Tipos de escadas: qual o melhor para a sua construção?

· 6 de fevereiro de 2019
Se você está prestes a projetar a sua casa, escolher uma boa escada será essencial para dividir os seus espaços.

As escadas, como sabemos, são as estruturas encarregadas de dividir e conectar o térreo com o andar superior das casas. Existem vários tipos de escadas que você poderá conhecer e estudar antes de escolher a escada para a sua residência.

Existe uma extensa variedade de estilos, materiais, formas e tamanhos de escadas. Elas devem se adaptar ao design e à estética da sua casa. Por esse motivo, mostraremos os principais tipos de escadas para ajudá-lo a escolher.

Tipos de escadas

Há vários tipos de escadas: longas, com uma ou mais seções, circulares, flutuantes, com estruturas rígidas e com diferentes estilos e desenhos de corrimãos. A escada da sua casa deve se adaptar ao espaço e dividir corretamente os dois andares.

Tipos de escadas: qual o melhor para sua construção?

Escadas fixas

Escadas fixas são as mais comuns na construção, pois geralmente são mais resistentes. Elas normalmente são retas e têm uma estrutura de concreto ou um material resistente que suporta os seus degraus. Um tipo de escada fixa é a escada reta.

As escadas retas são um tipo de escada fixa, presa à parede. Elas são compactas e possuem um corrimão como ponto de apoio para subir e descer. As escadas retas podem ter 1, 2, 3 ou até 4 seções. Isso significa que, se você escolher uma escada de dois degraus, por exemplo, terá uma superfície no meio chamada patamar.

As escadas com patamares são usadas para escadas com longos trechos, o que ajudará a descansar as pernas ao subir ou descer. Por outro lado, eles também são usados para conectar espaços. As escadas de duas seções com patamar são muito comuns em casas de 3 andares, por exemplo. Elas dividem e conectam os espaços, criando um certo dinamismo e movimento na construção.

Além das retas, as escadas fixas podem ser curvas. Escadas fixas e curvas podem ser uma ótima alternativa se você quiser gerar mais dinamismo e uma estrutura mais interessante dentro da sua casa. Elas também podem ter patamares e várias seções, assim como as escadas retas. Escadas curvas na forma de um caracol, por exemplo, darão uma grande personalidade aos seus espaços.

Escadas Flutuantes

As escadas flutuantes são uma ótima alternativa para criar mais luminosidade nos espaços. Embora elas conectem os diferentes pisos, como apenas os degraus são presos à parede, elas ajudam a filtrar a luz de todo o ambiente e gerar uma sensação de amplitude em casa.

Esses tipos de escadas podem variar tanto na forma total quanto em materiais. O mais importante para este tipo de escadas é incorporar um corrimão firme e resistente. Isso dependerá dos materiais e da forma como você construirá a sua casa.

Atenção: este tipo de escada não é recomendado para residências com crianças pequenas. Neste caso, evite as escadas flutuantes para prevenir acidentes trágicos.

O mais importante: os materiais

Já mencionamos os diferentes tipos de escadas, mas além disso, falar sobre os materiais é essencial. As escadas são compostas por degraus e corrimãos. Há escadas feitas de mármore, concreto, madeira, alumínio, vidro e ferro. Você poderá optar por construir a sua escada com um único material, como concreto ou madeira, por exemplo.

O concreto é o material mais resistente, mas poderá deixar os seus cômodos muito “frios”. Se isso é o que você deseja, incorporar pequenos tapetes antiderrapantes nos degraus pode ser uma ótima opção. Por outro lado, se você escolher madeira para as suas escadas, deve ter um cuidado especial . Será melhor envernizá-la, pois a limpeza e a manutenção serão mais fáceis.

Se você quer tornar a sua casa um espaço mais interessante, poderá combinar materiais diferentes na construção das suas escadas. A combinação de degraus de madeira com grades de ferro é uma tendência atual. Você terá o calor da madeira em contraste com o ferro frio, uma combinação perfeita e muito bonita.

Tipos de escadas: qual o melhor para o seu espaço?

Medidas de segurança

Faça os degraus em um tamanho padrão. Se você incluir degraus muito pequenos em suas escadas, poderá ser desconfortável e até perigoso.

Por outro lado, se você tem crianças muito pequenas que começam a andar e observam todos os espaços da casa, você deve necessariamente colocar pequenas portas de segurança em todas as extremidades das suas escadas. Assim, você estará evitando um transtorno e seus filhos poderão andar tranquilamente dentro de casa.

Você deverá escolher os corrimãos apropriados para as suas escadas, nos materiais e formas que preferir. E, claro, eles devem ser de feitos de materiais resistentes. Analise os materiais e a distribuição de todo o espaço da sua casa e escolha a escada mais adequada para complementar o design e a estrutura da sua residência. Além disso, as escadas são objetos que podem ser esculturais se você escolher um design interessante.