Como utilizar a madeira na decoração

22 de outubro de 2018

A madeira é um elemento natural, elegante e atemporal. É utilizada há muitos anos para móveis e pequenos acessórios, desempenhando um papel importante na decoração.

Os diferentes tons que ela nos oferece e seus diferentes acabamentos podem dar à nossa casa o estilo que quisermos. É um material totalmente combinável, muito utilizado na decoração dos ambientes. Sem dúvida alguma, é um material muito estiloso.

Se você quer saber os benefícios da madeira e seus possíveis usos na decoração, não pode perder este post.

Características da madeira

A sua principal característica é que ela é um material isolante. Essa é uma grande vantagem porque traz tranquilidade e paz aos diferentes ambientes.

Outro detalhe importante é que ela fornece calor e ajuda a manter a temperatura do ambiente; traz frescor no verão e calor no inverno. Isso nos permite alcançar maior estabilidade térmica, economizando em termos de calefação. Além disso, quebra a sensação de frieza que transmitem determinados estilos como o Nórdico ou Industrial.

Um fato curioso é que, de acordo com vários estudos, a madeira melhora a frequência cardíaca e ajuda a reduzir a pressão arterial. Não é de se estranhar que as pessoas se sintam mais protegidas quando ficam cercadas de elementos naturais, como é o caso da madeira nobre.

Essas são as razões que a transformaram no material da moda. Cada vez mais a vemos em revistas de decoração e, inclusive, em catálogos de grandes empresas.

Tipos de madeira de acordo com o estilo

A madeira clara e natural poderá ser utilizada para decorar interiores nos estilos romântico ou nórdico, uma vez que não se destaca muito e se integra bem com ambientes brancos. Esse tipo de madeira também nos ajudará a aumentar a claridade do espaço e é perfeita tanto para o ambiente externo quanto interno.

sala de madeira clara

Podemos incluir a madeira escura e tropical em estilos mais clássicos, em que queremos dar grande destaque para esse material.

Nos interiores mais rústicos encontraremos um tipo de madeira inspirado em formas orgânicas da natureza. É uma madeira mais rústica e menos tratada.

Agora, a madeira de bambu é uma grande tendência. Vemos esse tipo de material em áreas que recriam ambientes mais quentes e tropicais. Ela fica muito bem em ambientes externos, já que resiste à umidade e aos ventos fortes.

Decore as paredes com madeira

A madeira é um dos melhores materiais para revestir paredes. É perfeita para trazer o elemento natural à casa. Além disso, não é apenas usada para realçar o interior de um cômodo, mas também como uma forma de proteção.

Isso a torna uma boa alternativa para quartos de crianças, uma vez que deixa a parede a salvo de manchas ou descoloração. Além disso, é mais fácil de limpar do que uma parede pintada com tinta.

Como podemos ver, um rodapé de madeira protege ao mesmo tempo em que decora. Se a nossa casa tem uma decoração rústica, a parede de madeira ficará em total sintonia com o ambiente.

No entanto, também pode-se incluir em outro tipo de estilo, trazendo personalidade ao local. Para os mais ousados, outra boa opção é incluí-lo no banheiro ou cozinhas, já que não ficará tão em evidência e dará outro aspecto ao ambiente.

parede e bancada do banheiro de madeira

Troncos de madeira

Os troncos de madeira são um elemento decorativo cada vez mais utilizados. Você poderá comprá-los ou fazê-los você mesmo. A única coisa que você terá que fazer é deixar o tronco secar e lixá-lo para tirar as farpas. Além disso, você poderá passar verniz se quiser dar um acabamento brilhante.

Esse recurso tem numerosas utilidades. Podemos usá-lo, por exemplo, como uma mesa auxiliar. Ficará perfeito nos quartos como mesa de cabeceira, pois dará uma aparência romântica. Poderemos colocar em cima uma pequena lâmpada, velas ou livros como decoração. Dessa forma, teremos uma mesa super original.

Poderemos também usar os trocos como mesas de centro. Com os troncos mais grossos, poderemos formar uma mesa maior que irá surpreender os convidados.

mesas feitas de troncos de madeira

Outra ótima opção é usar os troncos como assentos. Isso se encaixa bem, especialmente em ambientes onde queremos dar uma aparência mais rústica e natural.

No banheiro, os troncos também poderão ser utilizados. Poderemos colocar os troncos perto da pia para apoiar objetos de uso diário, como sabonetes, escovas de dente, hidratantes…

Moldura para quadros

As molduras de madeira são pouco chamativas e servem para emoldurar pôsteres, vinis, fotografias, obras de arte e, inclusive, espelhos.

Elas combinam perfeitamente com ambientes monocromáticos, uma vez que rompem com a estética e dão um toque de cor.

As molduras de madeira clara são ideais se você não quer correr riscos. É uma ótima opção para as pessoas que querem que a moldura passe despercebida, para concentrar a atenção na imagem.

No entanto, se em vez disso, você quer concentrar a atenção na moldura, deverá optar por molduras rústicas e escuras. Poderá combiná-las com pôsteres de estilo contemporâneo. Nesse caso, o pinho natural será perfeito, já que irá trazer uma certa tranquilidade ao ambiente.

Como podemos ver, a madeira pode ser facilmente combinada com qualquer tipo de ambiente. Além de proporcionar um ambiente mais natural, traz uma certa tranquilidade para os cômodos e fará você se sentir confortável em sua casa. Será, sem sombra de dúvida, um grande sucesso.