8 sugestões para criar uma decoração minimalista

9 de março de 2019
O minimalismo sempre é uma boa opção na hora de decorar porque ele aproveita qualquer espaço sem sobrecarregá-lo, dando a sensação de amplitude e não de vazio.

A decoração minimalista ganhou destaque nos últimos anos. Esse estilo de decoração também é uma tendência e um movimento artístico que se baseia na utilização do menor número possível de elementos.

O minimalismo também é considerado um estilo de vida que tem como base se desligar do material e viver apenas com o que é necessário.

O minimalismo aproveita ao máximo os espaços para sejam totalmente funcionais.

Tudo sobre a decoração minimalista

Esse tipo de decoração busca a funcionalidade, sobriedade e espaço. A ordem e a limpeza também fazem parte desta filosofia de vida.

Os elementos arquitetônicos são o centro desse estilo, deixando os elementos decorativos em segundo plano.

Neste artigo, daremos 8 dicas para criar uma decoração minimalista.

1. Menos é mais

Para conseguir criar uma decoração minimalista, você deverá tirar tudo o que não usa. Fique com o básico e indispensável. Os demais, você poderá vendê-los ou dá-los de presente, e o que não servir jogar fora.

2. Funcionalidade acima de tudo

Não preencha os espaços com móveis e objetos só para não o deixar vazio. Busque, antes de mais nada, a funcionalidade de tudo o que você incluir na decoração.

Procure por móveis e objetos versáteis e funcionais.

3. Cores-chave

O estilo minimalista é um estilo neutro, portanto, as cores nas quais ele é baseado são o branco, preto e as cores neutras.

Isso não significa que não existem objetos com cores vibrantes. Sim, existem, mas de uma maneira sutil e não exagerada.

4. Formas

As formas características da decoração minimalista são as linhas retas e limpas. Escolha móveis quadrados ou retangulares.

Além disso, costuma-se utilizar formas geométricas como pentágonos ou triângulos. Predominam os móveis baixos.

Lembre-se que nesse estilo, se dá maior importância à arquitetura e não aos objetos decorativos.

decoração minimalista

 

5. Tudo despojado

As paredes e pisos que seguem esse estilo, se caracterizam por serem claras. É importante que você evite acumular objetos sobre as superfícies.

O minimalismo busca alcançar a ordem absoluta. Para esse estilo é fundamental que tudo esteja no seu devido lugar.

6. Sutileza

É um erro pensar que esse estilo decorativo não tem decoração, vale a redundância. A chave é entender que ele permite sim elementos decorativos. Esses elementos decorativos devem ser tão sutis quanto possível.

Por exemplo, se você quiser colocar flores, coloque-as de uma forma sutil, em vaso de flores simples. Nada de sobrecarregar o espaço nem as superfícies.

7. Assimetria

O minimalismo é o rei das assimetrias, já que permite brincar com elas chegando a criar combinações realmente incríveis.

Por exemplo, em uma parede de cor neutra coloque vários quadros com a mesma forma e com muita pouca separação entre eles. No final, você terá uma melhor combinação.

8. A luminosidade

Por ser um estilo que procura a simplicidade e clareza, a luminosidade desempenha um papel muito importante.

Por este motivo, procure deixar as janelas livres, somente com cortinas leves, de apenas uma cor. É muito comum o uso de janelas grandes, por onde entram muita luz.

Além disso, costuma-se incluir pontos de luz branca que simulam a luz natural.

decoração minimalista

 

Considerações Finais

Quando se trata de optar por esse estilo e não por qualquer outro, é aconselhável fazer a si mesmo estas três perguntas:

  • Com que objetivo e finalidade, vou usar este cômodo?
  • Como vou aproveitar este espaço? Quais atividades cotidianas eu vou realizar?
  • Quantas pessoas costumam usar esse cômodo? É para toda a família?

De acordo com designers de interiores, fazer a si mesmo essas perguntas antes de começar a decoração nos permite saber o que estamos realmente procurando e precisando. Ajuda-nos a ter foco.

Outra dica que os especialistas dão é que se você for decorar a casa, seguindo o estilo minimalista, é melhor que você comece pela sala de estar.

A sala de estar, muitas vezes, ocupa a maior parte da casa. É onde passamos a maior parte do nosso tempo, além de ser o local mais visitado.

Por todas estas razões, devemos prestar muita atenção nela. A partir da sala de estar você vai decorando os cômodos ao redor.

Antes de colocar mãos à obra…

Essa dica é muito útil para decorar a sua casa, não apenas no estilo minimalista.

Consiste em fazer um esboço do cômodo e de como ficariam dispostos os móveis.

No minimalismo, é muito importante que o espaço fique limpo, também são importantes as formas, etc. Então um esboço o ajudará a situar todos os objetos do seu cômodo, antes de colocar mãos à obra.

Móveis sob medida

A crença popular é que os móveis sob medida são mais caros do que os que podemos encontrar em uma grande loja.

Essa afirmação não deixa de ser verdadeira. Obviamente, o preço de um artigo não é determinado somente pela qualidade, mas também pela quantidade fabricada.

decoração minimalista

 

No entanto, muitas vezes é melhor fazer um móvel sob medida porque ele será personalizado e estará totalmente de acordo com as medidas que você quer.

Para a decoração minimalista, os móveis, como já mencionamos, são de linhas retas e puras. Essas características, muitas vezes, não são encontradas nos móveis das grandes lojas de decoração.

Dessa forma, não descarte a opção de mandar fazer móveis sob medida para a sua casa.