étnico à decoração da sua casa, conseguindo assim espaços com muita personalidade.

Neste artigo, lhe daremos algumas ideias sobre máscaras para decorar a sua casa, obtendo assim espaços com muita personalidade.

Podemos encontrá-las em diferentes formatos; por exemplo, algumas estão sobre um pedestal ou dentro de um nicho. No entanto, desta vez optamos por nos concentrarmos naquelas que podemos pendurar nas paredes.

Para conseguir um resultado consistente, você deve levar em consideração qual é o estilo decorativo do ambiente: se é minimalista, uma máscara simples será suficiente; se optou por uma decoração étnica, uma ou várias máscaras africanas ficará genial. Podemos adaptá-las a todos os estilos.

Sem dúvida, são muito decorativas; além disso, ainda não são muito comuns, por isso atrairão a atenção dos seus convidados. A seguir, daremos mais algumas ideias sobre a utilização de máscaras na decoração.

O significado das máscaras

Nos dias de hoje, usamos as máscaras simplesmente de maneira decorativa. No entanto, não devemos esquecer que elas estão intimamente relacionadas à religião e cultura das civilizações que as criaram. Por exemplo, máscaras venezianas funcionam como proteção para aqueles que as usam.

Máscaras venesianas para decorar suas paredes

As máscaras eram usadas em rituais e cerimônias de todos os tipos, representando personagens diversos: deuses, reis, animais (antílopes, crocodilos, veados)… Ao buscar o melhor para a sua casa, você encontrará muita variedade.

Talvez as mais comuns sejam as africanas, embora também possamos ver máscaras da América do Sul ou do carnaval de Veneza.

Se você é uma pessoa que gosta de viajar, poderá comprar artesanato, como são por exemplo as máscaras (geralmente feitas com materiais naturais, como madeira). Essas máscaras serão uma recordação única. Além disso, você também poderá combiná-las com itens de cerâmica, tapeçarias, instrumentos musicais, figuras, cestas de vime… Assim, você conseguirá um espaço completamente étnico. Também estão disponíveis em galerias de arte, embora, por razões óbvias, os seus preços são muito mais altos.

Se nada disso se adequar às suas circunstâncias, você poderá comprá-las em lojas de decoração on-line. Chegam a ser muito baratas e as encomendas não demoram a chegar.

Decore as paredes da sua casa com máscaras

Em primeiro lugar, podemos dizer que são adequadas para qualquer ambiente: sala de estar, quarto, escritório ou hall de entrada. Como já dissemos, o mais importante é levar em conta o estilo daquele cômodo.

Além disso, algumas delas se tornam verdadeiras obras de arte, por isso devemos fazê-las sobressair. Para isso, a primeira coisa que devemos fazer é escolher uma parede o mais vazia possível, de preferência de cor clara. Se possível, certifique-se de que os móveis nessa área sejam baixos, para não esconder a máscara.

Então, dando novamente as máscaras africanas como exemplo, devemos pensar que alguns modelos têm formas muito alongadas. Dependendo das dimensões que tiverem, poderemos colocá-las individualmente na parede ou formar uma composição com várias máscaras.

Além das dimensões, devemos também pensar em seu estilo: cores, desenhos, figuras que representam… Existem muitos modelos disponíveis. Se você quiser um resultado homogêneo, precisa atender a todos esses parâmetros.

Além disso, escolha uma parede que não fique continuamente exposta ao sol, já que as máscaras seriam danificadas. No entanto, a área deve ser iluminada, para que possam ser bem apreciadas.

No caso das máscaras venezianas, talvez uma grande seja suficiente, com algumas máscaras pequenas dispostas ao seu redor. Em geral, elas são muito chamativas: têm detalhes dourados, flores, glitter, muitas cores… Se você visitar Veneza, será difícil escolher apenas uma.

Decore quartos infantis

Máscaras infantis para decorar

Se houver crianças em casa, você deve aprender esse artesanato para fazer com elas. Fazer máscaras com crianças é uma das possibilidades que apresentamos neste artigo. Embora você possa comprá-las em qualquer loja infantil, considere fazê-las você mesmo, se gostar da tendência DIY. Para isso, você poderá usar cartolina, pratos descartáveis, papel machê…

As mais comuns são aquelas que apresentam figuras de animais ou de seus desenhos favoritos. Com elas, você conseguirá dar um toque de cor no ambiente. Outra opção são as máscaras dos super-heróis dos gibis e quadrinhos.

Neste caso, recomendamos que você as organize em uma parede inteira, sem deixá-la excessivamente sobrecarregada.

Uma maneira original de decorar

Como você pode ver, as máscaras são uma excelente opção para decorar o ambiente. Se você não quer colocá-las diretamente na parede, poderá utilizar os nichos abertos nas paredes, estando sempre atento à iluminação.

E, embora seja muito incomum, há também vinil decorativo com desenhos de máscaras. A vantagem do vinil é que você poderá colocar e retirar com facilidade, sem deixar nenhum tipo de marca.

Llorente, Sandra. “Diseño étnico: Ideas originales de etno diseño“. Revista Ella Hoy. 2018. Información disponible en el siguiente enlace: https://www.ellahoy.es/ocio/articulo/diseno-etnico-ideas-originales-de-etno-diseno-fotos/288369/

Paradelo, Goito. “Mascarada carnavalera en pleno verano, la última tendencia de decoración”. Revista Woman. 2018. Información disponible en el siguiente enlace: https://www.woman.es/lifestyle/deco/mascaras-carnaval-tendencia-decoracion-verano