Projetos decorativos cheios de cor

22 de setembro de 2019
Certamente você já se perguntou como aplicar a policromia nos diferentes espaços da casa. Não se preocupe! Mostraremos algumas ideias para que você possa acertar.

Nos projetos decorativos ‘cheios de cor’, a policromia funciona especialmente bem em ambientes espaçosos que disponham de luz abundante. Sempre será possível encontrar uma fórmula adequada para escolher as cores para qualquer espaço da casa.

Uma boa maneira de planejar a cor da casa é escolher três ou quatro cores das quais você goste e que combinem. Use-as em todos os cômodos da casa, mas variando a proporção em cada um deles.

Combinações nos projetos decorativos cheios de cor

Combinações nos projetos decorativos cheios de cor

Combinar cores vivas ou intensas pode servir como um contraponto em ambientes onde tons mais suaves predominam. Ao combinar cores fortes, no entanto, é aconselhável não criar uma grande tensão cromática, já que isso nos impediria de nos sentirmos confortáveis no espaço.

Essa sensação pode ser evitada escolhendo uma cor que predomine e deixando que o restante faça um contraste, a fim de obter um resultado mais harmonioso. Também é possível reduzir bastante uma das cores complementares ao optar por uma combinação delas.

Um ambiente rústico, por exemplo, pode ser realçado com um contraste entre tons avermelhados, azuis e ocres. Dessa forma, produzirá um resultado impactante e, ao mesmo tempo, harmonioso.

A combinação acima também será adequada para uma sala de estar ou até mesmo para um quarto iluminado. No entanto, não é aconselhável para um quarto infantil ou um escritório. Os espaços de passagem, escadas interiores e cantos especiais são bons lugares para fazer combinações de cores mais ousadas.

Cores diferentes, um mesmo tom

Cores diferentes, o mesmo tom

Da mesma forma que nos ambientes monocromáticos é harmonioso combinar tons da mesma cor, em um policromático; usar cores diferentes, mas que compartilhem o mesmo tom, a mesma profundidade ou brilho dará bons resultados.

Embora sejam cores diferentes, elas se harmonizam porque o que elas têm em comum as unifica. Assim, não há dificuldade para se acostumar visualmente ao passar de uma cor para outra.

Efeitos de contraste nos projetos decorativos cheios de cor

Efeitos de contraste nos projetos decorativos cheios de cor

As cores parecem mais claras ou mais escuras do que realmente são quando não estão isoladas, mas sim em contato com outras cores, de acordo com o tom ao seu redor.

Por exemplo: um cinza escuro parece ainda mais escuro sobre um fundo branco, enquanto perde intensidade sobre um fundo preto. Este fenômeno deve ser levado em consideração, especialmente ao colocar móveis e outros objetos em uma parede pintada com esta cor.

Como criar espaços através da policromia

Como criar espaços através da policromia

A cor é uma ferramenta extremamente útil para planejar o espaço. Permite, por exemplo, diferenciar duas áreas em um mesmo cômodo, usando dois esquemas de cores diferentes, mas que estejam relacionados.

Uma opção é que uma parte do cômodo seja pintada com cores quentes, porém suaves, enquanto na outra sejam usados tons frios e também suaves, o que proporcionará harmonia à combinação. Outra boa ideia é brincar apenas com cores quentes, mas usando cores escuras em uma parte da sala e tons mais pálidos na outra.

Pintar uma única parede de uma cor profunda enquanto as outras três são pintadas de branco ou de uma tonalidade clara cria um ponto focal, uma área mais quente ou de interesse especial dentro do ambiente.

Uma parede pintada de uma cor escura é adequada para realçar um móvel ou dispor enfeites que sejam especialmente decorativos, nos quais uma cor mais clara predomine.

Projetos decorativos cheios de cor: misturas ousadas de cores

Banheiro

Projetos decorativos cheios de cor: misturas muito ousadas de cores

Quantas vezes pensamos que apenas as cores frias podem ser usadas no banheiro? Pois bem, isso não poderia estar mais longe da realidade. Este cômodo pode se tornar muito quente ao escolher o laranja como a cor predominante.

É possível utilizar azulejos alaranjados alternados com suas duas cores análogas; ou seja, um amarelo alaranjado e um vermelho alaranjado, e com a neutralidade do branco para ganhar luminosidade.

A madeira dos móveis do banheiro pode ser bem clara. Incluir elementos decorativos, como vasos ou toalhas na cor laranja, fará com que haja uma combinação muito agradável aos olhos.

Projetos decorativos cheios de cor: a sala de estar

Projetos decorativos cheios de cor: a sala de estar

É possível usar cores quentes como por exemplo, o laranja nas cadeiras, o vermelho alaranjado em uma luminária e o vermelho-escuro em um tapete. As paredes ficarão na cor branca. Se adicionarmos cadeiras pretas e brancas, o ambiente ficará mais sóbrio e elegante.

Neste caso, não houve a escolha de uma cor predominante, mas sim o uso de quatro cores de forma balanceada e sem fortes contrastes entre elas.

Cozinha

Usando cores na cozinha

Quem disse que não podemos experimentar com as cores na cozinha? Neste espaço, podemos criar uma combinação informal de cores: uma cor quente, o amarelo; uma fria, o violeta; e uma neutra, o cinza.

Estas três cores ficam muito bem quando combinadas com um móvel de madeira escura; pois elas darão um toque mais informal ao espaço, contrastando com a sobriedade da madeira. Ou então, com cores claras. Tudo depende do seu gosto pessoal. Assim, como você pode ver, existem muitas ótimas combinações de cores para os seus projetos decorativos. Você se arriscaria?