Relógios de parede: os grandes esquecidos na decoração de ambientes

· 29 de julho de 2018
Com a tecnologia abrindo o seu caminho com tanta força, deixamos de lado os relógios de parede que antigamente adornavam as nossas salas de estar ou cozinhas. Com estas ideias, você vai colocá-los novamente na sua parede.

Com o tempo, os relógios de parede caíram no esquecimento. Isso aconteceu, talvez, porque no mundo moderno em que vivemos precisamos cada vez menos “olhar a hora” no relógio de parede. Isso porque temos telefones celulares ou smartwatches (relógios inteligentes).

No entanto, nos últimos anos, o uso do relógio de parede tornou-se uma tendência na decoração, já que não se busca a sua utilidade, mas o seu potencial decorativo.

No artigo de hoje, vamos falar sobre as vantagens de colocar, pelo menos, um relógio de parede da nossa casa. Além disso, vamos abordar os tipos e os locais mais comuns para colocá-los.

Vantagens

As vantagens dos relógios de parede, além de nos manter informados a respeito da hora, são as seguintes:

  • Em primeiro lugar, um relógio de parede preenche perfeitamente uma parede vazia já que, pode perfeitamente,  substituir um quadro.
  • A sua funcionalidade ainda é uma vantagem que ninguém duvida. Embora, de fato, a sua função seja cada vez mais dispensável, o foco passa a ser a sua característica decorativa.
  • É um detalhe que confere estilo e personalidade a um cômodo.
  • Há uma grande variedade de estilos e formas, por isso é muito fácil encontrar o relógio perfeito para nossa casa.
  • Através dos seus múltiplos estilos, eles são capazes de nos transportar para outras épocas.
estilos de relógio de parede

Onde colocar um relógio de parede?

Como mencionamos anteriormente, os relógios de parede são ideais para decorar uma parede vazia de qualquer cômodo da casa.

Lugares essenciais

  • Cozinha: é muito útil ter um relógio nesse cômodo da casa; para que não queimemos a torta no forno ou para não estendermos demais o café da manhã.

Um lugar ideal para colocá-los pode ser em cima da campainha ou em qualquer lugar que seja visualmente acessível.

Um aspecto importante é o tamanho do relógio. Ultimamente, estão muito em moda os relógios XXL. A verdade é que eles são lindos, mas você precisa ter cuidado com eles.

Como repetimos muitas vezes, as proporções são importantes. Assim, para cozinhas muito pequenas escolha um relógio de tamanho médio. Caso contrário, a sua cozinha ficará menor do que realmente é.

  • Sala de estar: é o lugar por excelência para colocar um relógio de parede. Especialmente se tivermos uma parede vazia que precise de um toque especial.

É importante que você leve em consideração o estilo de decoração da sala de estar para que o relógio, embora dê um toque especial, fique em sintonia com o restante dos objetos.

Mesmo que você tenha uma parede grande, escolha um relógio simples para evitar que o espaço fique muito sobrecarregado.

Mais opções para relógios de parede

  • Escritório/Home Office: fundamental para um bom desempenho no trabalho é organizar o tempo: o que poderia ser melhor do que um relógio? Além disso, se você escolher um chamativo e moderno, com certeza ficará mais inspirado.
  • Quarto de criança: nesse cômodo da casa, os relógios de parede são muito úteis e trazem vários benefícios para as crianças.

Por exemplo, elas poderão aprender as horas e também terão maior controle sobre o seu tempo e como distribuí-lo em cada atividade.

relógio de parede verde infantil

Obviamente, os relógios de parede para os quartos das crianças devem estar de acordo com a decoração ou com a temática que elas gostam.

Por exemplo de animais, onde cada hora é um animal.

  • Quarto principal: muitas pessoas não querem um relógio de parede no quarto por medo do barulho e de não conseguirem dormir por causa disso.

Entretanto, muitos relógios são simplesmente decorativos, quer dizer, não têm os dispositivos que os fazem funcionar.

Então, se você quiser um relógio somente para decoração, sem se preocupar com o ruído, há muitas opções.

Lugares inesperados

  • Hall da casa: embora seja raro, um relógio de parede juntamente com um cabide e um espelho fica perfeito.
  • Banheiro: sim, os relógios de parede também podem ser vistos nos banheiros. Muitas pessoas não compartilham dessa opinião, porque alegam que o banheiro é um lugar para relaxar e não para se preocupar com o horário.

Mesmo assim, se você quiser experimentar, pode ficar ótimo.

Estilos

Em matéria de relógios de parede, existe uma infinidade de designs. Desde os mais clássicos aos mais vanguardistas, existem de todos os tamanhos, cores e formas.

Normalmente, esses são os estilos mais usados:

  • Vintage: pode ser de madeira ou metal, mas os seus números são quase sempre romanos. Eles nos lembram os relógios das estações de trem.
  • Grande esfera circular.
  • Cuco modernizado.
  • Pêndulo.
  • Vinis: eles são práticos e divertidos, uma vez que nos permitem colocá-los da forma que quisermos Consiste na colagem dos números em torno da estrutura mecânica.
  • Formas originais: figuras geométricas, na forma de animais, etc.
relógio de parede vintage

Conclusão

Os relógios de parede conferem muito estilo e personalidade ao cômodo onde você decidir colocá-lo. Geralmente, não precisam de mais objetos decorativos.

No entanto, existem algumas opções que permitem que você brinque com os relógios e, assim, dar um estilo mais pessoal ao seu ambiente.

Por exemplo, você pode, ao invés de colocar um relógio grande, criar combinações com 3 ou 5 relógios menores que tenham o mesmo formato, mas com cores diferentes. Ou com as horas de diferentes países ou cidades.

Os relógios de parede são um elemento funcional e decorativo muito versátil que não pode e nem deve cair no esquecimento.