Cantinhos de leitura que você deve ter em casa

· 6 de fevereiro de 2019
Os cantinhos de leitura são, ao mesmo tempo, espaços muito pessoais e com total tranquilidade. Conheça algumas ideias que o ajudarão a criar o seu cantinho ideal.

Os cantinhos de leitura costumam ser espaços para relaxar, ler um romance que gostamos, uma revista ou o jornal diário. Para criar esses espaços é fundamental utilizar materiais e móveis que estejam de acordo com o seu estilo, que proporcionem conforto e criem um ambiente acolhedor.

Para criar o seu cantinho de leitura ideal, vocé deverá prestar especial atenção à iluminação, ao espaço e aos móveis. Você poderá criar um cantinho para ler em qualquer lugar da sua casa.

Cantinhos de leitura na sala de estar

Caso você disponha de uma sala de estar ampla com sofás, cadeiras e mesinhas de café, onde você costuma passar uma boa parte do tempo descansando, a única coisa que falta é um belo cantinho de leitura. Tudo já está pronto para a sua família e seus convidados. Agora, crie um espaço realmente pessoal e exclusivo para você.

cantinhos de leitura

 

 

 

Escolha o cantinho ideal

Você poderá escolher literalmente um determinado cantinho da sua sala de estar. Coloque um sofá com um encosto confortável, feito com um tecido bem macio. Acrescente uma ou duas almofadas, se assim desejar, e uma manta para ler nas noites ou dias frios de inverno.

A iluminação é muito importante

O mais importante é que seu espaço receba uma grande quantidade de luz natural ao longo do dia. Dessa forma, se você criar seu cantinho de leitura perto das janelas, será melhor. A iluminação artificial é fundamental. Com certeza você gosta de ler por horas à noite, quando todos já foram dormir.

O silêncio, uma boa luminária com foco direcionado e um chá relaxante, farão com que o seu momento solitário seja muito especial.

Acrescente uma pequena mesa

Com certeza você quer desfrutar de um chá, enquanto lê o seu romance favorito no seu cantinho de leitura. Por esse motivo, acrescentar uma pequena mesa ao lado da sua poltrona é uma alternativa muito prática para colocar os seus pertences.

Revisteiro ou caixa

Um revisteiro ou uma simples caixa decorada também é uma boa alternativa para ter em mãos. Você poderá guardar as suas revistas, jornais e livros, para escolher o que desejar quando se sentar no sofá.

Cantinhos de leitura no parapeito interno da janela

O parapeito interno é um lugar muito prático, onde você poderá criar um cantinho de leitura. Em casa ou no apartamento, você poderá criar um belo cantinho com muita luz natural. Por estar tão próximo à janela, é um local ideal. Caso disponha de tempo para ler durante o dia, crie o seu cantinho nesse espaço.

Acrescente várias almofadas confortáveis para que você apoie as suas costas na parede sem se machucar. Recomendamos ter em mãos uma grande manta. Como está muito próximo da janela, se você desejar ler nesse espaço à noite, poderá sentir o efeito das baixas temperaturas.

Cantinhos de leitura para crianças

Se você tem filhos que apreciam muito a leitura, poderá criar um cantinho da leitura específico para eles nos seus próprios quartos. Existem muitas alternativas originais de cantinhos de leitura.

Crie uma pequena cabana

Para as crianças, as cabanas são objetos que os estimulam a ter espaços de maior intimidade e a brincar com tranquilidade. Por esse motivo, as cabanas são uma alternativa muito original para cantinho de leitura e brincadeira para incluir no seus quartos.

Você poderá construir uma cabana com lençóis ou tecidos que não usa mais. Além disso, poderá encontrar cabanas para crianças já montadas em qualquer loja de brinquedos. Acrescente várias almofadas de diferentes tamanhos, formatos e cores. Você poderá colocar dentro da cabana uma guirlanda de luzes.

Coloque dentro da cabana um baú grande, onde os seus filhos poderão guardar os livros que já não leem mais. Incentive-os a reservar um tempinho do dia para ler uma história. 

cantinhos de leitura

 

Com tanta tecnologia, nos esquecemos de criar um espaço que nos ajude a relaxar, a pensar em outra coisa ou de realizar uma atividade criativa. Ler ajuda a trabalhar a mente e a espairecer. Por isso, criar cantinhos de leitura em casa é tão importante.

Pode ser tanto na sala de estar quanto no seu quarto ou no dos seus filhos. Se você dispõe de um cômodo específico com biblioteca, poderá criar um cantinho de leitura muito mais amplo. Desfrute de um bom livro, das horas de leitura do seu romance favorito e de um descanso profundo.